Tenho dermatite seborreica frequente na barba. Isso se dá por excesso de oleosidade ou excesso de ressecamento

5 respostas
Tenho dermatite seborreica frequente na barba. Isso se dá por excesso de oleosidade ou excesso de ressecamento na região?
Basicamente é uma dermatite crônica, recorrente, com uma resposta individual à presença de um fungo. Várias pessoas tem esse fungo em sua pele, não é contagioso como a frieira p. ex; ele tem que gostar da pele do indivíduo...Mas tem alguns fatores que podem piorar esta condição de pele, como água quente, o inverno, e principalmente o stress. Não tem cura, mas tem tratamento. Mesmo pessoas com pele oleosa, em algumas épocas do ano ou situações, podem ficar com a pele ressecada, mas existem formulações hidratantes apropriadas para este tipo de pele!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. A dermatite seborreica ocorre em regiões mais oleosas. A descamação da pele é resultado de inflamação e algumas vezes de infecção por fungos oportunistas. Consulte seu dermatologista pois há tratamento para melhorar seu problema.
Primeiramente gostaria de lhe atentar que existem algumas doenças que podem dar um quadro semelhante a dermatite seborreica na área da barba, sendo muito importante consultar com dermatologista para que esse diagnóstico seja confirmado.
Caso vc já tenha um diagnóstico confirmado, a explicação é que a dermatite seborreica ocorre por uma alteração nas glândulas sebáceas, de modo que os locais que acomete são sempre ricos nessas glândulas como couro cabeludo e face. A oleosidade pode estar associada a dermatite seborreica, já o ressecamento não participa na formação ou piora dessa doença!
Espero ter ajudado!
Olá, não é a oleosidade ou o ressecamento responsável pela doença. Mas a ocorrência da dermatite seborreica, que afeta as glândulas sebáceas, nas regiões com mais oleosidade é devido essas regiões terem mais glândulas sebáceas. Procure um dermatologista para sanar mais dúvidas e traçar um tratamento para você.
A dermatite seborreica é uma doença inflamatória, relacionada principalmente ao excesso de atividade das glândulas sebáceas ("oleosidade") e ao desequilíbrio da microbiota da pele, com proliferação excessiva de alguns tipos de fungos. A doença cursa com períodos de melhora e piora, e não tem cura, mas pode ser controlada com tratamento. Procure o seu dermatologista!
Att,

Especialistas

Cíntia Botelho Silveira

Cíntia Botelho Silveira

Dermatologista

Santo André - Pb

Alicemare Lucena de Figueiredo

Alicemare Lucena de Figueiredo

Dermatologista

Brejo Santo

Gabriela Freo

Gabriela Freo

Especialista em medicina estética

Porto Alegre

Glaucia Cristina Arita Falha

Glaucia Cristina Arita Falha

Dermatologista

Ribeirão Preto

Berenice Werlang

Berenice Werlang

Dermatologista

João Pessoa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Dermatite Seborreica
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.