Tenho depressao há 16 anos e cerca de 11 anos atrás a doença Se cronificou . Os remedios nao fazem

5 respostas
Tenho depressao há 16 anos e cerca de 11 anos atrás a doença Se cronificou . Os remedios nao fazem mais efeito e sinto muito desespero e ansiedade .Moro em uberlândia e gostaria de Fazer eletroconvulsoterapia , onde posso Fazer esse procedimento gratuito pelo SUS?
Este procedimento geralmente está disponível em Hospitais Universitários, como o HC da UNICAMP, da UFBA, da USP. sugiro que você procure o serviço de psiquiatria ligado à Universidade Federal de Uberlândia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esse procedimento está disponível no Instituto Raul Soares em Belo Horizonte. Esse hospital faz parte da rede FHEMIG, ou seja, está sob administração do Governo estadual, atende através do SUS, inclusive moradores de outras cidades do estado. Entretanto, você deverá ser criteriosamente avaliado por um psiquiatra para verificar se esse é o tratamento mais indicado para o seu caso. A eletroconvulsoterapia é realmente indicada para muitos casos refratários. Espero ter ajudado. Continue buscando a melhora!
Atualmente, no estado de Minas Gerais, o Instituto Raul Soares _ FHEMIG, hospital da rede SUS, oferece eletroconvulsoterapia.
Pelo SUS não é possível fazer ECT. Os "talebans" da
Saúde Mental do Ministério da Saúde estão convictos que Eletroconvulsoterapia é um método de tortura; têm como lema "quem gosta de eletrochoque que faça em si mesmo". A única viabilidade se aplicar ECT no Brasil num serviço público de saúde é no âmbito dos hospitais universitários porque a mentalidade no MEC há que ser necessariamente menos estreita. É provável que no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário da Univ. Federal de Uberlândia você se submeta a este procedimento que a primeira vista está indicado para o seu problema clínico.
Infelizmente a ECT não é remunerada pela tabela do SUS, o que torna seu acesso muito difícil. Muitas pessoas poderiam se beneficiar dela, sem dúvidas. Há poucos centros que conseguem sustentar este tratamento de forma autônoma. Em geral, são poucas vagas, insuficientes para o contingente de pacientes graves/refratários.... Falta pressão, não apenas da comunidade psiquiátrica, mas das associações de pacientes, da sociedade como um todo, para que o critério seja técnico, e não ideológico. Enquanto isso, pacientes gravíssimos, refratários e com risco de suicídio iminente seguem sem opção, a não ser o tratamento particular, quando possível ou disponível.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Eletroconvulsoterapia (ECT)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.