Tenho dificuldades em "esquecer" o passado da minha namorada, onde envolve ex-relacionamentos dela, saber

21 respostas
Tenho dificuldades em "esquecer" o passado da minha namorada, onde envolve ex-relacionamentos dela, saber que já teve outros namorados me incomoda muito, sentimentos de tristeza e raiva se misturam, porém, eu gosto muito dela e não quero que isso me atrapalhe mais. Por favor, me ajude. Obrigado!
Bom fazer uma análise das suas relações interpessoais, alem do namoro analisar a relação com amigos , familia, colegas etc.Normalmente busco ser o destaque dos meus grupos? Pessoas que se destacam em algum aspecto , beleza, inteligência, status social etc.me incomodam?
O que está sentindo em relação a sua namorada pode ser parecido, com a função de torna-lo único, remover as ameaças.Embora muito comum é um comportamento que restringe suas possibilidades de satisfação e o torna mais preocupado em combater opassado de sua namorada ao invés de buscar ambientes, situações que tragam ganhos para vcs . Vc sentindo que sua namorada está feliz com os ganhos que vc proporciona (carinho, atenção, ir a lugares agradáveis, viagens, etc.)provavelmente a ameaça do passado tende a reduzir

Interpreto sua obsessão com o passado da sua namorada como medo de ser comparado com os homenes que ela conheceu antes de você. É uma interpretação superficial, mas acho que é suficiente neste momento.

Se você pode concordar, mesmo não tendo muito presente, na sua consciência, a comparação entre você e os outros, você vai poder aceitar que você carece de autoestima, e da mesma maneira, de confiânça na sua namorada. Pois ela tem a liberdade de escolher e escolheu você, mas isto não lhe basta.

Falta de autoestima tem origem na infância. Você deve ter sido humilhado mais do que o normal ou diferentemente, mais profundamente.

Estas experiências precisam ser lembradas e superadas de vez, a través da compreensão que você pode aplicar a elas como adulto.

O método certa para isto é a psicanálise ou a psicoterapia de diálogo (humanista, existencial, centrada na pessoa ou outras). O importante será você falar para um@ profissional que saiba lhe escutar e guiar.
Diante da angústia que você traz, o que me chama mais atenção é o seu olhar sobre isso e a sua vontade de procurar ajuda. Este é o primeiro passo! Não seria justo reduzir isto a um parece ser uma coisa ou outra... Este é o momento de você procurar ajuda profissional para esta caminhada. Em busca de uma ampliação de consciência de um maior entendimento sobre você mesmo. Não existe outra forma de ajuda-lo.Pense sobre isso e agende uma consulta.
Bom dia!!! Faça uma reflexão sobre vc. Tente lembrar se esses sentimentos de tristeza e raiva vem sendo seus incômodos pelo passado da sua namorada ou se derepente essa situação se repete na sua convivência familiar, social e profissional. Cada um vive uma história, reescreva uma nova com ela. Se ela ñ é apegada ao passado dela, porque reacender na relação? Todos temos memórias pelo que passamos e vivemos. O que importa é que hj é vc quem está com ela. Se puder converse com um(a) psicólogo(a) para te ajudar a entender e superar esses conflitos internos. Espero ter ajudado!!!

Forte Abraço!!!
Meu Caro,

Recomendo a você buscar o autoconhecimento através da Psicoterapia, quando nos conhecemos mais profundamente é melhor para lidar com as adversidades.

A busca do equilibrio passa pela análise dos sentimentos envolvidos, e assim ter mais autoconfiança nas suas atitudes.

Abraços.
Olá, Boa tarde!

As informações que você trouxe são poucas para dizer algo mais preciso. A priori, pode se tratar de um mal estar relacionado a alguma insegurança quanto ao amor de sua namorada por você, ou mesmo chegar a um ciúme paranóico.
O mais importante para esse momento é de você expressar para sua namorada esse incomodo e, com toda certeza, de você iniciar um acompanhamento psicoterápico para se conhecer melhor e saber o que existe nas entrelinhas dessa sua história.

Tudo de bom!
Procure uma psicoterapia para tentar se conhecer melhor e trabalhar essas suas dificuldades. É com você que ela está, aproveite esse relacionamento. Qualquer uma abordagem psicológica poderá te ajudar.

Um bom tratamento.
Sua pergunta é muito interessante! Esses pensamentos que não se consegue controlar são oriundos de memórias negativas não processadas pelo cérebro. Gostaria de lhe informar que a abordagem psicológica EMDR, dessensibilização e reprocessamento, trata esses conflitos. É uma terapia breve com excelente resultados. Por meio de técnicas, o EMDR, desbloqueia (dessensibiliza) memórias pregressas bloqueadas, processando-as, tornando seu cérebro hábil em administrar esses conflitos. Algumas experiências tem mostrado que essa terapia torna a pessoa mais cônscia, equilibrada e assertiva. Somente um psicólogo com formação em EMDR pelo Instituto EMDR Brasil pode realizar tal técnica. Boa sorte...
Olá, boa tarde.
Um caso de análise.
Procure um psicanalista que você tem confiança e ou marque uma entrevista para conversar e iniciar os trabalhos com um.

Att.

Danilo Cruz
Ola que bom que percebeu que não esta conseguindo lidar com o ciumes que tem dos ex-namorados, ja é o primeiro passo. Um psicologo Clinico poderá ajudar a olhar para sua insegurança nesse relacionamento.Todo esse sofrimento provavelmente tem haver com sua historia pessoal e como estabeleceu seus vínculos afetivos.A psicoterapia irá ajudar no autoconhecimento e na sua autotransformação, com mudanças de atitude e poder estabelecer vínculos saudáveis.Psi Cristina
Olá! Entendo a ansiedade na busca por repostas rápidas que tragam alguma explicação e conforto para o conflito. Mas, esse espaço virtual deve funcionar não como diagnóstico, uma vez que a anamnese(histórico de vida) de fato não é possível, mas como um incentivador na busca da solução do problema em questão. Dito isso, ressalto que a confiança é primordial nos relacionamentos e quando conversas com o parceiro não surtem efeito, seria interessante navegar pelo seu mundo mental, entender como se instituiu a sua insegurança, se se limita a esse relacionamento, a experiências anteriores ou expande para outras áreas. Procure um psicólogo para uma boa avaliação. Abraços.
Olá,

Sugiro que mantenha um bom diálogo com a sua namorada para evitar pensamentos que atrapalhem o relacionamento de vocês. Todos nós temos histórias passadas então busque fazer da história de vocês única e especial. Importante: valorize suas potencialidades e busque o autoconhecimento a psicoterapia pode te ajudar nesse processo.

Um abraço
Emanuela Samara
O passado faz parte da vida de todos nós!! O primeiro passo para construir uma relação bacana você esta dando, que é reconhecer sua dificuldade em lidar com essas situações. Reflita sobre as suas outras relações, familiares, amizades, profissionais e tente perceber se essa desconfiança também esta presente. A psicoterapia ajudará e muito. O psicólogo vai, junto com você, elucidar a origem o sentimento. Abraço, Daniela.
Quando ocorre essa situação consegue lembrar ou tentar descrever em quais momentos acontece? Quando você sai com ela? Quando você ou ela puxa uma conversa referente ao assunto? Vendo um filme? Tente perceber o que está acontecendo em sua volta com a sua namorada. Verificar estas informações pode fazer com que se arme esse desconforto ao qual você tem essa afetação, e como consequência, interfere e muito na relação.. Se distancie um pouco da situação no sentido de se observar e realize uma reflexão pode ajudar identificar o que está potencializando a sua emoção..A ajuda de um(a) psicólogo(a) como já dito por outros profissionais vai te ajudar a descobrir novos caminhos!! Um abraço!!
O que sua namorada viveu no passado em outros relacionamentos não impede que ela o ame e que possa ser sua parceira.
Imagino que você já tenha tentando solucionar este incômodo de algumas formas e até então não teve sucesso, por isso recomendo que procure um profissional de psicologia e aprofunde mais no seu auto conhecimento e em como estas questões são importantes para você.
Procure um Psicanalista na sua região para iniciar o atendimento psicanalítico e trabalhar essas questões que lhe incomodam tanto e que geralmente têm relação inconsciente com histórias de nossas vidas. A análise vai lhe possibilitar perceber o que tem de seu nesse incômodo o qual está nesse momento está se presentificando nas sua experiência de laço afetivo com o outro.
Olá, diante da sua angústia e a colocação de todos os meus colegas acima, sugiro que você procure um profissional de Psicologia para uma avaliação e após esse contato, este terá melhores condições de lhe orientar a respeito desse desconforto que tem sentido em relação ao passado de sua namorada. Acredito que lhe fará muito bem. Uma boa conversa com ela sobre sua insegurança também seria um caminho, porém penso ser melhor você entender um pouco sobre o que ocorre contigo e te faz ter esse tipo de comportamento antes, a fim de saber conduzir a conversa de maneira saudável e eficaz.

Espero ter ajudado, e me coloco à disposição
Boa sorte,
Sueli Doniseti
Se gosta da sua namorada como diz deve procurar ajuda de um psicólogo. Ele o ajudará a identificar o motivo de sua angústia.
Procure um psicólogo da sua confiança!! Você necessita de terapia individual semanal!
Complementando as possibilidades de diagnostico, o dito na pergunta, sugere um certo teor de ciumes, arrogância e evidentemente sentimentos de propriedade. Se as lembranças foram ocasionadas por algum trauma, existem praticas que dissolvem essas lembranças, tal como EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), porem se as memorias são por relatos de sua namorada, o melhor mesmo é uma terapia psicanalítica.
O recomendado nesse caso é você fazer um atendimento psicológico. Essas questões relacionadas ao "passado" de sua namorada não devem afetar o relacionamento de vocês nessa dimensão. É necessário se trabalhar em seu processo psicológico o que tanto lhe incomoda a ponto de lhe deixar com raiva e tristeza. Se houver alguma questão que impacte ambos e que esteja causando desconforto entre o casal, aí a recomendação será um Terapia de Casal, mas como a demanda apresentada na pergunta é incômodo seu, a indicação é realmente um atendimento psicológico individual.
Cuide-se!