Tenho duas dúvidas como sou leigo Estou fazendo uso de Exudos e Rivotril para ansiedade que come

2 respostas
Tenho duas dúvidas como sou leigo

Estou fazendo uso de Exudos e Rivotril para ansiedade que começou há dois meses.

1. Preciso tomar anti depressivo e remédio pra ansiedade e crises à vida toda ou isso é mito?

2. Fazendo o uso dessas medicações há restrições? Ex: exercício físico; sexo; café; nicotina e álcool?

Obrigado!
O Exodus* (escitalopram) é indicado, basicamente, para depressao e alguns transtornos de ansiedade. Se o diagnóstico estiver correto, os sintomas foram moderados a graves e tiverem tido duraçao mais prolongada ou se tiverem repetido, ao longo da vida, geralmente o uso é permanente. O Rivotril* (clonazepam), na imensa maioria dos casos, deve ser prescrito por apenas algumas semanas, em vista de efeitos colaterais do uso prolongado, principalmente prejuízo da memória. Nao há restrições, em função do uso destas medicações, para exercícios físicos, mas se deve lembrar que, principalmente no início do tratamento , o Rivotril* pode aumentar os riscos de quedas e comprometer as reaçoes motoras (este efeito se torna pior com o avanço da idade). Nao há restriçoes para a atividade sexual, porém o escitalopram pode dificultar o orgasmo e, em algumas pessoas, reduzir o desejo sexual. Nicotina faz sempre mal, de modo que nem faz sentido discutir se pode ser ou nao usada com a medicaçao. Mas, além do mal causado por ela, pode diminuir a eficácia do tratamento. O álcool, segundo os estudos recentes, também é sempre tóxico, mesmo em doses pequenas e também pode reduzir a eficácia do tratamento. Além disto, junto com o clonazepam, torna-se muito mais sedativo e pode levar a efeitos piores de amnésia, comprometimento das reações motoras e, no pior dos casos, até parada respiratória.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
1. A necessidade de tomar antidepressivos ou medicamentos para ansiedade por toda a vida varia de pessoa para pessoa. Em alguns casos, o tratamento pode ser temporário e ser descontinuado após um período de estabilidade e melhora dos sintomas. No entanto, em outros casos, especialmente quando há transtornos crônicos ou recorrentes, pode ser necessário manter o uso desses medicamentos a longo prazo para controlar os sintomas e manter o bem-estar. A decisão de continuar ou interromper o uso de medicamentos deve ser feita em conjunto com um profissional de saúde, como um médico ou psiquiatra, que avaliará sua condição e fornecerá orientações adequadas.

2. Quanto às restrições durante o uso dessas medicações, é importante seguir as orientações médicas específicas fornecidas pelo seu profissional de saúde. Em geral, exercícios físicos moderados podem ser benéficos para a saúde mental e física, mas é recomendado discutir com seu médico a intensidade e o tipo de exercício adequados para você. Quanto ao sexo, café, nicotina e álcool, essas substâncias podem interagir com os medicamentos que você está tomando, portanto, é importante informar o seu médico sobre o uso dessas substâncias para que ele possa orientá-lo adequadamente. Em alguns casos, pode ser necessário limitar ou evitar o consumo de certas substâncias para garantir a eficácia e segurança dos medicamentos.

Lembre-se de que é fundamental seguir as orientações médicas e ter um diálogo aberto com seu profissional de saúde para esclarecer todas as suas dúvidas e receber recomendações personalizadas com base na sua condição e necessidades individuais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.