Tenho depressão refratária a 15 anos, as medicações praticamente não fazem efeito comigo, no máximo

7 respostas
Tenho depressão refratária a 15 anos, as medicações praticamente não fazem efeito comigo, no máximo uns 20 a 30%. Gostaria de pedir alguma dica, sugestões de outros tipos de tratamento? Já faço terapia cognitiva comportamental.
Olá, a depressão é um problema que precisa de algumas associações como medicamentos, psicoterapia e atividade física. Vc esta há 15 anos com os mesmos medicamentos?
A Terapia pode também lhe ajudar bastante. Desejo que encontre resultado nos seus tratamentos. Um forte abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Gestalt Terapia. Uma maneira de entrar em contato com os sentimentos, através dos experimentos dessa terapia e da relação dialógica. Faz diferença.
Olá. Como psicóloga, falarei sobre o que me compete, que é a psicoterapia. Você já ouviu falar na Terapia do Esquema? Trata-se de uma terapia cognitivo-comportamental avançada, ideal para quadros mais graves e/ou resistentes, como transtornos de personalidade, quadros refratários e pessoas com uma história de vida muito marcada por traumas. A TCC é excelente para uma ampla gama de aplicações e é muito interessante ver como os estudos continuam para dar conta de novos tratamentos para questões que a TCC padrão não se mostra tão eficaz assim. Pesquise sobre essa abordagem, acho que vale a pena.
Recomendo aliar ao tratamento medicamentoso a Psicoterapia para autoconhecimento.
Isto vai auxiliar a entender seus aspectos psico emocionais e adquirir maior equilíbrio para a vida pessoal e profissional.
Abraços
Olá, como alguns dos colegas acima já relataram, talvez seja interessante você checar com o seu psiquiatra a sua medicação e rever a sua postura na terapia e na sua vida. A depressão é uma doença do estilo de vida e mesmo os psicoterapeutas ou psiquiatras só podem fazer parte do trabalho, se você não estiver fazendo a sua parte. Se você não estiver satisfeito(a) com o andamento do seu processo terapêutico informe ao seu terapeuta para que vocês possam ver juntos outras alternativas. Sugiro fazer o mesmo em relação ao seu psiquiatra antes de mudar de profissional.
Olá! A depressão maior refratária pode ser tratada, além de medicamentos e psicoterapia, com eletroconvulsoterapia. Há a possibilidade dessa modalidade de tratamento no Hospital da Clínicas de São Paulo.

Abraço!
Olá, um novo tratamento que vem trazendo grandes resultados a pacientes não só com depressão mas também, toc, ansiedade e etc, é o neurofeedback, onde o neurofeedback desponta como avançada ferramenta de tratamento pela normalização da atividade de áreas e estruturas cerebrais disfuncionais.

Especialistas

Marilene Costa

Marilene Costa

Psiquiatra

São Luís

Vanessa Bernardi

Vanessa Bernardi

Psicólogo

Caxias Do Sul

Carmen Cordeiro

Carmen Cordeiro

Psicólogo

Taboão Da Serra

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Yohan Dornelles Lim-Apo

Yohan Dornelles Lim-Apo

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.