Tenho dores fortes desde o início da primeira vértebra (ainda dentro da cabeça) até metade das costas

4 respostas
Tenho dores fortes desde o início da primeira vértebra (ainda dentro da cabeça) até metade das costas do lado esquerdo. O neurologista que identificou ser Miofascial. Mas já passei por fisiatra e ortopedista. Já fiz várias tentativas e as dores não passam: quiropraxia, acumpultura, auriculoterapia. O que mais posso tentar?
Síndrome miofascial na maioria das vezes é secundária a outros fatores como má postura, radiculopatias, estresse, doença degenerativa da coluna, doenças metabólicas como hipotireoidismo, prática irregular de exercícios, tumores e outras. Existe uma infinidade de causas para síndrome miofascial. Portanto, casos em que não esteja havendo melhora devem ser investigados fatores perpetuadores da dor miofascial antes de partir para qualquer tratamento local de pontos miofasciais. Procure seu médico para uma reavaliação mais ampla de seu problema. Tratamento correto de dores crônicas exige diagnóstico correto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sugiro procurar um especialista que realmente conheça essa condição dolorosa crônica.
A melhor terapia é a desativação desses pontos gatilhos, caso existam realmente,através de agulhamento seco e fisioterapia.
O ponto-gatilho (Trigger point) que é a manifestação da dor miofascial é um ponto onde há a superficialização do nervo através da fáscia neuro-muscular, onde ocorre inflamação e aderências. Por isso é um ponto que tende a ser muito sensível a qualquer encurtamento muscular ou desvio postural.
A técnica para resolver essa dor em acupuntura, que chamamos acupuntura neurofuncional, é o estímulo elétrico (estimulação elétrica de nervo percutânea) que liga os pontos afetados às raizes nervosas que comandam esses pontos. Isso envia um 'sinal' de relaxamento para o sistema nervoso central. Outras técnicas são as ventosas fixas e móveis ou o guasha, que diretamente trazem liberação miofascial para a região da dor. Essa é a acupuntura que lhe trará benefícios.
Pacientes refratários aos tratamentos convencionais devem sempre ter seus diagnósticos reavaliados e realizar investigação exaustiva de Outras possíveis causas.

Especialistas

Leonardo Ferraz

Leonardo Ferraz

Especialista em dor, Anestesiologista

São Paulo

Moisés Freitas Neves

Moisés Freitas Neves

Especialista em dor, Anestesiologista

Leme

Lenimara Martins

Lenimara Martins

Anestesiologista, Especialista em dor

Perdões

Maria Augustha Ornellas

Maria Augustha Ornellas

Especialista em dor, Anestesiologista

Botucatu

ROBERTA LURDES VIGANO CONTINI

ROBERTA LURDES VIGANO CONTINI

Especialista em dor

Bragança Paulista

Priscila Bonifácio

Priscila Bonifácio

Especialista em dor

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Síndromes Da Dor Miofascial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.