Tenho epilepsia desde os 13 anos e desde essa idade eu tomo gardenal 100mg Tenho 33 anos e quero engravidar.

3 respostas
Tenho epilepsia desde os 13 anos e desde essa idade eu tomo gardenal 100mg Tenho 33 anos e quero engravidar. Neste caso a gravidez será de risco? E o medicamento pode prejudicar o desenvolvimento do bebê ou a minha fertilidade?
Entre os fármacos antiepilépticos o fenobarbital e valproato são os mais teretogenicos. O ideal seria a troca antes da gestação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
É importante ter alguns pontos claros como o controle das crises está seus exames laboratoriais e iniciar o uso o quanto antes de ácido fólico que evita a mal formação neuronal no bebê. Procurar o neurologista é de suma importância e o trabalho entre o neurologista e o obstetra deve ser em conjunto. Os estudos mais recentes dizem que é melhor manter a mãe sem crises que trocar o medicamento. A interrupção abrupta do tratamento anti epileptico pode causar agravamento na doença na mãe com consequencias mais nocivas ao bebê que o tratamento. A dose do seu medicamento não é alta, portanto o risco é menor. E uma gravidez programada com os cuidados de manter o medicamento e o uso de ácido fólico antes da gravidez trará mais tranquilidade no periodo. Portanto é uma gravidez que deve ser acompanhada mais de perto, mas pode ser bem tranquila. Espero ter conseguido esclarece la.
A gestação não será necessariamente de risco em razão a epilepsia desde que sua epilepsia esteja controlada (com bom controle das crises convulsivas) e com seguimento adequado de seu neurologista para ajustes necessários de doses e exames oportunos. Praticamente toda medicação apresenta risco ao feto em desenvolvimento. Entre as drogas anti-epilépticas, existem algumas drogas mais seguras que outras e, se a gestação estiver sendo planejada e a sua epilepsia permitir a troca para outra medicação, uma droga com maior segurança e mais moderna pode ser tentada antes de engravidar. No caso de engravidar com o uso do fenobarbital, a dosagem em uso tem total relação com o risco fetal (quanto maior a dose, maior o risco para o feto). A dose em uso (100 mg) é baixa, oferecendo um risco menor. Respondendo a última questão, não há interferência na fertilidade com o uso de fenobarbital.
Abraço

Especialistas

Barbara Aquino

Barbara Aquino

Neurologista

Natal

Nicelle de Morais Candez

Nicelle de Morais Candez

Neurologista

Natal

Felipe Port Rodrigues

Felipe Port Rodrigues

Neurologista

Porto Alegre

Nara Texeira Barbosa

Nara Texeira Barbosa

Neurologista

Joinville

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 473 perguntas sobre Epilepsia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.