Tenho distonia cervical. Este ano comecei a tratar com botox com 200UI e a cada aplicação aumenta 50UI.

3 respostas
Tenho distonia cervical. Este ano comecei a tratar com botox com 200UI e a cada aplicação aumenta 50UI. A próxima será de 350UI. Até agora não senti nada de melhora. Somente se tomar rivotril e akineton melhora um pouco. O fato de não melhorar com botox significa que o diagnóstico está incorreto?
Bom dia
O tratamento das distonias cervicais é dificil e desafiador ao injetor.
Acredito que em casos de aumentos progressivos de doses sem resultados deve ser pensado primeiramente se foi realizado a seleção adequada dos grupos musculares. Pois como podemos ver na literatura médica a melhora da dor ocorre em 90% dos casos por tempo médio de 92 dias.
O conhecimento das distonias vêm mudando vem mudando com o tempo e principalmente após um estudo de 2011 feito por Reichel foi observado uma maior variedade de padrões de distonias cervicais (antes 4 e agora 10). Com músculos de camadas cervicais profundas e muitas vezes não abordados.
Para finalizar se um músculo está atingido pela distonia e você não tratou ou mesmo pensou nele você pode aumentar as doses que não terá boas respostas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A toxina botulínica é o medicamento de primeira escolha no tratamento de distonias cervicais. Alguns fatores podem.estar envolvidos com a falha terapêutica como a dose determinada para cada músculo, a seleção adequada dos músculos tratados, a diluição e manipulação do medicamento, a forma de armazenamento do medicamento . Converse com seu médico a respeito e de preferência busque profissionais com experiência no uso terapêutico da toxina botulínica.
Olá! O fato de ainda não ter respondido não quer dizer erro de diagnóstico não.Uma das regras do tratamento com Toxina Botulínica é: comece devagar e vá devagar. Ou seja, em uma primeira aplicação a dose normalmente é baixa pois não sabemos como aquele paciente responde. Cada organismo tem uma resposta. Eu tenho tanto paciente que aplico 200 como 500(dose alta). Aos poucos vai chegando na sua dose ideal. Lembrando que a seleção dos músculos corretos é fundamental .
Um grande abraço
Dra Sara Casagrande

Especialistas

Nadja Cappellesso

Nadja Cappellesso

Neurologista

Redenção

Meirelles Pereira Junior

Meirelles Pereira Junior

Neurologista

João Monlevade

Mariana Cardoso

Mariana Cardoso

Neurologista, Psicanalista

Santos

Flavia Cerqueira de Almeida

Flavia Cerqueira de Almeida

Neurologista

Colatina

Rairis Barbosa

Rairis Barbosa

Neurologista

São Paulo

Glauco Andre Saraiva

Glauco Andre Saraiva

Neurocirurgião, Neurologista

Novo Hamburgo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Distonia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.