Tenho dificuldade na comunicação verbal e nas interações sociais. Odeio sair de casa e conhecer nova

2 respostas
Tenho dificuldade na comunicação verbal e nas interações sociais. Odeio sair de casa e conhecer novas pessoas. Só interajo com meus colegas de trabalho. Sou autista?
Olá, somente com essas informações não consigo te responder, é muito comum que fobia/ ansiedade social sejam confundidas com transtorno do espectro autista. Seria necessário uma avaliação mais detalhada para esclarecer. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Agradeço por compartilhar suas preocupações e dúvidas sobre esta dificuldade na comunicação verbal e nas interações sociais. Entendo que você está considerando a possibilidade de um Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca uma resposta esclarecedora.

O TEA é uma condição neurológica complexa que influencia o desenvolvimento social, emocional e comportamental de uma pessoa. Os sintomas podem variar e é importante lembrar que apenas um profissional especializado, como o médico psiquiatra, pode fazer o diagnóstico preciso com base em uma avaliação completa.

Alguns dos principais sintomas do TEA incluem dificuldades na comunicação e interação social, como dificuldade em manter conversas, compreender e interpretar emoções e expressões, além de dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos. Interesses restritos e repetitivos, bem como uma preferência por rotina e resistência a mudanças também podem estar presentes.

Recomendo que você marque uma consulta com algum psiquiatra capacitado ou outro especialista em saúde mental para realizar uma avaliação detalhada. Durante a consulta, será realizada uma entrevista minuciosa, um detalhamento do seu histórico de neurodesenvolvimento, comportamentos atuais e outras informações relevantes. Isto é muito importante para o estabelecimento de possíveis diagnósticos diferenciais.

Com o diagnóstico e o apoio adequado, é possível aprender estratégias para lidar com as dificuldades, desenvolver habilidades sociais e melhorar a qualidade de vida.

Espero que esta resposta tenha fornecido informações precisas.

Atenciosamente,
Dr. Antônio Mendes

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Emilly Sousa de Lima

Emilly Sousa de Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Manaus

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 342 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.