Tenho doença de crohn,esse ano minha colo deu normal, entretanto sinto muita dor no abdômen superior,

3 respostas
Tenho doença de crohn,esse ano minha colo deu normal, entretanto sinto muita dor no abdômen superior, minha médica diz que é estômago, o exame acusou pangastrite, eu queria saber se após evacuar pode piorar a dor? Pois é o que acontece sempre, estômago dói muito sempre após evacuar. Pode ser estômago ?
O mais provável é que mesmo com a colono normal você tenha doença no intestino delgado. Para saber isso é importante a realização de um exame clínico mais detalhado além de exames de imagem e laboratoriais mais específicos como a enterotomografia e a calprotectina fecal. À disposição

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você é portador(a) de Doença de Crohn e informa que a colonoscopia está normal, certamente está fazendo uso de medicamentos. Em relação à dor que você refere é importante saber a localização e características da mesma, além disso o exame físico é muito importante e também a parte laboratorial. Você já realizou o exame chamado calprotectina? Através desse exame é possível saber se sua doença está em atividade. Informo também que as doenças do estômago não apresentam melhora com a evacuação.
Olá. Uma pangastrite evidenciada na endoscopia pode ser responsável pela dor no seu estômago e não estar relacionada à doença de Crohn (DC). Foram realizadas biópsias com pesquisa de H. pylori? O resultado foi negativo? Outro ponto, é comum em pacientes com DC, em especial naqueles em uso da medicação Azatioprina, evoluir com sintomas gástricos no início do tratamento/ ajuste da medicação. E também é possível considerar o acometimento de intestino de intestino delgado não acessível pela colonoscopia e endoscopia digestiva alta. Neste caso a realização de uma enterotomografia/ ressonância seria uma boa opção. Para maiores esclarecimentos, antecipe seu retorno com seu Gastroenterologista para maiores esclarecimentos.

Especialistas

Ana Carolina Capucho

Ana Carolina Capucho

Gastroenterologista pediátrico, Pediatra

Brasília

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Luciana Cidrão Frota

Luciana Cidrão Frota

Gastroenterologista, Endoscopista, Médico clínico geral

Fortaleza

Isabela Carvalho de Aquino

Isabela Carvalho de Aquino

Gastroenterologista, Hepatologista

Recife

Amanda Ferrante

Amanda Ferrante

Coloproctologista

Osasco

Agnes Luciana Souza

Agnes Luciana Souza

Fisioterapeuta

Niterói

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 425 perguntas sobre Doença de Crohn
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.