Tenho fantasias e falo sozinha, esses seriam sintomas de transtorno psicótico ? Mesmo tendo plena

16 respostas

Tenho fantasias e falo sozinha, esses seriam sintomas de transtorno psicótico ?
Mesmo tendo plena noção de nada é que fantasiado é real ?
Precisaria fazer psicoterapia?
Bom dia,

Há quanto tempo você tem essas fantasias e você conversa com vozes, seres imaginados ou sozinha mesmo? Já se sentiu perseguida? Acredito que se você responder essas perguntas teremos mais pistas sobre esses sintomas. Agora, você acha isso um problema? Afeta suas relações? Acredito que para iniciar um processo terapeutico ou análítico importa estarmos querendo algo com isso? Importa estar engajado na idéia de encontrar alguma verdade aí. Ou até mesmo variedades que nos permitam viver melhor.

Att

Danilo Alves da Cruz

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!

Ter fantasias e conversar consigo próprio não caracteriza um transtorno psicótico. Conversar consigo mesmo pode até ser muito saudável! :) A partir do momento que você tem clareza do que é fantasiado e do que é real, já não se configura um quadro de psicose - a pessoa que passa por um transtorno psicótico não consegue diferenciar o que é alucinação e delírio daquilo que é real.

De qualquer forma, parece que você pode estar um pouco incomodado com algo ligado a essas fantasias e o falar sozinha. Talvez tenha algo te causando um pouco de sofrimento, ou simplesmente você esteja querendo entender quem você é e como você funciona. Uma psicoterapia certamente poderia te ajudar nisso.

Um abraço e boa semana!
Concordo com os colegas que dizem não ser necessário um tratamento por não se tratar de doença, sendo você consegue diferenciar o real do imaginário. A técnica Junguiana de Imaginação Ativa explora exatamente esta capacidade, lhe aconselho a encontrar alguém que possa lhe orientar e conduzir neste processo.
Forte abraço e feliz jornada.
Não necessariamente seja um transtorno psicótico. Tudo dependerá da ocorrencia e o quanto isso está dificultando o seu cotidiano. É claro que uma psicoterapia sempre ajudará não somente nesta questão mas também em outras. De qualquer maneira sugiro que faça uma consulta com um profissional havilitado para tranquilizá-la quanto as suas dúvidas.
Na verdade, se você tem consciência do que está falando, não se trata de uma psicose. Com relação a psicoterapia, são inúmeros os motivos que nos leva a buscar... todos nos precisamos, e o momento ceto é quem decide.
Bom dia!
As pessoas desenvolvem formas peculiares de ser.Fantasiar ou falar sozinha não é caso de psicose. A questão seria, porque isso está lhe incomodando? Você pode buscar uma terapia para autoconhecimento que irá gerar ampliação da consciência e maior autonomia para lidar com seus sentimentos e pensamentos.
Abraços.
Olá, o fato de falar sozinha, como bem esclareceu o colega Diogo, não caracteriza um transtorno psicótico. O ponto que precisa ser abordado é qual a função desse falar sozinha? Mais importante que o comportamento de falar sozinha são as razões que os mantém. Outro ponto a ser abordado é: por que tal comportamento o incomoda tanto?
Tais questões um bom profissional de psicoterapia poderá te auxiliar.
Sucesso!
Isso é muito comum pessoas andando na rua e falando sozinhas. Pode não caracterizar psicose. Psicose significa afastamento da realidade. A terapia pode te ajudar no sentido de favorecer a indicar a frequência, a intensidade desse comportamento e como eliminá-lo. Abraço e boa sorte!!!
A fantasia é a "alma" da personalidade. Quero dizer com isso que ela é a nossa vida interior. Ter fantasia é ter esperança desejos e se permitir ir além do estabelecido. Conversar sozinho, dentro de certo dimensionamento, é a possibilidade de dizer aquilo que não ainda não foi dito, por algum motivo. Nesta perspectiva é necessário entender que na mente e no comportamento, quase tudo é uma questão de qualidade. Há de se considerar que se as fantasias e as conversas solitárias predominam, em relação as realizações e as adequações das fantasias em relação as possibilidades de realizá-las, ai então, poderemos ter um problema.
Acredito que fantasiar e falar sozinha é considerado normal, mas caso isso comece a lhe prejudicar psiquicamente e fisicamente é indício de procurar ajuda de um Psicólogo e iniciar um trabalho de Psicoterapia, mais se está lhe incomodando é importante sim fazer análise, e assim poder definir essas fantasias.. Trabalho com pacientes esquizofrênicos em um Hospital Psiquiátrico, e sei como é árduo a pessoa conviver com esse transtorno, mesmo muitas vezes sendo realidade pra eles..
Caso precise de ajuda estou à sua disposiçao..

Abraços !!
Olá,

Falar sozinha ou pensar em voz alta não quer dizer que você possui um transtorno psicótico, um profissional como psicólogo ou psiquiatra tem a capacidade de ajudá-la neste sentido.

Sobre a psicoterapia, já diziam alguns professores de psicologia: "psicoterapia não faz mal a ninguém". A psicoterapia é um espaço seu no qual um profissional vai auxiliá-la no seu desenvolvimento pessoal.

Abraços.
Não seria sintomas de transtorno psicótico, porém se demonstrou que esta te incomodando, seria bom dar inicio a um tratamento psicoterapêutico. Independente se há ou não algum transtorno, falar com alguém sobre suas emoções lhe fará muito bem. Te ajudará a se conhecer melhor, lidar com suas emoções e te deixar mais tranquila com duvidas como esta que possam surgir.
Olá! Sim, a psicoterapia te auxiliaria a compreender a sua relação com esses sintomas e origem deles! Não há como afirmar que seja um transtorno psicótico mas é necessário que haja acompanhamento e atenção, até mesmo como prevenção para o quadro não evoluir! Procure ajuda profissional!
Se você tem consciência do que está fazendo não se culpe e nem se rotule.
Falar consigo mostra que você se reconhece na situação em que está.
Se algo te incomoda então procure a psicoterapia.
Sempre ajuda.
Olá! Somente com uma avaliação mais detalhada será possível um diagnóstico preciso. Indico fazer terapia para descobri o que te leva a falar sozinho e ter fantasias, se isso lhe causa desconforto!
Olá.

Um grande equívoco comum é de vincular a psicoterapia com alguma doença ou transtorno específico.

O espaço terapêutico é um local aberto para considerações e organização de si, não funcionando especificadamente como um local para tratamento de um diagnóstico grave.

Quanto aos seus sintomas: se lhe incomodam, procure uma opinião profissional. Mesmo não havendo compatibilidade com psicose, apenas um profissional pode diagnosticar e recomendar tratamento.

Lembrando que, a psicoterapia nunca é tempo e dinheiro em vão.

Especialistas

Francisco Alves Dias

Francisco Alves Dias

Psicanalista

Fortaleza

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Taylane Siqueira

Taylane Siqueira

Psicanalista

Rio de Janeiro

Hannah Rocha

Hannah Rocha

Psicanalista

Brasília

Mário Coelho

Mário Coelho

Psicanalista, Psicólogo

Palhoça

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 87 perguntas sobre Transtornos Psicóticos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.