Tenho depressão/ansiedade. Há 2 meses tomo sertralina.Iniciei com 25mg. Hoje faz 9 dias que estou tomando

10 respostas
Tenho depressão/ansiedade. Há 2 meses tomo sertralina.Iniciei com 25mg. Hoje faz 9 dias que estou tomando 150mg.100 a noite,50 manhã.Ao acordar,aumenta muito a depressão e ansiedade.Depois vai melhorando ao longo do dia e a noite me sinto bem.No outro dia a msma coisa.O que fazer p/ melhorar de vez?
bom dia,
importante mencionar que a depressão não se cura somente com medicamento, o ideal é medicamento + psicoterapia.
Converse com seu médico, para regular a dosagem, mencione que pela manhã é seu ponto crítico.
Um fator que irá ajudar bastante é tomar sol pela manhã e procurar alguma atividade física, perceberá que acrescentando isso a sua rotina mais a terapia psicológica alcançará mais rapidamente seus resultados, fora das crises e da doença!
Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Como mencionou a colega acima, depressão não se cura apenas com medicamentos. As pessoas com depressão geralmente têm pensamentos distorcidos da realidade, numa tendência a ver as coisas negativamente. O remédio trata o desequilíbrio químico mas a parte psíquica é tratada com terapia. Além disso, a prática de atividades físicas regulares e alimentação equilibrada são fatores essenciais no tratamento da depressão.
Estou de acordo com os colegas acima.
Falar que estar depressiva, muitas vezes ficamos presos aos sintomas, buscar outras alternativas, ou seja, uma equipe multidisciplinar , psicoterapia , exercícios de relaxamento pode te ajudar ficar no controle do sintoma. Quanto ao tempo da melhora vai se dando como se fosse pequenas doses homeopáticas.
Olá, Os medicamentos indicados para estes sintomas ajudam a aliviar sintomas, mas a cura efetiva está na transformação intima que você pode processar em você mesma. Somente a mudança de pensamentos e atitudes podem contribuir para este resultado. Tente observar-se sobre os sentimentos que pairam em você a possível falta de segurança e procure fazer diferente. Resgate seu proposito de vida e verá que tudo pode ser transformado, a partir da sua vontade. A terapia pode ajuda-la a encontrar estes caminhos. Tente e seja feliz.
Olá. Tudo bem? Tratar depressão e ansiedade, hoje, já não é mais um bicho de sete cabeças. Todos os detalhes que você mencionou precisam ser explicitados pelo médico porque o ajuste de medicação não é tão objetivo quanto parece e demanda testes e tempo. Nove dias com a nova dosagem é muito pouco tempo para avaliar se a medicação está ou não funcionando de forma definitiva. Imagino que seja bem complicado esperar algum tempo pelos resultados positivos, mas isso é necessário. E repetindo o que já foi dito, a medicação não é a única estratégia para um tratamento eficaz e a psicoterapia pode te ajudar a mudar estratégias de comportamento e pensamentos que te levam aos problemas. Boa sorte no tratamento. Um abraço!
Complementando , acredito que seria de grande utilidade você iniciar um processo psicoterápico pela linha cognitiva comportamental , que possui muita eficácia em transtornos ansiosos e depressivos.
Olá! Como alguns profissionais mencionaram anteriormente, é muito importante que busque uma orientação do seu psiquiatra, pois o fato dos sintomas se agravarem pela manhã é algo importante a se observar. A depressão é um transtorno que envolve alterações químicas no cérebro, por isso a importância do uso da medicação adequada, mas além disso existem outros aspectos como emoções, sentimentos, comportamentos e pensamentos (pensamentos negativos, culpa, inutilidade e etc) que devem ser trabalhados, e que só será possível por meio de psicoterapia. Busque ajuda, pois com um tratamento multidisciplinar, você pode obter qualidade de vida e principalmente alivio do sofrimento. Abraços!
Nós somos seres complexos e NÃO há apenas um caminho para melhorar sua depressão.

Também não gosto de falar em cura, pois quando se trata de sentimentos e emoções o melhor é aprender a lidar de maneira diferente com eles, enxergar que a depressão é uma doença é importante, mas você não é assim, apenas está assim.

Acredito que o melhor dos mundos é ir a terapia ao menos uma vez por semana, não tomar medicação sem orientação de um psiquiatra e praticar exercícios físicos.

Claro que precisa de energia para fazer tudo isso e se possível, peça para um familiar ou amigo lhe acompanhar aos tratamentos no início.

Boa sorte!
Percebi que está disposto(a) a melhorar de vez, então, para atingir o que está buscando, precisa, antes de tudo, buscar a resposta em si mesmo(a). São vários fatores que provocam ansiedade e depressão. Se já está em acompanhamento psiquiátrico certamente deu um grande passo em busca da melhora então, o que mais poderia te auxiliar? No geral, a ansiedade e a depressão estão relacionadas à falta de motivação e ao movimento da vida (tempo vivido de forma acelerada e no futuro, já a depressão vem da falta de sentido do viver), algumas pessoas melhoram, de fato, com atividades físicas, outras com a compreensão de si mesmo e dos desejos de vida que estão com pouca expressividade por meio da psicoterapia e autoconhecimento, outros melhoram buscando a religiosidade, portanto, tente se concentrar em você. Estudos indicam eficácia na associação psiquiatria/psicoterapia nos sintomas da depressão e ansiedade, seria um caminho para você? Dra. Helena Lopes
Olá, concordo com os colegas acima, como faz 9 dias que iniciou com a nova medicação ainda é preciso avaliar se a dosagem é a correta, passando mais algum tempo, após uns 15 a 20 dias seria bom retornar com seu médico e solicitar esta avaliação caso não tenha remissão dos sintomas... o ideal também seria estar em acompanhamento psicológico, as duas especialidades trabalhando juntos você terá mais êxito.
espero ter ajudado.
Jailice Lima

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2680 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.