Tenho essa doença, a mais de dez anos. Nos primeiros 5, foram muito sofridos. Muitos especialistas

3 respostas
Tenho essa doença, a mais de dez anos.
Nos primeiros 5, foram muito sofridos.
Muitos especialistas e pouco consenso entre as partes. Diante disso a minha pergunta é a seguinte. Pode a doença ou síndrome , gerar de uma disfunção hormonal?
Prezada paciente internauta,

Em geral a sua disfunção hormonal estará implicada não na gênese da Doença de Ménière, cuja origem é essencialmente labiríntica, ligada à hipertensão da endolinfa e com um forte componente familiar.

Disfunções hormonais e metabólicas são sim importantes fatores gatilho, desencadeantes das agudizações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá boa tarde!
A doença de Meniere tem esse nome porque foi descrita a primeira vez pelo medico francês Prosper Meniere. Ele descreveu a doença clinicamente como crises de perda auditiva e tontura e zumbido e esses sintomas são flutuantes, ou seja, podem piorar ou melhorar, dentro e fora das crises. Após descobriu-se que se trata do aumento da pressão de um liquido que temos dentro do ouvido a endolinfa, não se sabe exatamente porque isso ocorre, por isso ainda é uma doença muito estudada, atualmente há muitos estudos geneticos nesta área. Mas observou-se que há alguns fatores como os níveis de insulina que podem piorar a doença, assim alterações hormonais principalmente da insulina e dos hormonios tireoidianos podem interferirir na doença! A área da ciencia que estuda esta doença chama-se Otoneurologia!
Caro paciente,
A doença de Meniere acontece quando a pressão do líquido no interior do labirinto encontra-se aumentada. Ela não é capaz de gerar uma alteração metabólica mas uma alteração hormonal é capaz de provoca-la ou agrava-la.
O otoneurologista é o Otorrino especialista em distúrbios do equilíbrio. Procure um na sua cidade para manter o acompanhamento adequado e evitar a progressão do seu quadro!
Um abraço!

Especialistas

Sebastião José da Rocha Neto

Sebastião José da Rocha Neto

Otorrino

Brasília

Rafaela Maia

Rafaela Maia

Otorrino, Neurologista

São Paulo

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Beatriz Faria e Rocha Cunha

Fonoaudiólogo

Brasília

Bruna Souza Magalhaes

Bruna Souza Magalhaes

Otorrino

Itapevi

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 88 perguntas sobre Doença de Ménière
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.