tenho fibrilação atrial, o cardiologista solicitou para fazer ablação, será que resolve o problema(
1
respostas
Tenho fibrilação atrial, a ablação oferece algum risco e pode resolver meu caso?
A maior complicação da fibrilação atrial é neurológica: AVC. Usamos alguns indicadores para saber quem é o paciente de maior risco de sofrer AVC devido à fibrilação atrial e após isso decidimos se o paciente precisará de alguma medicamento (antiagregante, anticoagulante ou nenhum mesmo). Visto este ponto fundamental, decidiremos se o paciente ficará "cronicamente" com a arritmia e neste caso vamos apenas controlar os batimentos cardíacos ou se queremos restaurar o ritmo considerado "normal" , chamado ritmo sinusal. Quando decidimos por este caminho, há formas de fazer isso: medicamentos, "choque" com medicamentos e ablação. Reservamos a ablação para os casos refratários aos medicamentos: ainda não atingimos as mesmas taxas de sucesso que temos em ablações de outros tipos de arritmias, existe chance de recorrência e sim, respondendo a sua pergunta, sempre que falamos de um procedimento invasivo (cateteres que entram pelas veias até o coração) há riscos inerentes ao procedimento. Esses riscos são menores quanto maior a experiência do profissional que está realizando o procedimento e nos últimos anos a técnica de ablação de fibrilação atrial melhorou e com isso as taxas de sucesso também. A ablação pode resolver sim seu caso, apenas observando as ressalvas que citei anteriormente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?Especialistas
Perguntas relacionadas
- Passei por um procedimento de angioplastia a quatro anos . Agora tenho extrassistoles ventriculares em grande quantidade. É normal? Tem tratamento?
- Olá, tomei puran para tratar o hipotiroidismo e agora estou sentindo sintomas do hipertiroidismo, como palpitações constante e intestino solto. Se parar o medicamento normaliza?
- Tive FA uma única vez depois de uma cirurgia de histerectomia. Posso fazer uma cirurgia estética. Acompanho depois do episódio e nunca mais tive nada. Já fazem 3 anos . Tomei por um tempo um medicamento concardio e ja me liberaram
- Olá Fibrilacao dura segundos?holter deu so extra supra ventrícular isolada, mais sinto episódios que dura segundos de batidas fora do ritmo e volta ao normal em seguida, fico na duvida de pode ser so extras em seguidas, bigeminadas, trigeminadas, na Fibrilacao ela também dura segundos e volta sozinho…
- Eu tenho fibrilacao atrial e tomo, entre outras medicacoes, verapamil. Gostaria de saber se posso fazer extração dentária e se tem alguma restrição.
- A partir de quantas extrassistoles no dia, já é considerada fibrilação atrial??
- Meu avô é safenado há 10 anos de 75 anos teve arritmia (fibrilação atrial que conseguiu reverter com ancoron). Existe um valor de frequencia cardiaca que devemos preocupar? Ele tem mantudp FC está 45 bpm e nao se sente mal.
- Tenho fibrilação atrial. Posso fazer abdominoplastia?
- Fiz uma ablação em 2018 para corrigir uma fibrilação atrial. Tomo Natrilix para pressão e Concor 2,5mg para manter a frequência baixa. Nas últimas semanas tenho sentido muitas extrassístole, mas no holter marcou apenas 166 arritmias supraventriculates isoladas. Minha cardiologista diz que não é caso…
- Olá! Agradeço antecipadamente pela atenção. Meu pai recentemente foi diagnosticado com Fibrilação Atrial e foi indicado o uso de anticoagulante afim de evitar a formação de trombos. Fará 1 mês que ele toma o medicamento (eliquis), no início tinha sangramento no nariz, agora está escarrando sangue pela…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Fibrilação Atrial
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.