Tenho compulsão alimentar, faz 3 anos que estou me tratando com um profissional, mas de um ano para

7 respostas
Tenho compulsão alimentar, faz 3 anos que estou me tratando com um profissional, mas de um ano para cá eu engordei 27kg e cheguei a trocar meu antidepressivo 2 vezes, eu tomei Desve 100mg e agora Elifore 100mg, não sei o que acontece que já contatei o profissional que me acompanha e ele não tenta resolver meu problema trocando meu medicamento ou me dando algum conselho, esses anti depressivos podem engordar com o tempo?
Olá, a questão da compulsão alimentar deve ser tratada juntamente com um psicólogo e um psiquiatra além de outras especialidades médicas dependendo do caso. A psicoterapia pode de ajudar a mudar esses padrões de comportamentos compulsivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde, a compulsão alimentar precisa ser tratada com a psicoterapia os medicamentos não são suficientes, procure algum psicologo/a que trabalhe com EMDR ou Brainspotting, são as terapias mais avançadas para tratar este tipo de transtorno alimentar. Se quiser saber mais sobre isso pode entrar em contato no privado. Boa sorte!
Olá! Inicialmente lhe peço que não pare a medicação sem o conhecimento de seu médico, cada pessoa é diferente e não tem como dizer a reação do medicamento prescrito sem uma avaliação de um profissional especializado. Um tratamento multiprofissional é muito importante e indispensável. Busque ajuda de um psicólogo especialista para lhe ajudar a identificar os gatilhos que estão lhe causando a compulsão.
A compulsão alimentar deve ser acompanhada de forma multidisciplinar. Médicos de diferentes especialidades podem ser requisitados, dependendo do caso, além de um psicólogo e nutricionista. O acompanhamento para exercícios físicos também pode ser auxiliar no alívio da compulsão.
Olá querida, os transtornos alimentares sao muito complicados de tratar e exigem um acompanhamento multiprofissional. Somente o tratamento psiquiatrico não vai te ajudar. Precisa de um acompanhamento com uma nutricionista e endocrinologista com bom conhecimento em transtornos alimentares (a nutricionista vai te dar opçoes nutritivas que saciam e que voce pode mastigar, mastigar e que nao engordam) a endocrino vai observar seus hormonios, como esta o cortisol entre outros). Um tratamento psicoterápico de preferencia na linha mais comportamental (TCC, AC) vai te ajudar com estrategias para lidar com a compulsão, distratores, etc. Vai ensinar você a conhecer suas necessidades biologicas e emocionais e trabalhar a dependencia de comida. Existe um grupo de apoio no esquema dos 12 passos que é o CCA, Comedores compulsivos anônimos que é bastante eficaz (tem reuniao online e presencial). Tem que fazer exercicios físicos e trabalhar o esquema de recompensa. O tratamento tem que ser levado bem a serio porque o risco de recaida é alto. Evite seus gatilhos, evite a primeira mordida compulsiva, não tenha os alimentos perigosos em casa. Evite comer entre as refeições. Enfim tem muita técnica para ajudar. A compulsão alimentar é uma doença grave, progressiva e pode ocasionar inúmeros problemas de saúde; além de detonar a autoestima e trazer uma culpa horrorosa. Abraço
Somente o uso de medicação não irá trazer resultados satisfatórios. É necessário, junto com a atuação do psiquiatra, o tratamento com psicólogo e até nutricionista. A medicação irá contribuir na minimização e controle dos sintomas, mas a causa da compulsão, bem como as estratégias para que você a domine não está sento trabalhada. A abordagem cognitiva comportamental irá fornecer um tratamento de autoconhecimento, proporcionando a mudança de pensamentos e comportamentos para obter um resultado mais rápido e duradouro.
Compulsão alimentar tem sido tratada somente como uma reação a dietas restritivas. Com medicação ou só com psicoterapia. Precisa-se levar em conta os ingredientes que poderiam estar sobre estimulando teu mecanismo de recompensa. Ingredientes que fazem você perder o controle.

Existem alguns ingredientes nos alimentos que biologicamente deixam algumas pessoas com sintomas muito parecidos com vícios à algumas drogas.

Para saber com certeza qual é o motivador, precisa fazer uma avaliação psicoterapêutica e também de registro alimentar para ser melhor orientada.

Especialistas

Thalia Gabriela Cichaczewski

Thalia Gabriela Cichaczewski

Psicólogo

Novo Progresso

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Letícia Pedroso Anelo

Letícia Pedroso Anelo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 41 perguntas sobre Compulsão alimentar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.