tenho endometriose, meu estomago incha, fica alto e dilatado, tem algo a ver com a endometriose? tenho

3 respostas
tenho endometriose, meu estomago incha, fica alto e dilatado, tem algo a ver com a endometriose? tenho constipação tbem.
Provavelmente não. São condições independentes. É necessário uma avaliação médica que, juntamente com exames complementares, poderão definir melhor seu quadro e direcionar para um tratamento adequado. Quando há progressão e complicação da endometriose, essa geralmente acaba envolvendo a parte final do intestino, o retossigmóide, o que causaria outra sintomatologia. Mas sem uma avaliação fica difícil definir.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A endometriose quando localizada em órgãos, cuja inervação é proveniente do nervo vago pode produzir sintomas gastro-intestinais que serão mais evidentes durante o período menstrual.

Explico: Mulheres com endometriose em apêndice vermiforme podem apresentar enjôo no período menstrual. O mesmo ocorre quando existem lesões de endometriose, e consequentemente inflamação em cólon ascendente ou cécum (porções intestinais localizadas do lado direito do corpo). Ou seja, qualquer lesão que estimule o nervo vago produzirá sintomas vagais que se traduzirão como enjôo.

Outros sintomas que podem existir quando a endometriose está localizada nos mesmos órgãos descritos acima: dor localizada em abdome superior (região epigástrica-"boca do estômago) e /ou empachamento após as refeições.

Reforço que os sintomas descritos (enjôo, dor em abdome superior e empachamento após as refeições) podem sugerir endometriose quando cíclicos, ou seja: ocorrem todo mês no período menstrual.
Qto ao estômago, não. Mas Qto ao intestino a endometriose pode afetar o funcionamento intestinal como também atingir o intestino. Logo marque uma consulta com um colega especialista como eu que ele era investigar o seu caso é elucidar o grau de acometimento da sua endometriose

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.