Tenho depressão, mas também sofro de um outro problema (que pode ou não ter a ver com a depressão):

16 respostas
Tenho depressão, mas também sofro de um outro problema (que pode ou não ter a ver com a depressão): preguiça extrema. Não estou falando daquela preguiça "normal" que qualquer pessoa sente as vezes, é simplesmente uma preguiça de fazer qualquer coisa, inclusive de praticar meus hobbies. Parece que nada na vida possui apelo suficiente pra mim para que eu possa vencer a preguiça, isto é, essa vontade de não fazer nada. Eu apenas "existo" e vejo o tempo passar, sem fazer nada de produtivo. Isso tem a ver com a depressão que eu tenho?
Olá, Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e que produz uma alteração do humor caracterizada por tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima, culpa, insônia ou muito sono. Você precisa avaliar se esses sintomas são transitórios por algum momento que você está passando ou se é persistente. Muito importante nesse momento procurar ajuda profissional de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120

Olá, Apenas existir no tempo que passa, sem desejo ou força para fazer mesmo as coisas que se gosta, geralmente são parte dos sintomas presentes na depressão. Parece ser o que você descreve como preguiça extrema. Mas, mesmo que não seja, exige uma observação melhor para saber do que se trata. Você afirma ter depressão, está fazendo algum tratamento? É recomendado que se trate depressão com orientação de um psiquiatra e também com psicoterapia.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
A falta de energia, motivação e prazer em fazer coisas (até mesmo hobbies, que antes eram prazerosos) geralmente faz parte dos sintomas da depressão.
É muito importante que você cuide de si mesmo(a)! Já buscou ajuda? Recomendo que procure um psiquiatra e inicie psicoterapia.
Olá! Imagino que deva estar angustiado com esse principal sintoma que descreve, entendo através do seu discurso que há um desejo de mudar isso e que vem lhe causando incomodo, esse sintoma pode sim adentrar ao quadro depressivo, minha sugestão é que busque ajuda psicológica para entender e elaborar melhor esse e outros possíveis sintomas que vem percebendo presente nas suas vivências, acredito que dentro de um processo psicoterápico vá conseguir melhor compreensão e tratamento para uma melhor qualidade emocional. Estou à disposição e se cuide!
Sim, a preguiça extrema que você descreve pode estar relacionada à depressão. A falta de motivação, a perda de interesse em atividades que costumavam ser prazerosas (incluindo hobbies) e a sensação de não ter energia para fazer nada são sintomas comuns da depressão.

A depressão é uma condição de saúde mental que afeta o humor, o pensamento e o comportamento. Ela pode levar a uma série de sintomas emocionais e físicos, como tristeza persistente, apatia, dificuldade de concentração, alterações no apetite, distúrbios do sono e, como você mencionou, uma sensação debilitante de falta de motivação.

A relação entre a depressão e a preguiça extrema é complexa. A depressão pode levar a mudanças neuroquímicas no cérebro, afetando a regulação do humor e da motivação. Além disso, a falta de energia física e mental associada à depressão pode contribuir para a sensação de preguiça e desinteresse.

O tratamento para a depressão pode envolver psicoterapia, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), e, em alguns casos, o uso de medicamentos antidepressivos prescritos por um psiquiatra. A terapia pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e a desenvolver estratégias para lidar com a falta de motivação e os desafios emocionais da depressão.

Além disso, fazer mudanças no estilo de vida, como adotar uma rotina regular, praticar exercícios físicos, alimentar-se de forma saudável e manter conexões sociais, também pode ser benéfico no tratamento da depressão.
Oi! sinto muito pelo que voce está passando. Mas só de vir até aqui já demonstra uma preocupação consigo mesmo hein?
Concordo com os colegas, e recomendo a busca por ajuda profissional psicologica.

Para se gerenciar as emoções, é preciso conhecê-las. A mente pode ser treinada pelo exercício do autoconhecimento, orientado por um profissional que facilite a expressão dos sentimentos, o aumento da escuta ativa e a criação de vínculos e relacionamentos mais saudáveis. Quanto mais nos conhecemos, mais aptos nos tornamos para controlar nossos gatilhos internos que geram inseguranças, potencializam o estresse, a irritação e o descontrole emocional, substituindo-os por uma vida mais equilibrada que visa o bem-estar interno e externo - com você mesmo e com os outros. Com a autoconsciência mais aguçada, suas habilidades e sua competência aumentam, possibilitando contornar melhor as adversidades, frustrações e desilusões do dia a dia, sentir menos ansiedade, além de equilibrar melhor a sua vida pessoal, profissional e social. Qualquer um, em qualquer idade, pode desenvolver inteligência emocional. Um psicólogo pode facilitar bastante essa jornada, ensinando algumas práticas e trabalhando com você seus 5 pilares: autoconfiança, autocontrole, motivação, atividades sociais e empatia.

Aconselho voce a buscar um profissional que voce se identifique, sinta confiança e se sinta acolhido.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia, sou psicóloga. Me coloco a disposição, caso queira conversar é só entrar em meu perfil e será um prazer. Te convido conhecer meu trabalho. E lembre-se: Cuide de voce! Abraço afetuoso e melhoras.
@leticiafernandespsi

Olá! Sim, os sintomas relatados podem fazer parte de um quadro de depressão, mas é importante a avaliação de um profissional para que o tratamento seja adequado.
Olá! Sinto muito que você esteja passando por essa situação nesse momento! O que você traz como relato é bastante possível em um quadro de depressão. Precisamos entender a depressão não apenas como um estado mas sim como doença e não há nenhum problema em buscar ajuda de profissionais da área de saúde para reestabelecer o bem estar físico e mental. Abraços!
Olá. A depressão é uma condição de saúde mental complexa que pode afetar o humor, os pensamentos, o comportamento e a função geral de uma pessoa. A falta de interesse em atividades que costumavam ser prazerosas, a falta de motivação e a perda de energia são sintomas comuns da depressão. Esses sintomas podem levar a uma sensação geral de apatia e desinteresse pelas atividades do dia a dia, incluindo hobbies. Portanto, é fundamental que o tratamento seja feito com seriedade, que haja acompanhamento regular de um psiquiatra e psicólogo, preferencialmente, para ajustar o plano de tratamento conforme necessário. É possível reverter essa situação, acredite :) Sempre à disposição.
Olá! No processo da depressão pode gerar uma falta de energia e uma sensação de preguiça extrema. Muitos pacientes relatam que percebem o tempo passar sem conseguirem fazer algo produtivo. Porém, além do quadro emocional, é sempre importante compreender se há alguma alteração de outra ordem, como problemas hormonais ou baixa de vitaminas, entre outros. E também compreender se alguma medicação utilizada pode contribuir para este tipo de sensação. Normalmente, com o tratamento adequado, e ajustes quando necessário, o paciente melhora e consegue iniciar ou retornar as atividades. Que tudo siga bem! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Sim, a preguiça extrema que você descreve pode estar relacionada à sua depressão. A falta de motivação, interesse e energia para realizar atividades que normalmente seriam prazerosas ou produtivas é um sintoma comum de depressão. A sensação de "apenas existir" e a falta de vontade de se envolver em atividades são características da anedonia, um dos sintomas da depressão.

É importante discutir esse sintoma com um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, para que eles possam avaliar a situação de forma mais abrangente e trabalhar em estratégias para lidar com a anedonia e outros sintomas da depressão. A terapia e, em alguns casos, a medicação podem ser eficazes para ajudar a melhorar a motivação e a qualidade de vida.
Sim, faz sentido pensar que tenha relação com a depressão, pois falta de ânimo e disposição para fazer atividades, mesmo as que gostamos, é presente na depressão. Busque ajuda, apoio de pessoas queridas, movimente o corpo e inicie processo de psicoterapia, tenho confiança de que vai te ajudar. Abraço.
Os sintomas que relata podem estar associados a depressao, oriento que procure apoio psicológico para esclarecer melhor os sintomas e entender se realmente é um quadro depressivo.
Estou disponivel para te atender e te ajudar nesse momento dificil da sua vida!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Olá, como você está? Sinto muito pelo o que está passando neste momento, este sintoma de "preguiça extrema" pode sim estar relacionado a algum transtorno depressivo. É importante buscar um acompanhamento com Psicólogo(a) e Psiquiatra, para melhor investigação dos sintomas e um plano de tratamento adequado. Isso contribuirá para melhorar seu bem-estar e qualidade de vida. Espero ter esclarecido, estou à disposição.

Um abraço!
Oie :) A depressão causa essa tal fadiga vai além do simples cansaço. A pessoa acaba se sentindo sem energia para realizar suas atividades corriqueiras, sentindo uma imensa necessidade de descansar, ficar deitadinha e quietinha é um sintoma típico da depressão. Também é possível que você esteja apresentando algum déficit de vitaminas, que também pode causar fadiga. Recomendo que consulte um médico para que ele possa avaliar melhor os sintomas. Além disso, iniciar um tratamento psicológico pode ser extremamente benéfico. Ficarei imensamente feliz em poder ajudá-lo(a).
Te convidamos para uma consulta: Terapia para depressão - R$ 80
Olá! Essa preguiça que você descreve é um sintoma muito comum na depressão. As pessoas deprimidas começam a parar de fazer o que antes gostavam a ponto, as vezes, até de se esquecer de que gostavam dessas coisas. Na TCC (terapia cognitivo-comportamental), uma das técnicas que costumamos utilizar é a ativação comportamental, que consiste em estimular a pessoa a, devagar, um pouco de cada vez, ir fazendo as coisas que costumava gostar, para se sentir estimulado a continuar. Eu recomendo que você procure um terapeuta cognitivo-comportamental para te ajudar a superar essa dificuldade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!