Tenho crise de herpes labial apenas quando inicio relacionamento com um parceiro diferente. Nenhum p

1 respostas
Tenho crise de herpes labial apenas quando inicio relacionamento com um parceiro diferente. Nenhum problema de saúde físico ou mental faz com que a doença se manifeste, apenas quando tenho contato físico com alguém que recentemente iniciei um relacionamento. Quais seriam as prováveis causa dessa manifestação surgir numa ocasião tão específica?
A ocorrência de crises de herpes labial exclusivamente quando você inicia um relacionamento com um parceiro diferente pode estar relacionada a vários fatores. Aqui estão algumas possíveis causas:

Estresse emocional: Iniciar um novo relacionamento pode ser uma fonte de estresse emocional, mesmo que seja um momento feliz. O estresse pode enfraquecer o sistema imunológico, facilitando a reativação do vírus do herpes.

Mudanças hormonais: O início de um novo relacionamento pode causar mudanças hormonais no corpo, que podem influenciar a atividade do vírus do herpes.

Contato físico: O contato físico mais próximo com um novo parceiro pode expor você a diferentes micro-organismos, que podem desencadear uma resposta imunológica e, consequentemente, a reativação do vírus.

Atrito físico: Atividades que envolvem contato físico, como beijos e relações íntimas, podem causar pequenas lesões ou irritações na pele, facilitando a manifestação do herpes.

Exposição a novos antígenos: Cada parceiro pode ter uma flora bacteriana diferente, e o contato com novos antígenos pode temporariamente enfraquecer o sistema imunológico enquanto seu corpo se adapta.

É importante cuidar da sua imunidade para ajudar a prevenir essas crises. Algumas medidas que podem ajudar incluem:

Manter uma alimentação balanceada.
Praticar exercícios físicos regularmente.
Controlar o estresse através de técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga.

Dormir bem para garantir o descanso adequado do corpo.
Evitar fatores desencadeantes conhecidos.
Se as crises persistirem ou forem muito frequentes, pode ser útil consultar um médico para discutir outras estratégias de prevenção, que podem incluir o uso de antivirais em doses baixas.

Atenciosamente,

Dra. Ana Lais Rigolon
Médica Infectologista

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!