Tenho dois nódulos na minha tireoide a mais de 12 anos com acompanhamento, fiz um exame de sangue de

2 respostas
Tenho dois nódulos na minha tireoide a mais de 12 anos com acompanhamento, fiz um exame de sangue de rotina e o meu TSH está 6,70 está muito alterado?
O valor de referência do TSH varia de acordo com o laboratório, mas um TSH de 6,7 costuma estar alto na maioria das referências. é necessário uma consulta com seu médico para avaliação individualizada e confirmação da alteração do exame.

A sua preocupação é compreensível e é ótimo que você esteja monitorando sua saúde regularmente. O valor de TSH (hormônio estimulante da tireoide) de 6,70 está, de fato, acima dos valores de referência padrão, que geralmente variam de 0,4 a 4,0 mIU/L, embora esses valores possam variar ligeiramente entre diferentes laboratórios.

Um TSH elevado indica que sua tireoide pode não estar produzindo hormônios suficientes, o que é característico do hipotireoidismo. Mesmo que você tenha acompanhado os nódulos na sua tireoide por 12 anos sem problemas significativos, um aumento no TSH é um sinal de que algo pode estar mudando na função da sua tireoide.

É essencial agendar uma consulta com seu endocrinologista para uma avaliação mais detalhada. O médico poderá solicitar exames adicionais, como T4 livre, T3, e anticorpos antitireoidianos, para obter uma visão completa do funcionamento da sua tireoide. Dependendo dos resultados, pode ser necessário ajustar seu tratamento ou iniciar uma terapia de reposição hormonal.

Além disso, é importante considerar uma abordagem integrativa para sua saúde tireoidiana. Isso inclui avaliar sua dieta, níveis de estresse, padrões de sono e outros fatores que podem impactar a função da tireoide. Um plano de cuidados personalizado que inclui tanto intervenções médicas quanto modificações no estilo de vida pode otimizar sua saúde e bem-estar geral.

Não ignore o aumento no TSH. A consulta com seu médico é crucial para confirmar a alteração do exame e determinar a melhor abordagem para o tratamento. Com uma avaliação adequada, você pode tomar as medidas necessárias para manter sua saúde tireoidiana sob controle e continuar com seu acompanhamento regular.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia