Tenho espectrofobia e não consigo dormir sozinho, por medo de fantasmas... quando é minha vez de tomar
9
respostas
Tenho espectrofobia e não consigo dormir sozinho, por medo de fantasmas... quando é minha vez de tomar conta de minha mãe, minha namorada precisa dormir comigo, pois sozinho é um trauma... queria saber se a hipnose seria o melhor tratamento?
A hipnose é um tratamento bastante eficiente, mas não é o único. Existem outras maneiras de entender os seus medos, conhecendo suas origens, e reestruturando a mente reativa a tais conteúdos.
As técnicas de Programação Neurolinguística também se mostram interessantes instrumentos para tratamento de fobias e criação de novas formas de enfrentamento.
A Terapia Cognitivo Comportamental vai te levar à racionalização destes pensamentos disfuncionais, oferecendo-lhe recursos mais ajustados de se perceber e às situações fóbicas.
Qualquer que seja a escolha dentre as opções acima, o tratamento será focado no sistema de crenças e sua reestruturação.
Grande abraço
As técnicas de Programação Neurolinguística também se mostram interessantes instrumentos para tratamento de fobias e criação de novas formas de enfrentamento.
A Terapia Cognitivo Comportamental vai te levar à racionalização destes pensamentos disfuncionais, oferecendo-lhe recursos mais ajustados de se perceber e às situações fóbicas.
Qualquer que seja a escolha dentre as opções acima, o tratamento será focado no sistema de crenças e sua reestruturação.
Grande abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Eu recomendo que você busque um tratamento que combina hipnose e terapia cognitivo comportamental, por acreditar que seria o mais apropriado para este caso! Além do alívio dos sintomas, é preciso trabalhar uma reestruturação cognitiva, procedimento normal nos casos fóbicos, que visa, sobretudo, te ajudar com os pensamentos distorcidos e erros cognitivos. Assim, é bem possível que você encontre uma melhor qualidade de vida e adequação. Busque um psicólogo que tenha formação em hipnoterapia cognitiva. Sucesso!
Olá. Todas as tentativas são válidas, mas no seu caso sugiro que busque um profissional que atue na linha da transpessoal. Poderá lhe ajudar a acessar a origem destes medos e compreende-los melhor. Tente e seja feliz.
A EMDR é uma linha teórica relativamente nova que responde positivamente nas fobias e junto com a Hipnose cognitiva comportamental como instrumentos é possível ter bons resultados ! Mas é importante pontuar que só um psicólogo habilitado e inscrito no CRP é capaz de avaliar desenvolver um tratamento adequado.
Eu estou de acordo com o psicólogo Mateus quanto à insuficiência de dados para fazer uma indicação mas me parece que a psicoterapia pode ser um caminho adequado para você. Quem sabe a psicanálise tenha mais instrumentos para acessar seus "fantasmas internos"?
Olá! Os dados que você apresentou são insuficientes para indicar o tratamento mais adequado. Fobias não são manifestações isoladas, por isso é interessante que você procure um psicólogo ou um psiquiatra para iniciar um tratamento. A psicoterapia é uma ferramenta eficaz para você ter uma melhora proporcionando uma maior qualidade de vida. Att, Mateus Costa.
Recomendo a Psicanálise para o tratamento de fobias. Procure um profissional para ajudá-lo.
A hipinose é uma forma de tratamento mas não a unica, pense na possibilidade de fazer uma avaliação com alguns psicólogos com abordagens de terapia diferentes para ver aquela que vc mais se identifica. Espero ter ajudado!
Olá, sou Psicóloga Comportamental e de Bem-estar Emocional. Seria bom se pudesse fazer acompanhamento psicológico. Escolha a abordagem que lhe pareça mais confortável. Os profissionais são fundamentais para o processo mas, existem ações que você pode fazer para se ajudar no controle dos seus medos. Procure escrever os pensamentos e suas emoções para perceber e controlar os gatilhos. Por outro lado, procure observar que tipo de filmes, músicas e notícias tem acompanhado. Procure ter uma programação mais leve que lhe agregue emoções positivas e bem-estar. Depois, confronte esses pensamentos de medo com a realidade e procure dar um novo significado a eles. Ter o apoio de uma pessoa que confiamos é fundamental mas, precisamos nos fortalecer e trabalhar para minimizar os efeitos negativos das nossas emoções para que não nos tornemos reféns desses sentimentos. Bom trabalho!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho um desconforto para respirar faz alguns dias e uma sensação estranha na garganta e uma leve dor as vezes no ouvido, as vezes pelo pescoço, me vejo pensando em estar com algum tipo de câncer no esôfago, laringe ou faringe. É possível mesmo ? Já marquei médico, porém, a data ainda está longe.
- Faço tratamento com Paroxetina, mas ainda passo mal em diversas situações, quando ando de carro e quando saio na rua, tenho que andar perto de muros, pois tenho a sensação de travar e cair. Como poderei curar isso?
- Transtorno fóbico - ansioso extremamente grave pode apresentar sintomas psicóticos, como alucinações? Cid: F40 e F29
- Não viajo de avião por nedo de ficar trancada, tem cura?
- Tenho muito medo de ficar louca, quem tem medo de enlouquecer fica louco? Não tenho parentes próximos com nenhum quadro de esquizofrenia por exemplo, quais são minhas chances disso acontecer?
- Gostaria de saber se a hipnose realmente funciona para tratar fobias específicas, como saberei se estou de fato acessando meu inconsciente para fazer as mudanças? quantas sessões são necessárias? irei curar a fobia ou apenas controlá-la? obrigada!
- Desde meus 11 anos, tenho um medo excessivo de algumas situações, como provas, ou perguntas que não sei responder, ou de não conseguir atingir meus objetivos e o que se espera de mim.Esse medo não é comum, ele é excessivo mesmo. Eu sinto efeitos colaterais dolorosos.Não é depressão.O que seria ?
- Meu filho não consegui ir no dentista tem ansiedade, que me recomendam?
- Boa noite , tenho um problema muito sério e acho que é uma obsessão, tenho um medo muito enorme de vomitar, toda vez que eu vou comer se eu pensar na hora que eu tiver comendo eu vômito, fico louco com esse pensamento, choro de mais. Foi por causa de um trauma no ano de 2002 , me ajudem! Que posso fazer?
- Tenho fobia a lagartixas, gostaria de saber qual a melhor maneira de amenizar meu problema? qual especialidade devo procurar? um psiquiatra?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Transtornos fóbicos
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.