Tenho crises de pânico com medo de engravidar, mesmo usando proteção como pílula e preservativo.

11 respostas
Tenho crises de pânico com medo de engravidar, mesmo usando proteção como pílula e preservativo. Comecei tratamento com medicação, mas faz quinze dias apenas. Tem algum outro tipo de tratamento que possa fazer? Como me tranquilizar, já que os remédios me deixam enjoada e isso serve de gatilho.
Bem, a resposta prática e direta é: camisinha, contraceptivo vaginal etc mas penso que por serem menos eficientes piorarão seus temores. Acredito ser essencial que investigue motivos conscientes ou inconscientes ( guardados láaaa trás, escondidos de você mesmo) para enfrentar esse medo desproporcional. Um medo desproporcional se chama fobia, e numa psicoterapia poderá encontrar suas origens! Enfrente seu medo! Senão remédio algum lhe trará sossego!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, entendo sua preocupação, pela sua informação esse seu medo me sugere uma FOBIA
FOBIA é um medo intenso de um estímulo, no caso a gravidez, que a maioria das pessoas não considera particularmente perigoso.
Sugiro a você que busque as causas conscientes e inconscientes para que seja tratados, os medicamentos ajudam nos sintomas, mas a Psicoterapia ajudará na causa do medo, imagino que se sinta desgastada, sem energia.
Faça um Tratamento Psicoterápico, você não precisa escolher sofrer.
Espero que lhe tenha ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Geralmente temos três tipos principais de reação ao medo: luta, fuga e congelamento. A náusea se enquadra numa reação de fuga em relação ao medo de engravidar, nesse caso. Racionalmente, esse medo não deveria existir, uma vez que usa métodos contraceptivos. Pesquisas científicas indicam que terapias de reprocessamento podem favorecer uma resposta parassimpática autonômica do SNC e consequentemente uma psiconeurorregulação dos sintomas. Por isso, indico que procure um profissional (psicólogo ou psiquiatra) que trabalhe com terapias de reprocessamento (EMDR e Brainspotting), o qual irá investigar e reprocessar toda rede de memórias associadas ao medo de engravidar, inclusive os disparadores (a náusea, que você chama de gatilho).
Usar camisinha. Esse é o lado prático, ou mesmo dou, e isso um ginecologista pode sugerir com mais propriedade, mas me parece que esse receio independe do quanto possa estar protegida, e seria bom percorrer esses caminhos com um psicoterapeuta pra desvendar em si possibilidades que não te preocupem além do que é normal, para que não se sinta mal e cesse o medo, ou pelo menos consiga conviver em paz com ele. Estou às órdens.
Olá, o tratamento medicamentoso, muito embora necessário em alguns casos, apenas alivia os sintomas, não resolve a causa. Para que você saiba o que te ocasiona tamanho sofrimento procure um psicólogo, assim, você conseguirá entender o que lhe aflige e conseguirá lidar com suas dores e questões íntimas.
A medicação pode não estar fazendo o efeito desejado. Onde e importante ter um pouco de paciência. Na situnção colocada por você deixa claro o quanto sua angústia vai além da sua compreensão. Mesmo agindo de forma racional de ao usar anticoncepcional para não engravidar, se mostrar angustiada com a possibilidade de gravidez. Demonstrando a necessidade de uma psicoterapia para averiguar a causa de algo que lhe foge à compreensão e assim sendo a partir deste trabalho terapêutico ter uma melhor perpectiva
do porque você se sentir assim.
Nesse caso seria legal você fazer uma investigação de onde vem esse medo que causa tanto conflito.
Procurar fazer uma psicoterapia com o objetivo de ampliar e resolver as questões que produz o desconforto.
Boa sorte.
Nesse caso acho interessante você procurar por um profissional de psicologia para iniciar um acompanhamento e poder trabalhar todas estas questões e entender melhor o que pode estar acontecendo.
Olá, por mais que você já utilize dois meios contraceptivos que são seguros, vejo a necessidade de conversar com sua ginecologista sobre outras possibilidades e atenuar de forma prática o seu receio de engravidar. Como psicóloga, percebo que seus pensamentos estão atrapalhando sua qualidade de vida pós ato sexual, pois demonstra preocupação excessiva de engravidar. Meu conselho é além de ter o contato com sua ginecologista para tirar dúvidas concretas, você procurar um psicólogo para reestruturar cognitivamente este pensamento que lhe causa estresse e ansiedade. É possível por meio de terapia tranquilizar e modificar a forma que está encarando este evento. Espero ter ajudado. Abraços
Boa tarde as terapias mais eficazes até hoje para tratar a síndrome do panico e o medo são o EMDR e o Braispotting, contudo que o teu panico está se construindo a causa do medo de engravidar, Procure um psicologo/a que trabalhe com uma dessas teorias com certeza irá te aliviar este sofrimento sem depender dos medicamentos que estão te provocando enjoou.
Esse medo exagerado de engravidar pode ter suas raízes em possíveis traumas durante a sua gestação. Sugiro procurar profissionais especialistas em traumas para explorar esta hipótese: psicólogos que trabalhem com AIM (Abordagem Integrada da Mente), Brainspotting, EMDR ou Experiência Somática. Estas técnicas podem tornar sua vida mais leve diante desta questão.

Especialistas

Mariana Pereira Kohn

Mariana Pereira Kohn

Psicólogo

Itapira

Kerven Dantas

Kerven Dantas

Terapeuta complementar

Fortaleza

Leonardo Guedes

Leonardo Guedes

Psicólogo

Juiz de Fora

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Mariana Andrelli Gonzaga Vieira

Psicólogo

Lagarto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Fobias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.