Tenho depressão e ansiedade e estou sendo acompanhada por psicóloga e psiquiatra, que me passou um a

17 respostas
Tenho depressão e ansiedade e estou sendo acompanhada por psicóloga e psiquiatra, que me passou um antidepressivo que está me ajudando muito. Faço Pilates 3x por semana,, porém minha psicóloga recomendou incluir algum exercício aeróbico na minha rotina para auxiliar na minha ansiedade. Tem algum tipo de exercício específico que é mais indicado para pessoas com depressão/ansiedade?
Olá! Não há uma atividade/exercício físico específico. Sugiro que procure fazer a atividade que goste de praticar, assim fica mais fácil tornar um hábito, uma rotina prazerosa. Cuide-se!

Olá, bom, não conheço essa informação de que exista um exercício melhor que outro para lidar com a ansiedade. Talvez a inclusão do exercício aeróbico seja para movimentar mais o corpo, já que dependendo do tipo do Pilates ele é mais parado. O mais importante é manter uma atividade física que você goste de praticar, os demais benefícios virão com o tempo!
Olá! É importante que seja uma atividade prazerosa para você e que possa praticá-la, esse é o fator primordial que irá facilitar a frequência e consequentemente ajudar nas questões emocionais existentes. Converse com seus médicos para que eles te auxiliem nessa escolha. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Boa tarde. Um dos pontos principais no tratamento da depressão é você dar sentido as suas escolhas. Perguntar-se qual atividade aeróbica você tem vontade de fazer. O exercício aeróbico vai fazer você suar, gerar endorfinas naturais. Ou seja, são atividades complementares ao tratamento da depressão. Você pode experimentar e escolher livremente.
Olá, o ponto chave é você encontrar algo que realmente goste de fazer, pois isso aumenta a probabilidade de você manter a atividade regularmente. Se você não está acostumada com exercícios aeróbicos, comece com sessões mais curtas e de baixa intensidade, aumentando gradualmente conforme seu condicionamento melhora.

Uma caminhada rápida já pode ser benéfica. Mas há outras opções. Andar de bicicleta, seja ao ar livre ou em uma bicicleta ergométrica, é uma ótima maneira de fazer exercício aeróbico. Natação, danças ou aulas de fitness também podem ajudar.
Incorporar exercícios aeróbicos na rotina pode ser uma excelente maneira de complementar o tratamento para depressão e ansiedade. Os exercícios aeróbicos têm sido amplamente estudados e demonstrados como eficazes na redução dos sintomas dessas condições, principalmente devido à liberação de endorfinas e à melhora da função cognitiva e do humor.

Tipos de Exercícios Aeróbicos Indicados
Caminhada Rápida ou Corrida Leve:

Benefícios: A caminhada rápida ou a corrida leve são acessíveis e podem ser feitas ao ar livre, o que também proporciona benefícios adicionais do contato com a natureza.
Duração Recomendada: 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
Natação:

Benefícios: A natação é um exercício de baixo impacto que envolve todos os grupos musculares, o que pode ser particularmente útil para quem tem problemas articulares ou outras limitações físicas.
Duração Recomendada: 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.
Ciclismo:

Benefícios: Andar de bicicleta pode ser uma atividade agradável e eficaz para melhorar a saúde cardiovascular e mental.
Duração Recomendada: 30 a 45 minutos, de 3 a 4 vezes por semana.
Dança:

Benefícios: A dança é divertida e social, o que pode aumentar o sentimento de conexão e bem-estar.
Duração Recomendada: 30 a 60 minutos, de 1 a 3 vezes por semana.
Aulas de Aeróbica ou Zumba:

Benefícios: Aulas de aeróbica ou Zumba combinam música e movimento, proporcionando uma experiência envolvente e energizante.
Duração Recomendada: 45 a 60 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.
Considerações e Recomendações
Iniciar Devagar: Se você não está acostumada a fazer exercícios aeróbicos, comece devagar e aumente a intensidade gradualmente.
Consistência: A chave para obter os benefícios dos exercícios aeróbicos é a consistência. Tente incorporar esses exercícios de maneira regular na sua rotina.
Gostos Pessoais: Escolha um exercício que você goste. Isso aumenta a probabilidade de você manter a atividade a longo prazo.
Acompanhamento Profissional: Pode ser útil contar com a orientação de um profissional de educação física, especialmente no início, para garantir que você esteja executando os exercícios corretamente e de forma segura.
Conclusão
Incluir exercícios aeróbicos na sua rotina pode ser uma adição valiosa ao seu tratamento para depressão e ansiedade, complementando o trabalho que você já está fazendo com sua psicóloga e psiquiatra. Esses exercícios não só ajudam na saúde física, mas também melhoram o bem-estar mental e emocional. A escolha do tipo de exercício deve levar em consideração suas preferências pessoais, objetivos e qualquer limitação física que você possa ter.
A Terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares) é uma abordagem psicoterapêutica eficaz no tratamento de traumas psicológicos, especialmente útil em casos de ansiedade e depressão. Essa técnica utiliza movimentos oculares para ajudar o cérebro a processar e integrar memórias traumáticas, reduzindo assim sua intensidade emocional e perturbação associada, relacionada a uma gama ampla de transtornos. Por outro lado, técnicas de gerenciamento da dor (Pain Management) são aplicadas para ajudar a controlar a percepção da dor e a influência da ansiedade e depressão sobre essas projeções no corpo, experiência dolorosa. A inclusão de exercícios aeróbicos na rotina também se baseia em evidências científicas que apontam o aumento da liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina durante a atividade física, proporcionando melhoria do humor e redução do estresse. A combinação dessas abordagens proporciona uma estratégia compreensiva que atua tanto nos sintomas psicológicos quanto físicos, promovendo uma melhoria geral no bem-estar e qualidade de vida do paciente. O mais importante é o conjunto de medidas estratégicas direcionada por especialista.
Olá. Acredito que a sua psicóloga possa te ajudar melhor com indicações, pois ela já te conhece e talvez consiga te apresentar algumas possibilidades, mas eu sugeriria alguma atividade ao ar livre (dança, caminhada, yoga, bike, etc).
Olá!
Primeiramente sinto muito que esteja com depressão e ansiedade, mas fico feliz que esteja sendo acompanhada por profissionais capacitados.
Respondendo a sua pergunta creio que seja importante que você faça atividades físicas prazerosas, pois só assim o exercício físico te ajudará a aliviar os sintomas ansiosos e depressivos. Caso você não saiba ainda qual tipo de atividade gosta sugiro que teste algumas como por exemplo: corrida, dança, andar de bicicleta e natação.
No caso do exercício físico não existe uma regra. O que é eficaz para uma pessoa não é para outra e isso muda de acordo com o tempo, ou seja, o que te possibilita prazer hoje pode não ser eficaz no futuro.
Como você está em processo psicoterapêutico creio que seja importante compartilhar essa questão com sua Psicóloga, pois ela te conhece bem e está acompanhando seu caso de perto.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá bom dia! Estudos revelam que a atividade aeróbica produz poderosas conexões no cérebro e produção de hormônios que podem substituir remédios controlados fortes para depressão e ansiedade! Procure algo que você gosta como corrida, caminhada, luta, dança, natação, comece 3 vezes na semana e vai aumentando, verá a diferença com o tempo. Não desista, estou aqui se precisar, abraços:
Oi!
Que bom que você está interessada em fazer o melhor pelo seu tratamento e pretende seguir a sugestão da sua psicóloga que, diga-se de passagem, achei muito interessante.
Penso que o importante aqui é que seja algo prazeroso para você, pois, assim, aumenta a chance de você dar sequência.
Já pensou em uma aula de dança?
Também tem o Jump.
Corrida.
São muitas possibilidades.
Veja o que está disponível na sua cidade e eleja o que tiver mais a ver com você.
Boa sorte!
Abraços.
Para aliviar a ansiedade, exercícios de respiração são bastante efetivos. Você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. Exercícios respiratórios provocam relaxamento e ajudam a você estar no presente, o que faz aliviar completamente a ansiedade. São técnicas fáceis, práticas e muito eficientes.
Os estudos mais recentes trazem a musculação como forte aliada no combate a depressão. Quanto ao aeróbico sugiro aulas coletivas de dança ou caminhadas em velocidade moderada.
Porém é necessário passar antes por uma avaliação cardiológica com um especialista da área.
Olá! Atividade física é muito importante para casos como o teu. É interessante você praticar uma atividade física que você goste e que perceba que te faz bem, mas se não gostar de nenhuma, você precisará fazer um esforço pensando que isso vai beneficiar a tua saúde. A atividade física tem um papel importante para a saúde mental especialmente por liberar endorfina no nosso corpo. Alguns estudos dizem que existe um melhor resultado no caso das atividades aeróbicas, imagino que seja por isso que a tua psicoterapeuta está sugerindo atividades desse tipo. Mas se está com dúvidas ou preocupações será importante conversar com a tua psicóloga sobre o assunto. Desejo melhoras!
Boa tarde! Seguir o acompanhamento psicológico e psiquiátrico é ótimo para enfrentar seus desafios à cerca da ansiedade. O pilates realmente é uma das formas de aliviar os sintomas, mas alguns outros exercícios podem sim acompanhar, como: Dança, Natação e Caminhadas diárias.
Tenha um ótimo dia!
Olá! É uma boa sugestão, pois os exercícios aeróbicos liberam endorfina e este importante neurotransmissor auxilia na regulação do humor. Sendo assim eles combatem a ansiedade e depressão. Existem inúmeros relatos de pessoas que se sentem mais dispostas após a realização destas atividades de maneira regular e contínua. Então, atividades como natação, caminhada, bicicleta, subir escadas, danças ou corridas são excelentes e cumprem este propósito. Sugiro procurar por um profissional de educação física.
Olá, espero que você esteja bem.
Toda atividade física ajuda e é fundamnetal para p seu corpo e sua mente. Recomendo você fazer o que gosta, ou o que menos desgosta rs. Para iniciar, e não ficar difícil manter a constancia.
Espero ter ajudado. Sou a Letícia psicóloga.
Te convido a conhecer mais sobre meu trabalho:
@leticiafernandespsi

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!