Tenho esquizofrênia, consegui meu benefício pelo inss e pensei em fazer uma faculdade. Porém, minha
2
respostas
Tenho esquizofrênia, consegui meu benefício pelo inss e pensei em fazer uma faculdade. Porém, minha médica disse que eu não fizesse pq corria o risco de eu surtar ou cortar o benefício… sendo que a última vez que surtei foi em 2019. Existe realmente algum desses riscos? Minha psicóloga me incentivava muito, já minha psiquiatra não incentiva muito nisso. Agradeço desde já.
Nenhum. Para perder o benefício você deve exercer uma atividade remunerada, independente se fizer faculdade ou não. Sempre 'é bom estudar e conhecer novas coisas. Nunca é bom ficar parado no tempo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na minha experiência clínica e como psiquiatra forense, a avaliação de exercer atividade laboral, está de acordo com a FUNCIONALIDADE da pessoa e não com o diagnóstico que a mesma possui. Se fores avaliado em nova perícia médica (que em benefícios de longo prazo ocorrem em média a cada dois anos), o médico perito pode ou não retirar o benefício. Por vezes, o estresse gerado pelos estudos pode alterar o seu quadro clínico que está estabilizado. A melhor pessoa para avaliar se, no seu caso, é benéfico ou não iniciar uma faculdade é a sua psiquiatra assistente.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.