Tenho espondilolistese L5 S1, sempre que faço o agachamento afundo, sinto dor depois no piriforme es

11 respostas
Tenho espondilolistese L5 S1, sempre que faço o agachamento afundo, sinto dor depois no piriforme esquerdo. Posso continuar fazendo?
Aconselho fazer uma avaliação com fisioterapeuta para ter certeza q essa dor vem da espondilolistese e q realmente é no piriforme q vc sente dor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá !
Concordo com a colega!
Concordo com a colega.
A avaliação se faz necessária para identificar a real estrutura comprometida (se é ciático, ou alteração sacro ilíaca, postural ativa do exercício, ponto gatilho e etc)
Até que seja feita uma analise mais detalhada de como você executa o agachamento, minha sugestão é que não faça esse exercício.
nenhum exercício deve provocar dor após sua execução, a não ser uma dor muscular, por tanto, sempre que tenha dor após a realização de um exercício procure a ajuda de um fisioterapeuta.
Boa tarde, para termos um diagnóstico mais preciso, só com uma avaliação maia profunda. Mas pode ter relação, mas também pode ser que não. Att
Sei bem como é, já atendi alguns pacientes com os mesmos sintomas, mais especificamente o exercício de agachamento com barra livre causava uma dor inicial entre a lombar e glúteo, podendo chegar para as pernas. Pode ser sim de piriforme mas também pode estar relacionadas a outros locais como ligamento iliolombar, disfunção pincer de quadril. disfunção do trato iliotibial entre outras causas que podem ser descartadas e evidenciadas durante uma avaliação minuciosa.
pode ter relaçao ou nâo. talvez você tenha alguma restrição articular ou muscular. o ideal é que procure um especialista para verificar isso, se necessário tratar e te dar as orientações para que você consiga continuar realizando o exercício de maneira correta e sem riscos de lesões ou dores.
A espondilolistese por si só não explicaria esta dor que você relatou, porém uma fraqueza na musculatura dos glúteos, do core e execução do exercícios pode estar entre as causas. Importante avaliar direitinho.
Olá, você deveria fazer uma avaliação e principalmente de força muscular para identificar qual músculo está mais "enfraquecido", com isso identificar a causa exata da sua dor. Acredito que a espondilolistese não seja a causa mas sim uma fraqueza das musculaturas glúteas e posteriores dos membros inferiores.
Olá.
Então, exercícios de agachamento podem piorar a síndrome do piriforme.
Na verdade o agachamento acaba causando uma hipertrofia dos glúteos e o músculo logo abaixo deles é o piriforme. Ou ainda o piriforme se encontra encurtado e pinça o isquiático.

De qualquer maneira é recomendado que não realize agachamentos.
Pode haver uma falha na sua musculatura estabilizadora da lombar e menor ativação de glúteo, levando à sobrecarga na lombar e dor irradiada para a região glútea (simulando dor no piriforme). Mas é uma possibilidade, existem inúmeras outras. Para testar, sugestão: contraia bem o abdômen (“umbigo para dentro”) durante todo o agachamento (principalmente na amplitude mais profunda) e faça força intencionalmente com o glúteo (“apertar o bumbum”) na hora de subir do agachamento. Assim, vc pode direcionar o trabalho maior para o glúteo ao mesmo tempo que protege a lombar. E, assim, pode não ter dor mesmo tendo espondilolistese. Se precisar de ajuda neste processo, conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: - R$ 370
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá
Nesses casos realmente é preciso fazer uma avaliação adequada com avaliação da listese, compressões nervosas, desequilíbrios musculares, tensões ligamentares e gesto motor inadequado.

Especialistas

Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Hosana Santos Andrade

Hosana Santos Andrade

Fisioterapeuta

Gurupi

Debora Pacini Petti

Debora Pacini Petti

Fisioterapeuta

São Paulo

Ana Elisa Ferreira Heiber

Ana Elisa Ferreira Heiber

Fisioterapeuta

Ribeirão Preto

Ana Paula Domingues Rosa

Ana Paula Domingues Rosa

Fisioterapeuta

Goiânia

Marynara Alves Gabriel

Marynara Alves Gabriel

Fisioterapeuta

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 604 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.