Tenho desvio de septo e hipertrofia de cornetos nasais. Quero corrigir isso sem risco de síndrome de

3 respostas
Tenho desvio de septo e hipertrofia de cornetos nasais. Quero corrigir isso sem risco de síndrome de nariz vazio causada por turbinoplastia, e acho que só com a cirurgia de desvio de septo posso dar uma melhora sem esse risco. Só corrigir o desvio pode ser uma alternativa mais segura?
Caro(a) paciente,
a síndrome do nariz vazio é uma complicação rara da cirurgia dos cornetos nasais inferiores. Era mais relatada no passado, quando se realizavam turbinectomias estendidas sem preservação adequada das estruturas. Hoje em dia, com as técnicas cirúrgicas atuais, tal complicação é rara, principalmente quando se fala em turbinoplastia, pois uma das vantagens desta técnica em relação à turbinectomia é uma maior preservação de tecidos (mucosa).
Se apresenta hipertrofia importante dos cornetos nasais inferiores, provavelmente apenas a septoplastia não trará tantos benefícios funcionais quanto se tivesse realizado a cirurgia dos cornetos combinada. Mas procure um otorrinolaringologista de sua confiança e discuta sobre o caso. Uma avaliação correta poderá responder com mais exatidão sua pergunta, pois cada caso deve ser avaliado e tratado individualmente, após consulta médica especializada. Foi um prazer ajudar! Atenciosamente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Caro internauta,
acrescento ao acima muito bem exposto que a turbinoplastia é, na maior parte dos casos, um procedimento coadjuvante ao restante dos tempos da cirurgia funcional nasal, porém é um importante complemento.

É perpetrada, nos dias atuais, com muita precisão e baixíssimas taxas de complicações, através de técnicas que já se utilizam de um alto nível de conhecimento anatomo-fisiológico e com o uso do avançado recurso endoscópico.
Oi,
Se você possue obstrução nasal crônica refratária a tratamento clínico e tem desvio septal e hipertrofia de cornetos, você tem indicação de realização dos dois procedimentos numa mesma cirurgia.
A turbinoplastia ou turbinectomia parcial se realizada com parcimônia e com técnica conservadora leva a melhora da obstrução sem risco de nariz vazio.
A síndrome do nariz vazio é uma complicação rara das turbinoplastias, quando há critério na exérese de tecido e não há remoção exagerada ou completa dos cornetos inferiores.

Especialistas

Artur Guilherme H. Lima

Artur Guilherme H. Lima

Otorrino

Fortaleza

Milla Rezende Parreira

Milla Rezende Parreira

Otorrino

Porto Velho

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Lucas Spegiorin

Lucas Spegiorin

Otorrino

Patos de Minas

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 228 perguntas sobre Desvio do septo nasal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.