Tenho cid 10 F.29 sem um diagnóstico fechado (suspeita de transtorno esquizoafetivo ou bipolar). Tomo

4 respostas
Tenho cid 10 F.29 sem um diagnóstico fechado (suspeita de transtorno esquizoafetivo ou bipolar). Tomo Risperidona 3 mg e gostaria de saber se é comum, uma vez medicada, reconhecer que os pensamentos durante o surto eram de fato alucinações e delírios. O esquizoafetivo persiste com as crenças?
Sugiro que faça uma psicoterapia para ampliar seu nível de percepção e consciência de si mesmo para reconhecer seus comportamentos manifestados durante o episódio da crise. Continue com o medicamento de acordo com se médico.
Atenciosamente!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado(a),
Não se preocupe com os rótulos. Sua percepção posterior e a sua busca por ajuda indicam que você tem um futuro brilhante.
Procure não se afastar do tratamento, incluindo principalmente o acompanhamento psicológico.
Fique bem.
Abs
No Transtorno Esquizoafetivo pode haver recuperação completa da crítica, mas nem sempre isso acontece, ou a recuperação é parcial. No Transtorno Bipolar costuma haver recuperação da crítica, mas, quando a doença está num estágio mais avançado de deterioração cognitiva, nem sempre isso acontece. As alucinações nas crises de bipolaridade costumam ser "dentro da cabeça", principalmente na depressão, enquanto que na mania a psicose vem com aceleração psicomotora importante ou num estado de intensa instabilidade do humor. No Transtorno esquizoafetivo, além dos sintomas de humor, devem haver sintomas de cunho paranoide, geralmente com interpretações delirantes bizarras, auto referência, isolamento e desorganização mental, e podem ocorrer na ausência de sintomas de humor.
Ambas as situações são possíveis, reconhecer os delírios ou permanecer com a crença delirante, porém ter o reconhecimento do caráter delirante dos pensamentos na crise não altera o diagnóstico, ambos os quadros bipolaridade e esquizoafetivo podem apresentar essa remissão. Entretanto, é muito melhor para o prognóstico e para o manejo de futuras crises que tenha havido essa conscientização.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.