Tenho dispepsia crônica e retardo no esvaziamento do estômago. Até que ponto compensa a relação

1 respostas
Tenho dispepsia crônica e retardo no esvaziamento do estômago. Até que ponto compensa a relação custo/benefício de usar o Peridal experimentalmente, sem antes determinar a causa exata do problema? Pergunto isto em razão dos efeitos colaterais e contra-indicações apresentadas na bula.
Sua pergunta é muito interessante.

Não é possível responder de modo individual apenas com alguns dados da net.
Posso falar de modo genérico, e INFORMAR sobre o retardo no esvaziamento no estômago. Isso é extremamente comum, e posso dizer que vejo pessoas assim todos os dias.
E sei que os mais de 1.000.000 de pessoas que me leem aqui querem INFORMAÇOES confiáveis sobre Doenças, Exames e Tratamentos.

Sintomas:
Muitas vezes as pessoas se queixam de peso e empachamento no estômago. Pode haver um sintoma chamado saciedade precoce: a pessoa se sente repleta logo no início da refeição. Ás vezes há náuseas(enjoo) e pode haver até vomitos alimentares.
Muitas vezes esses sintomas se associam a dor abdominal, queimação e distensão abdominal.

CAUSAS e DIAGNÓSTICO
Há inúmeras causas para esses sintomas.
Muitos pacientes com Diabetes de longo prazo apresentam dificuldade de esvaziamento gástrico (gastroparesia).
Mas inúmeras outras causas acontecem: desde uma modesta gastrite até uma úlcera crônica que impede a passagem dos alimentos por alterar o duodeno. Mais raramente até mesmo doenças como o câncer de estômago pode ter essa apresentação.
Mas não podemos esquecer que muitos casos são funcionais: embora o trato digestivo pareça normal, não consegue levar os alimentos para as partes inferiores de modo adequado.
Nota-se aí o quanto é importante o Médico qualificado SABER as causas possíveis, e a partir daí pedir(ou fazer) os exames adequados.
Ás vezes uma Endoscopia basta. Outras vezes exames mais sofisticados nos ajudarão no diagnóstico.
Como digo sempre:
o Médico de alta qualidade fará ANTES um Raciocínio Clínico onde verá os dados do paciente. E esses dados são totalmente PERSONALIZADOS.
Não há casos iguais.
Depois de ter um Raciocínio Clínico o Médico de alto nível vai CONFIRMAR o que pensa.
É claro que NADA ADIANTA pedir uma série de exames sem Raciocínio, com o objetivo que um deles acerte o diagnóstico.
Quem faz o diagnóstico é o Médico e a partir daí faz ou solicita exames complementares.

TRATAMENTO

Depois (e só depois) de ter um Diagnóstico correto o Médico fará o tratamento. Por exemplo, o tratamento de uma úlcera estenosante do duodeno(que impede o esvaziamento correto do alimento) é TOTALMENTE DIVERSO do tratamento da dificuldade de esvaziamento por Diabetes.

CONCLUSAO

Medicina é algo difícil e fascinante para o bom Médico. Quanto melhor o Raciocínio Clínico, melhor será o diagnostico. E quanto mais exato o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.


FINALMENTE
Uma palavrinha aos muitos que me procuram:

1) devido a uma agenda pessoal sempre intensa, com Atividades Humanitárias no Sertão e (modestas) atividades Filantrópicas no Interior de S. Paulo e PR com inúmeras viagens, não tenho, neste momento, condições de ver novos pacientes, nem mesmo por Consultas Online ( método seguro e eficiente). Peço aos que me procuram a paciência de aguardar.
Espero ter a agenda normal em breve.

MAS

--- se o assunto for urgente ou causar qualquer risco a sua saúde, recomendo procurar outro médico(a). Prefiro que tenham sua Saúde preservada do que eu ter a satisfação de ter uma Clínica lotada.

Entendo que é exatamente por colocar a Saúde de meus pacientes antes de outras consideraçoes é que estou próximo de chegar aos 35 anos de clínica.

2) é possível ler minha Coluna sobre Doenças Digestivas no Face do Jornal Sudoeste do Estado. Quem sabe sua dúvida esteja lá.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 138 perguntas sobre Peridal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.