tenho depressão e ansiedade generalizada e durante a gravidez fiz usso de fluoxetina e rivotril, hj

8 respostas
tenho depressão e ansiedade generalizada e durante a gravidez fiz usso de fluoxetina e rivotril, hj vejo minha bebê muito ansiosa e agitada quase não dorme será que isso interferiu em alguma coisa na formação dela?
Boa tarde.
Na minha opinião, não é possível responder de forma tão direta sua pergunta.
No entanto, gostaria de dizer que há trabalho psicológico específico para esse tipo de dificuldades, ainda que sua filha seja muito pequena.
O trabalho é feito na relação pais-bebê e, além da possibilidade de trazer alívio das dificuldades vivenciadas, é considerado como preventivo de dificuldades psicoemocionais futuras.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Conforme citado acima, existe a interferência da medicação no período de gestação, porém acredito que seja importante pensar além disto antes de atribuir o estado de humor da sua bebê (ansiedade e agitação) somente à medicação. Neste sentido é importante levar em conta o reflexo desta medicação em sua vida (mãe) e de que forma o seu estado de humor possa interferir no da sua bebê, por isso procure um acompanhamento médico e psicológico, dê atenção e cuidados para você também.
Prezada, o que foi feito está feito. O que importa é o que você pode fazer daqui para a frente. Não sei a idade de sua bebê , então não posso fazer comentário em relação a ela. Mas quanto a você, pode refletir sobre o seu comportamento agora e como ele pode estar influenciando nesta situação que você relata. Se achar que será útil pode procurar ajuda com um psicólogo ou psicanalista.
Quanto ao efeito dos medicamentos sobre a bebê procure se informar com um psiquiatra ou neurologista. Abraço.
Não é aconselhável a administração de medicações nos 3 primeiros meses de gestação, porém há situações que não há como evitar o uso. Acredito que você tenha utilizado acompanhada de seu médico durante o pré-natal e que o mesmo deve ter avaliado o beneficio. Sabemos que existe o psiquismo fetal que trata sobre desenvolvimento psico, afetivo e emocional, no qual o feto capta os sentimentos e emoção da mãe, sugerindo uma possível continuidade destes após o nascimento. Com a permanecia da sua ansiedade, pode estar ocorrendo um reforço para a bebê. Sugiro que procure um especialista para uma melhor avaliação do caso
bom dia! Sabemos que toma medicação oferece riscos e benefícios, na gravidez a coisa é mais delicada, pois são dois... portanto convier com a depressão ou ansiedade é muito mais prejudicial a mãe e ao bebê, do que fazer tratamento medicamentoso, isto por que a gestante nesta condição, libera cortisol, hormônio do estresse, que passa na placenta para o bebê,o cérebro do bebê em formação, ao ser acostumado com altas doses deste hormônio, passa a ter menos receptores para este hormônio, dificultando para toda sua vida o enfrentamento de situações de estresse. Vale a pena procurar um neurologista e fazer avaliação do estado do bebê, e você a terapia poderá ajudar a manejar suas dúvidas, Boa sorte!
Para responder adequadamente seria precisa saber se você ainda está usando tais medicações. Como não foi dito responderei nos dois cenários. Há relatos de irritabilidade em lactantes que usam fluoxetina, caso esteja usando esse medicamento recomendo avaliar a situação com o seu psiquiatra. Caso não esteja tomando e suspeite de algum problema na formação da sua bebê sugiro consultar um pediatra. É importante também lembrar que bebês são muito influenciáveis ao estado de humor dos seus cuidadores, sendo assim vale a pena cuidar do seu estado emocional também pensando na saúde dela.
Não é um boa ideia tomar medicamentos anti-depressivos na gravidez, a menos que seja um quadro grave, mesmo assim, é necessário um pré-natal com cuidados específicos. Os medicamentos,com certeza causa interferência no desenvolvimento psíquico deste a gestação, o que pode interferir no processo de desenvolvimento cognitivo e psicológico do bebê.
Olá! É permitido o uso de antidepressivos durante a gestação sim,mas,a substância também é passada para o bebê. Apesar disso,é melhor que a mãe se sinta bem para receber o recém-nascido e junto com a psicoterapia trabalhar esse novo vínculo.
Não podemos afirmar que a agitação do bebê está ligada ao uso das medicações,mas acho importante você observar o seu comportamento com o bebê e como a chegada dele vem impactando a sua vida. Espero ter ajudando!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1227 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.