Tenho espondilolistese L5 S1, sempre que faço o agachamento afundo, sinto dor depois no piriforme es

11 respostas
Tenho espondilolistese L5 S1, sempre que faço o agachamento afundo, sinto dor depois no piriforme esquerdo. Posso continuar fazendo?
Aconselho fazer uma avaliação com fisioterapeuta para ter certeza q essa dor vem da espondilolistese e q realmente é no piriforme q vc sente dor.

Olá !
Concordo com a colega!
Concordo com a colega.
A avaliação se faz necessária para identificar a real estrutura comprometida (se é ciático, ou alteração sacro ilíaca, postural ativa do exercício, ponto gatilho e etc)
Até que seja feita uma analise mais detalhada de como você executa o agachamento, minha sugestão é que não faça esse exercício.
nenhum exercício deve provocar dor após sua execução, a não ser uma dor muscular, por tanto, sempre que tenha dor após a realização de um exercício procure a ajuda de um fisioterapeuta.
Boa tarde, para termos um diagnóstico mais preciso, só com uma avaliação maia profunda. Mas pode ter relação, mas também pode ser que não. Att
Sei bem como é, já atendi alguns pacientes com os mesmos sintomas, mais especificamente o exercício de agachamento com barra livre causava uma dor inicial entre a lombar e glúteo, podendo chegar para as pernas. Pode ser sim de piriforme mas também pode estar relacionadas a outros locais como ligamento iliolombar, disfunção pincer de quadril. disfunção do trato iliotibial entre outras causas que podem ser descartadas e evidenciadas durante uma avaliação minuciosa.
pode ter relaçao ou nâo. talvez você tenha alguma restrição articular ou muscular. o ideal é que procure um especialista para verificar isso, se necessário tratar e te dar as orientações para que você consiga continuar realizando o exercício de maneira correta e sem riscos de lesões ou dores.
A espondilolistese por si só não explicaria esta dor que você relatou, porém uma fraqueza na musculatura dos glúteos, do core e execução do exercícios pode estar entre as causas. Importante avaliar direitinho.
Olá, você deveria fazer uma avaliação e principalmente de força muscular para identificar qual músculo está mais "enfraquecido", com isso identificar a causa exata da sua dor. Acredito que a espondilolistese não seja a causa mas sim uma fraqueza das musculaturas glúteas e posteriores dos membros inferiores.
Olá.
Então, exercícios de agachamento podem piorar a síndrome do piriforme.
Na verdade o agachamento acaba causando uma hipertrofia dos glúteos e o músculo logo abaixo deles é o piriforme. Ou ainda o piriforme se encontra encurtado e pinça o isquiático.

De qualquer maneira é recomendado que não realize agachamentos.
Pode haver uma falha na sua musculatura estabilizadora da lombar e menor ativação de glúteo, levando à sobrecarga na lombar e dor irradiada para a região glútea (simulando dor no piriforme). Mas é uma possibilidade, existem inúmeras outras. Para testar, sugestão: contraia bem o abdômen (“umbigo para dentro”) durante todo o agachamento (principalmente na amplitude mais profunda) e faça força intencionalmente com o glúteo (“apertar o bumbum”) na hora de subir do agachamento. Assim, vc pode direcionar o trabalho maior para o glúteo ao mesmo tempo que protege a lombar. E, assim, pode não ter dor mesmo tendo espondilolistese. Se precisar de ajuda neste processo, conte comigo!
Te convidamos para uma consulta: - R$ 370
Olá
Nesses casos realmente é preciso fazer uma avaliação adequada com avaliação da listese, compressões nervosas, desequilíbrios musculares, tensões ligamentares e gesto motor inadequado.