Tenho dislipidemia, taxa considerada alta. Sou, porém, intolerante à estatina. Tentei diversas, fico

4 respostas
Tenho dislipidemia, taxa considerada alta. Sou, porém, intolerante à estatina. Tentei diversas, fico sempre com fadiga extrema. Agravante: tive o ano passado Síndrome de Guillain Barré, ainda estou em recuperação e com dificuldade de realizar exercícios. Impasse. O que fazer?
Faça todas recomendações dos colegas já descritas e com certeza seu colesterol vai voltar a niveis normais.

Parabéns a Dra Luiza braga e ao Dr Fábio Gomes pela brilhante explicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
As estatinas são uma classe bem potente no tratamento da dislipidemia, promovendo uma redução significativa nos níveis de LDL e, em menor escala, dos triglicérides. No entanto,apesar de serem geralmente bem toleradas, apresentam como possíveis efeitos adversos a toxicidade no fígado e músculo. Em pacientes intolerantes às estatinas, há outras opções terapêuticas, como o uso de Ezetimiba ( ex: Zetia) que inibe a absorção intestinal de colesterol e fitoesteróis e resinas de troca,que diminuem a absorção intestinal de sais biliares. Pode-se ainda fazer uso de fibratos, ácidos ômega 3, ácido nicotínico, em situações de elevação mais pronunciada dos triglicerídeos.
Como muito bem explicado acima, a dieta é a base para a redução do colesterol, sendo ,por vezes, suficiente para o tratamento da dislipidemia.

Atenciosamente,
dra Luiza Braga
Olá.

Aparentemente você tem mais de um motivo para não tolerar as estatinas. Existem outras drogas que podem baixar o colesterol e triglicérides que não possuem efeitos musculares mas, são bem menos potentes que as estatinas.

Procure um cardiologista pessoalmente para lhe indicar o melhor tratamento. Lembre-se que dieta é fundamental para o controle dos níveis de colesterol.

Att.

Dr. Fábio Gomes
Olá! Com relação ao tratamento medicamentoso, os Drs. Fábio Gomes e Luíza Braga discorreram bem. No que diz respeito a dieta, muitos podem ser os benefícios de um plano alimentar direcionado para o seu caso. Uma parcela de pacientes com dislipidemia ou outras doenças crônicas (como diabetes, obesidade, hipertensão, etc.) se mostram resistentes a buscar o Nutricionista devido ao pensamento de que dieta precisa ser restritiva, mas na realidade não se trata somente de restringir alimentos. Há alimentos que, se incluídos, trarão muitos benefícios e ajudarão a regularizar os níveis de colesterol. Att, Dra. Regina Amorim.

Especialistas

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 21 perguntas sobre Dislipidemias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.