Tenho diagnóstico: endometriose profunda acometendo o sigmóide torus uterino e o ligamento uterossacro.

4 respostas
Tenho diagnóstico: endometriose profunda acometendo o sigmóide torus uterino e o ligamento uterossacro. Eco endometrial 10 mm. Me recomendou cirurgia urgente. Será que não tem outro jeito? Quero muito engravidar. Tenho 32 anos.
Tendo em vista o grau de endometriose , idade e desejo gestacional , o único tratamento possível , que permite você tentar diminuir os efeitos da endometriose e ter mais chance de engravidar é a cirurgia. Os tratamentos hormonais podem controlar a doença mas impedem a gravidez . Procure um especialista para sua cirurgia

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A sua avaliação clínica através da história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. A avaliação do resultado dos exames de ultrassom e ressonância podem ajudar no diagnóstico correto da endometriose.
O tratamento da endometriose visa melhora das dores abdominais, das cólicas menstruais, da dor na relação e, por fim, melhorar o bem estar e qualidade de vida. As medicações anticoncepcionais e hormonais podem ajudar no tratamento. Na falha do tratamento medicamentoso a cirurgia poderá ser considerada. O comprometimento do funcionamento de outros órgãos como intestino e bexiga podem indicar a cirurgia.
As medicações anticoncepcionais e hormonais não lhe ajudarão a engravidar. A cirurgia não significa que ficará livre da endometriose.
A endometriose profunda não necessariamente irá impedir uma gravidez espontânea. Se houver comprometimento das trompas a gravidez espontânea pode ser difícil e a reprodução assistida indicada.
A escolha do tratamento da endometriose através de cirurgia ou com remédios vai depender de uma série de fatores, incluindo a intensidade dos sintomas, o desejo de engravidar, a idade da paciente, o tamanho e o comprometimento das lesões endometrióticas, a antecedência de cirurgias, prevenção de recorrências e o uso de medicações previamente para o tratamento da endometriose. Além disso, a endometriose deve ser abordada como uma doença crônica que requer um plano de acompanhamento clínico a longo prazo, com o objetivo de maximizar o uso de tratamento medicamentoso e evitar procedimentos cirúrgicos repetidos. O tratamento cirúrgico da endometriose deve ser considerado quando há fracasso da terapêutica com remédios, persistência de lesões nos ovários e tubas ou obstrução do trato urinário e intestinal. O foco principal do tratamento da endometriose é melhorar os sintomas, a fertilidade e a qualidade de vida, sendo o uso de remédios a primeira escolha para o tratamento da endometriose.
Ola
Na tua idade caso a dor seja um sintoma importante a 1a escolha é a cirurgia, só não concordo na urgencia, ela poderá ser agendada com tranquilidade.
Caso teu quadro seja apenas de infertilidade, o que e menos provavel a cirurgia estará indicada dependendo da tua reserva ovariana. Caso ela seja mais restrita, e pode apesar da idade, sugira resolver a infertilidade antes por fertilização in vitro
Att

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Daniris Meneses da Silva

Daniris Meneses da Silva

Fisioterapeuta

Recife

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.