Tenho depressão e ansiedade e agora estou gestante o psiquiatra me receitou escitalopram após a 12sem.de

3 respostas
Tenho depressão e ansiedade e agora estou gestante o psiquiatra me receitou escitalopram após a 12sem.de gestação na 37 é pra eu começar o desmame p/não haver risco do bebê nascer com problemas respiratórios,estou com dúvidas e tenho medo de voltar a ter crises no final sem a medicação o que fazer?
Revisões sistemáticas recentes enquadraram o escitalopram como um dos antidepressivos com baixo risco de efeitos adversos na gestação. O risco existe apesar de pequeno, e seja com ele, seja com outras alternativas, é preciso levar em conta com seu médico assistente que depressão materna pode ser mais prejudicial à mãe e ao bebê que a medicação

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite!
O escitalopram, assim como vários antidepressivos, precisa ter seu risco/benefício avaliado para ser usado no período gestacional e de amamentação. Além de problemas para o bebê o escitalopram é excretado no leite materno, sendo assim não deve ser usado durante a amamentação. Mas existem outras opções de medicamentos e também boas estratégias não medicamentosas para o tratamento da ansiedade e depressão. Não deixe de conversar com seu médico sobre isso.
Espero ter te ajudado. Um abraço.
Adriana S. Gatti.
Você deve conversar com seu médico sobre este medo. Existem outras medicações que podem ser consideradas neste período gestacional, sempre levando-se em conta risco benefício. Seu psiquiatra e/ou obstetra é o profissional mais indicado para lhe ajudar.

Especialistas

Marilene Costa

Marilene Costa

Psiquiatra

São Luís

Vanessa Bernardi

Vanessa Bernardi

Psicólogo

Caxias Do Sul

Carmen Cordeiro

Carmen Cordeiro

Psicólogo

Taboão Da Serra

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Yohan Dornelles Lim-Apo

Yohan Dornelles Lim-Apo

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 127 perguntas sobre Transtorno depressivo maior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.