Tenho depressão. Como me comportar/lidar/interagir com meus filhos pequenos de forma que meu humor deprimido

13 respostas
Tenho depressão. Como me comportar/lidar/interagir com meus filhos pequenos de forma que meu humor deprimido não os afete?
Bom dia! Só reforçando o que os colegas já disseram: busque se cuidar em primeiro lugar, faça terapia e busque ajuda psiquiátrica. Quando você começar a melhorar da depressão a relação com seus filhos começará a voltar a ser o que era

Bom dia, Entendo sua angústia, o humor deprimido altera bastante o humor e o dia a dia. Recomendo que você procure um psicólogo(a) para realizar uma psicoterapia. Pois lá além de você combater a depressão, você pode aprender estratégias e habilidades sociais de interação para conviver melhor com seus filhos. As vezes é necessário o uso de medicamento para realização de uma regulação emocional, o psicólogo(a) pode fazer o encaminhamento após uma avaliação. Um abraço!
Boa tarde! O ideal é que você se respeite em primeiro lugar, pois tentar disfarçar o seu humor pode acabar sendo uma atitude muito agressiva com você mesmo. Procure primeiro cuidar de você e de sua depressão, para que possa estar bem com seus filhos e com você. Para isso é importante que você tenha acompanhamento psiquiátrico e psicológico, pois o tratamento medicamentoso vai te ajudar reduzindo os sintomas e o tratamento psicológico vai te ajudar com os fatores emocionais envolvidos, a encontrar a melhor forma de lidar com a depressão, de se relacionar, e de se cuidar no que diz respeito a hábitos e comportamentos pra tornar sua vida mais saudável. Estou à disposição!
A depressao é um sinal de alarme que voce precisa de cuidado! Entao divida como esta se sentido com seus familiares e amigos mais proximos para que estes possam ser tambem sua rede de apoio.
A ajuda de um psicologo sera te extrema importância para entender o seu sintoma, dar voz ao que ele te pede e atender as necessidades do seu organismo. É importante perceber desde quando passou a se sentir assim desanimada, triste, ou ate mesmo irritade, e o que estava acontecendo na sua vida nessa epoca. Os sintomas aparecem para nos pedir reajustes e fechamentos em nossa vida.
É importante para seus filhos que voce se cuide já! Dependendo do gral da depressao eles podem sentir cada vez menos a sua presença emocional com eles mesmo tendo a presença fisica. Se cuide!
Você pode começar se ajudando buscando suporte psicológico. Sugiro terapia cognitivo comportamental e EMDR. Coloco me a disposição para esclarecimentos.
Olá,
O primeiro passo é você procurar uma terapia, pois você precisa cuidar de si mesma para não interferir na sua vida pessoal.
Marque uma consulta com um especialista.
Olá!!!O tratamento da depressão é feito com a associação de medicação e psicoterapia.Procure um psiquiatra para fazer uma avaliação e começar o tratamento medicamentoso, é com ele que os sintomas irão melhorar e , um psicólogo para a psicoterapia, no qual irá trabalhar as causas e os prejuízos que a depressão está fazendo na sua vida,além de ele poder te orientar em relação aos seus filhos.
As crianças percebem tudo, não importa a idade,então sem se aprofundar no assunto,diga à elas como está se sentindo , que já esta se tratando e que tudo isso não tem nada a haver com eles ,logo melhorará.
Aos poucos, tente fazer algumas atividades juntos,mas sempre respeitando seus limites.
Com a ajuda dos especialistas ,aos poucos melhorará sua qualidade de vida.
Boa Sorte nas suas escolhas!Espero ter ajudado!qualquer coisa,estou a disposição!
Olá, na verdade é bom você procurar um psicólogo para falar sobre a depressão. Após seu contato, ele irá lhe dar as próximas orientações. Com certeza é muito importante você fazer a terapia e tomar o medicamento caso seja avaliado como necessário para que melhore seu relacionamento com seus filhos bem como outras relações; alem de você se sentir melhor. Estou à disposição.
Olá, eu compreendo sua necessidade e imagino o quanto seja difícil. É muito importante que perante o seu núcleo familiar, você se expresse e conte com eles para atravessar esse momento, que com o tratamento adequado pode ser tratada e equilibrada. Sugiro que busque um psicólogo. Pois a psicoterapia possibilita ferramentas para lidar com as emoções e se expressar em relação aos seus familiares.Com a avaliação do psicólogo, também poderá necessária o encaminhamento de um psiquiatra para indicação de medicamentos. No geral, sugiro que se não for por você, pense nos seus filhos e nas pessoas que ama, acredite na sua capacidade de superação e ter uma vida saudável.
Espero que tenha ajudado, um abraço :)
Olá!! Realmente a depressão pode interferir no relacionamento com os filhos. A melhor forma de ajudá-los é cuidar de você, então busque ajuda profissional. Se você estiver bem, eles também vão estar. O psiquiátrica pode receitar medicação para melhorar o humor deprimido. Já o psicólogo pode ajudar a entender as causas da sua depressão e trabalhar tanto comportamentos como pensamentos para que você volte a sentir prazer e alegria com a vida. Depois converse com as crianças e explique que você tem estado triste e que às vezes não tem tanta energia para brincar com eles. É importante deixar claro que isso não tem nada a ver com elas, que você já está se cuidando e vai melhorar. Por último, escolha alguma atividade que você gostava de fazer com as crianças e que não seja muito difícil pra você nesse momento. Inclua na rotina de vocês mesmo sem muita vontade, nem que seja pouco tempo. Isso vai ser muito importante tanto pra você como pra eles! Fique bem! Abraços.
Lendo sua pergunta, lembro-me da ideia trazida com as máscaras do avião. Primeiro, é importante colocarmos a máscara em nós mesmos, para que, posteriormente, seja possível colocar no outro.
Acredito que o mais importante nesse momento seja você poder se dar esse cuidado, relacionado ao sintoma que está aparecendo. Fazendo isso, a relação com você mesma e seus filhos irá se modificar.
Procure um terapeuta indicado, que realize um trabalho com qualidade e que você se sinta bem.
Olá, boa tarde! A depressão é uma doença que deve ser levada a sério, e é um sinal de que você precisa se cuidar. Procure um psicólogo para te ajudar, com ele você entrará em contato com esse sintoma e descobrirá o que fez com que ele surgisse. Todos os sintomas que surgem em nossas vidas vem como uma forma de se ajustar ao momento presente. E, para melhorar, você precisa tomar consciência disso. Quanto aos seus filhos, a primeira coisa a fazer é se cuidar e se respeitar. Os filhos percebem e sentem tudo, não importa a idade, por isso, é importante que você converse com eles e explique o que está acontecendo, deixando claro que você já está se cuidando para poder estar melhor com você mesma e com eles.
Olá,

Uma coisa que sempre digo para meus pacientes é quando você cuidado de você, também cuida daquele que você ama. A melhor maneira nesse momento para passar por essa situação é procurando um psicólogo. Talvez, também precise de auxílio de medicamentos para ajudar sei humor, porém nesses casos preciso procurar também um psiquiatra. O trabalho dos dois profissionais, irá ajudar a superar essa situação.