Tenho fascite plantar já a quase 3 anos , já fiz fisioterapia e nada , sinto muito dor na sola dos d

8 respostas
Tenho fascite plantar já a quase 3 anos , já fiz fisioterapia e nada , sinto muito dor na sola dos dois pés , sempre no acordar e quando vou dormir tenho que tomar remédio antiflamario porq se não no outro dia não consigo me levantar da cama de tanta dor nos pés e mesmo tomando sinto dor nos pés o dia todo não consigo caminha direito , oq posso fazer ?
Olá; tente realizar alongamentos dos pés e tornozelos antes de deitar pra dormir e ao despertar, isso irá ajudar a melhorar suas dores até você passar por um ortopedista para uma melhor avaliação e tratamento adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Se já fez exames para comprovarem seu diagnóstico de fascite plantar e já tentou tratamento fisioterápico sem sucesso, o tratamento por ondas de choque pode ser uma boa opção. Procure um médico certificado para realizar o seu tratamento.
Existem várias causas para a falha no tratamento. Uma anamnese, um exame físico detalhado, assim como uma revisão nos exames poderão identificar a razão de não ter melhorado. O ortopedista tem que ser capaz de identificar se já fez o tratamento adequado ou se seu caso foi refratário ao tratamento, e a partir daí te prescrever o melhor tratamento daqui para frente.
Primeiramente tem que ser avaliado por um cirurgião de pé pra ver se realmente se trata de uma facilite plantar mesmo. Caso positivo , o mesmo poderá oriente alguns alongamentos que tratam a facilite plantar
A descrição do quadro é de dor crônica, a origem pode ser pela fascite plantar, os tratamentos visam a melhora da dor. Existe uma serie de medidas que podem ajudar, ortotripsia, fisioterapia, moduladores de dor, infiltrações; a decisão do melhor tratamento é dada após análise criteriosa do seu caso, feita pelo seu ortopedista.
Embora Fascite Plantar seja o diagnóstico de uma afecção (doença) ela na realidade é a consequência de alguma alteração biomecânica.
A Fascia Plantar é uma aponeurose (membrana achatada de constituição semelhante aos tendões) que se estende do calcâneo (osso do calcanhar) aos dedos (cabeça dos metatarsianos), sua função é manter o arco plantar (a curvinha do pé) e absorver impactos na marcha e/ou corrida.
O sufixo ITE em medicina significa inflamação, importante frisar que em medicina inflamação não é sinônimo de pus e sim de irritação de tecido vivo, o pus é consequência de uma infecção, ou seja da presença de bactérias e micororganismos patológicos (que causam doenças).
Traduzindo a infecção é uma inflamação causada por microorganismos (bactérias) ou seja toda infecção é uma inflamação, masnem toda inflamação é uma infecção, para ilustrar é algo como “todo paulista é brasileiro, mas nem todo brasileiro é paulista, eu por exemplo sou brasileiro e sou carioca”.
Portanto a Fascite é uma inflamação (processo irritativo) de uma Fascia e a Fascite Plantar da Fáscia Plantar.
Para tratar devemos primeiro saber sua causa, pois tratando apenas a consequência sem eliminar a causa ela vai sempre retornar e se tornar crônica por anos afim.
Quais as causas de Fascite Plantar ?
 Atividades que causam um estresse (esforço) excessivo sobre o calcanhar e a fascia plantar como:
• Corrida sem calçado adequado.
• Corrida e caminhadas de longa distância sem calçado e preparo adequado).
• Ballet.
• Outros tipos de dança.
 Pés com anormalidades como:
• Pé palno ( = pé chato - motivo pelo qual quem tem pé chato não presta serviço militar)
• Pé cavo
• Obesidade – o peso excessivo sobrecarrega os músculos, ossos, estruturas de suporte de peso de todo corpo.
• Ocupações – profissões que exigem que empregado passe maior parte da jornada de trabalho em pé ou caminhando.
• Calçados inadequados, salto alto, solado muito duro ou muito mole
• Secundário a alteração sistêmica, alguns tipos de doença reumática predispõe a fascite por tratarem de doenças do colágeno
• Idade, a degeneração causada pelo envelhecimento pode contribuir para o aparecimento da fascite
Geralmente não se trata de apenas um fator e sim um somatório.
O primeiro passo é conhecer qual o fator etiológico (que causa) corrigir e eliminar, por exemplo com palmilhas de correção de arco plantar, emagrecimento, etc.
O uso de medicação anti-inflamatória é medida transitória (algo similar ao “cheque especial e cartão de credito”, melhora na hora, mas com o tempo a dor volta, “cai na conta”), mas é importante nos episódios intensos, assim como existe uma escada para medicação analgésica.
Físioterapia com uma abordagem mais abrangente que apenas analgesia e eletroterapia, após analgesia (eletroterapia) medidas para recuperação de ADM (Amplitude De Movimento) e resiliência (resistência) com cinesioterapia (exercícios) , Pilates, etc.
É um processo longo e trabalhoso.
Boa tarde, alongamentos,principalmente matinais, acupuntura e palmilhas podem auxiliar no tratamento
Casos crônicos como o seu, tem bons resultados com o tratamento por ondas de choque.
Procure um profissional habilitado no site da sociedade brasileira de tratamento por ondas de choque. Lá vc vai encontrar um próximo de você.

Especialistas

Rogerio de Andrade Amaral

Rogerio de Andrade Amaral

Ortopedista - traumatologista, Médico do esporte

Goiânia

Agendar uma visita
Rafael Barnabé Domingues

Rafael Barnabé Domingues

Ortopedista - traumatologista

Indaiatuba

Agendar uma visita
David Luiz Inacio Nadler

David Luiz Inacio Nadler

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Walter Silva de Alcantara Júnior

Walter Silva de Alcantara Júnior

Ortopedista - traumatologista

Salvador

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 11 perguntas sobre Fasciotomia Plantar (Operacao De Steindler)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.