Tenho desenvolvido sintomas frequentes de medo de lugares fechados, multidão e medo de ficar longe de

8 respostas
Tenho desenvolvido sintomas frequentes de medo de lugares fechados, multidão e medo de ficar longe de casa. Sinto um calor muito forte no rosto , o coração acelerado e quando estou longe de meu filho parece que vou desmaiar. que terapia devo buscar?
Caro/a Paciente,

Esses sintomas são muito parecidos com os sintomas de uma ansiedade intensa. em casos como esses, é importantíssimo procurar um psiquiatra competente que possa olhar não só para a questão cerebral mas também destrinchar esses sintomas com você além de uma psicoterapia com foco inicial na melhora sintomática.

Essa sensação de medo e ansiedade pode melhorar muito com a compreensão dos motivos que levam a isso e com a medicação adequada.

Espero ter lhe ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os sintomas que você descreve são compatíveis com transtornos de ansiedade (fobia social, agorafobia, ansiedade de separação). Procure um psicólogo comportamental que esteja capacitado a empregar técnicas específicas para tratamento de fobias e ansiedade (p. ex. dessensibilização sistemática, entre outros). São procedimentos bastante estudados e muito indicados para esses casos. O acompanhamento psiquiátrico pode ser aconselhável caso os sintomas sejam intensos demais para lidar com eles antes da psicoterapia, beneficiando-se do uso temporário de medicação apropriada. Acima de tudo, friso novamente, busque um profissional capacitado no emprego desses recursos e que lhe transmita segurança no contato pessoal.
Olá,
Interessante destacar que você já consegue perceber diversas sensações em diferentes lugares e situações. Isso demonstra que está atento/a aos sinais de seu corpo. É importante não se atribuir um psicodiagnóstico antes de consultar um profissional. Por isso, sugiro que busque um psicanalista para tratar essas sensações e sentimentos que tanto lhe incomodam.
Indico a Terapia Cognitivo Comporramental, pois ela trabalha na reestruturação do pensamento, e acredita que a forma de pensar, perceber e entender um fato/situação, lhe fera um sentimento e consequentemente uma atitude ( que geralmente reforça esse pensamento, mantendo o ciclo). Portanto se você conseguir redefinir seus pensamentos, quebrará esse padrão e estabilizará essa ansiedade que está sentindo.
Os sintomas sugerem que trata-se de um transtorno de ansiedade. Recomendo que procure psicoterapia e uma avaliação psiquiátrica. Tenho certeza que poderemos lhe ajudar. Não precisa continuar a sofrer só.
Os sintomas que você descreve compõem um quadro de angústia extrema. No entanto, considero relevante o ponto que você destaca no fato de quase desmaiar quando está longe do seu filho. A angústia chega ao ponto máximo. Quase um desfalecimento.
Talvez seja o momento oportuno para recorrer à um psicanalista e levar em conta a possibilidade de reencontrar seu próprio lugar.
Olá, esses sintomas são compatíveis com um quadro de intensa ansiedade. Nesses casos, antes que piore, é importante consultar um médico psiquiatra para que possa lhe avaliar melhor e ver a necessidade, ou não, de tomar uma medicação para o tratamento desses sintomas.
Paralelo a isso, uma avaliação psicológica, indico a linha comportamental cognitiva, mas existem várias, seria muito útil.
O importante é saber que isso acontece com muitas pessoas e tem tratamento, você não está sozinho (a).
Abraços e boa sorte!
Prezada(o),
Provavelmente estás apresentando algum quadro de ansiedade. Existem vários tipos de terapias que poderiam lhe ajudar. A Terapia Cognitivo- Comportamental tem se mostrado, através de ensaios clínicos controlados, eficaz para esse tipo de problema, com efeitos terapêuticos a curto, médio e longo prazo e pode ser utilizada com ou sem medicação, dependendo do caso. É considerada a psicoterapia "padrão ouro" para o tratamento de ansiedade. Tal tratamento deve ser baseado em diagnóstico específico, dadas as particularidades de cada caso e dos diferentes tipos de transtornos de ansiedade.

Especialistas

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Milena Cristina Da Silva

Milena Cristina Da Silva

Psicólogo

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 151 perguntas sobre Transtorno do pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.