Tenho endometriose e tomo dienogeste há 04 anos. Existe algum tratamento com fitoterápicos, homeopat

2 respostas
Tenho endometriose e tomo dienogeste há 04 anos. Existe algum tratamento com fitoterápicos, homeopaticos, dietas, que possam substituir o dienogeste? Um nutrólogo seria mais indicado? Obg.
Bom dia!
Para mulheres com endometriose confirmada que não desejam engravidar, em geral indicamos o tratamento hormonal e acompanhamento das doenças pelos exames de imagem focados na endometriose.

Outros tratamentos como fisioterapia, acunpuntura e acompanhamento psicológico são complementares ao tratamento hormonal, em especial nas pacientes que tem dor. Mas não substituem o hormônio.

Quanto ao tratamento hormonal, você pode rever com seu médico outras possibilidades que melhor servem ao seu caso além do dienogeste, como anticoncepcional, progestagenios e DIU Mirena.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores pélvicas, dores na relação sexual e cólicas menstruais, além de permitir o funcionamento adequado dos órgãos pélvicos com bexiga e intestino e permitir uma gravidez espontânea. Com isso, você terá uma melhora da sua qualidade de vida e do bem estar.
Para atingir esses objetivos, nem sempre a cirurgia é necessária. O tratamento medicamentoso com anticoncepcionais e medicações hormonais pode ser realizado.
Entre as medicações que podem ser usadas está o dienogeste. O dienogeste tem o mesmo efeito no controle dos sintomas que os anticoncepcionais. Mas o dienogeste não é liberado como anticoncepcional. Se evitar uma gravidez é uma preocupação para você, o seu tratamento precisa ser revisto.
O uso de medicações moduladoras de dor, fisioterapia e acupuntura pode ajudar no tratamento.
O tratamento com fitoterápicos, homeopatias, dietas e nutrólogo pode ser usado como tratamento complementar, mas nunca substituindo o tratamento principal e prescrito pelo seu médico. Não existe evidências científicas que as opções terapêuticas descritas por você tenham evidências na melhora da endometriose.
Na falha do tratamento clínico, a cirurgia deverá ser considerada. A retirada do endometrioma de parede deve ser realizada. A cirurgia da endometriose acometendo a pelve deverá ser agressiva retirando focos do intestino, bexiga, ovários, trompa, útero e peritôneo.
Converse com o seu médico. Discuta o seu tratamento.

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.