Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavr

27 respostas
Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavras, trava tudo me da um branco e não consigo repassar informações em reuniões no trabalho.
Sinto que minha língua se enrrolace e as palavras sumissem da minha mente.
Parece ser um sintoma de ansiedade ou até o Transtorno de Fobia Social, somente com a avaliação de um psicólogo para se ter certeza. De toda forma uma psicoterapia dentro da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental é indicada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Natália Kowalczuk
Psicólogo
Porto Alegre
Olá! Imagino tua angústia lendo o que escrevestes...Caso já tenhas passado por fonoaudiólogo e/ou neurologista e não tenhas uma causa orgânica, seria interessante fazeres psicoterapia para flexibilizar a percepção do julgamento social e a ansiedade demasiada causada pela exposição. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
 Andréa De Matos
Psicólogo
São Paulo
Provavelmente quando voce fala em público deve se preocupar muito com o outro: quem te ouve. Sendo assim sua atenção e foco ficam prejudicados. Pode ser uma questão de treino, e claro que um processo de terapia irá auxilia la nesta dificuldade.

Estou a disposição caso queira saber mais
Estou a serviço da vida e de sua história!
O que tu está descrevendo parece algo relacionado à ansiedade social mas pra ter certeza precisaria fazer uma consulta ou conversar sobre seus sintomas com algum profissional. A ansiedade social geralmente está ligada à pensamentos críticos relacionados à seu desempenho como "Vou errar" "Vão perceber que eu não sei tanto assim" "Vou gaguejar" ou à preocupação com o que os outros pensam. Geralmente vem acompanhada de algum mal estar físico como coração acelerado, suor, respiração ofegante, tonturas, entre outros. Precisaria de uma avaliação para dizer com certeza o que é. É importante buscar ajuda, não fique sofrendo com isso sozinho, tem como tratar! Qualquer dúvida, pode me procurar, fico à disposição.
 Érica Ribeiro Marques
Psicólogo, Psicopedagogo
Niterói
Uma psicoterapia acredito lhe ajudar. Pois me parece sintomas de ansiedade.
Terapia EMDR deverá te ajudar,
Olá, a forma que você fala da situação, dar para compreender, como um quatro específico de ansiedade, medo de ser avaliado. Uma boa psicoterapia há ti ajudar a enfrentar essas dificuldades.
 Mérope Vedana
Psicólogo
Florianópolis
Olá!
Provavelmente você está sofrendo com crises de ansiedade.
Sugiro que busque apoio de um psicólogo para fazer psicoterapia.
Um abraço!
 Iara Maria Alves Pereira
Psicólogo
São Paulo
Olá, você descreve possíveis sintomas de ansiedade social. Pode preocupar-se muito com o desempenho, com o que o outro vai pensar, ou ainda não sentir-se seguro suficiente frente algumas situações. Seja como for, um processo psicoterápico por meio do EMDR poderá te ajudar de modo relativamente breve. Fico a disposição.
Dra. Erika Cortez Rodrigues
Psicólogo
Fortaleza
Parece sintomas de ansiedade social , mas uma avaliação de um psicólogo irá lhe ajudar melhor.
Oi!!
Provavelmente seja derivado de uma Fobia Social, onde a pessoa acaba se isolando no intuito de evitar a possibilidade de humilhação, de julgamentos, ou seja, criando um verdadeiro terror a qualquer tipo de exposição pública, resultando na paralização da vida.
Procure um profissional da sua confiança.
Fique bem!
Olá...
Pelo seu breve relato, isso te gera um incômodo, um certo prejuízo.
A causa pode ser por ansiedade, nervosismo, ou fobia social.
Acredito que você em terapia com um psicólogo que se sinta bem, possam aprofundar mais na sua questão e encontrar a origem da causa e juntos através de técnicas psicológicas trabalharem na solução.
Abraço
 Marilyn Damacena
Psicólogo
Araçatuba
Pelo que relatou, parece ansiedade. Pode ser ansiedade de desempenho, ansiedade social ou outro tipo. Mas, pelo que descreveu, estes dois são os que mais se aproximam. É preciso ter mais dados para afirmar com certeza. Além de trabalhar a ansiedade, aumentar a autoconfiança e trabalhar seu autoconceito também serão úteis. A terapia cognitivo-comportamental poderá ajudá-lo.
Olá!
É muito difícil lidar com isso no ambiente social ou profissional. Você acaba sofrendo prejuízos, pode perder oportunidades, já que a comunicação é muito valorizada no ambiente profissional. Sem uma comunicação eficaz, você pode não conseguir mostrar sua real capacidade.
É provável que você sofra de ansiedade. A ansiedade, quando em níveis mais elevados, pode desencadear sintomas como os que você relatou. É possível você aprender estratégias e ferramentas que vão te ajudar a superar essa dificuldade. Para isso terá que fazer acompanhamento psicológico por um tempo. Mas certamente este será um bom investimento.
Um grande abraço!
Olá, espero que esteja bem. Me parece, pela sua descrição que falar em público ou sentir-se exposta, evoca uma ansiedade intensa, que prejudica seu desempenho. A psicoterapia é recomendada para te ajudar a entender sobre esse comportamento, bem como, a desenvolver habilidades emocionais para lidar com essas situações de grupo e exposição social. Abraço :)
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, isso parece ter a ver com o 'valor de si mesma' (autoestima), preocupação com julgamento. Uma boa psicoterapia irá te ajudar, boa sorte.
 Maristela Silva
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Sim pode ser um sintoma de ansiedade, mas é importante avaliar como está sua vida atualmente e o que pode estar envolvido na forma como se sente agora.
Entender porque isso está ocorrendo e descobrir um forma saudável para lidar.
Olá o ideal seria você fazer um atendimento um multiprofissional com Fono para avaliar a questão referente da fala, e um psicólogo para entender e trabalhar recurso sobre o medo de falar em publico, um Neurologista poderia ajudar no esquecimento.
Olá.. Diante do que relatou me parece esta relacionado a uma ansiedade social.
Ansiedade social trata-se da dificuldade que a pessoa tem para interagir socialmente, portanto, se não for corretamente diagnosticada e tratada, pode impactar significativamente na vida do indivíduo. É comum que sinta medo de perceberem as suas fraquezas e tem receio de ser julgada pelos outros, o que reflete uma baixa autoestima. Por mais que seja normal se sentir ansioso ou constrangido diante de outras pessoas em algumas situações do dia a dia, a questão se torna um problema quando esses sentimentos surgem sem um motivo aparente e são muito fortes e constantes. Lembrando que aqueles que sofrem com o transtorno se preocupam excessivamente com a percepção dos outros sobre si. Com isso, o medo de se sentirem humilhados ou julgados faz com que se isolem em determinadas situações do dia a dia, tanto pessoais como profissionais.O acompanhamento de um psicólogo é, portanto, uma das estratégias mais eficazes para lidar com a ansiedade social e recuperar a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Às vezes é o caso de procurar uma terapia para falar mais sobre alguns desses pontos, diante de quais grupos você trava, com quem, quais informações que se enrolam e o que que trava, não sei se é o caso de um transtorno ou síndrome, isso só com sessões de terapia e talvez não seja uma coisa patológica mesmo assim.
 Nadia Carvalho Orizio
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá, parece ansiedade sobre o que você está falando. Mas, mesmo se não for, você encontrará a melhor forma de poder falar sobre você e todos seus movimentos psíquicos em uma psicoterapia psicanalítica. Estou disponível!
seria importante você buscar entender o que está causando essas reações, o que você descreve se parece com ansiedade e possivelmente inseguranças frente a situação, porém é importante que você compreenda os motivos para aprender a lidar e controlar melhor.
Dr. Breno Silveira Mendes
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Olá! Sugiro que procure uma Psicoterapia, para que seja avaliada a situação, em quais contextos mais ocorre, para que seja traçado um plano terapêutico e interventivo mais adequado para o seu caso.
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Olá. Sinto muito que passe por isso. Minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço.
Dra. Patricia De Lucia Nadruz
Psicólogo, Terapeuta complementar
São Paulo
Como os colegas já disseram pode se tratar de ansiedade social. Mas é importante realizar uma avaliação mais detalhada. Imagino que isso interfira sobremaneira sobre o seu desempenho no trabalho e socialmente. A boa noticia é que existe tratamento e é bem eficaz. Abraço.
Entendo como isso pode ser frustrante e desafiador para você.
Primeiro, é importante reconhecer que essas dificuldades podem estar ligadas à ansiedade e à falta de prática em comunicação. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar:
Seja gentil consigo mesmo. Todos nós temos momentos em que as palavras nos faltam.
Tente praticar suas apresentações ou conversas importantes com amigos ou familiares. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade.
Técnicas de respiração podem ajudar a acalmar a mente e o corpo antes de falar.
Considerar a ajuda de um psicólogo pode ser muito benéfico. Como você se sente sobre tentar algumas dessas sugestões?
Olá, imagino que isso deva ser muito constrangedor para vc e se ocorreu muitas vezes, pode inclusive já se sentir muito ansioso e ter medo dessas situações. Precisamos de uma melhor avaliação mas uma das possíveis hipótese é o Transtorno de Ansiedade Social. Aconselho buscar um psicólogo, terapeuta cognitivo-comportamental que possa fazer uma melhor avaliação e te ajudar a lidar com isso. Caso você tem TAS, existem vários exercícios que podem te ajudar a lidar de forma mais funcional com estas situações.

Especialistas

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Lídia Carvalho

Lídia Carvalho

Psicólogo

Curitiba

Maria Clara Crozariol Capellete

Maria Clara Crozariol Capellete

Psicólogo

Taubaté

Karla Chartouni

Karla Chartouni

Psicólogo

Sinop

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 14 perguntas sobre Psicoterapia adulto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.