Tenho ceratocone estágio I no olho direito. Tendo em vista que não há cura e que esta doença é considerada

3 respostas
Tenho ceratocone estágio I no olho direito. Tendo em vista que não há cura e que esta doença é considerada como doença incapacitante para concurso público de Bombeiro Militar, gostaria de saber se há algum procedimento que possa excluir a detecção do ceratocone nos exames? Qual sua sugestão?
Se você tem o ceratocone o exame da topografia irá detectar. Não tem exame que a gente possa excluir sua doença, mas por ser grau 1, como você refere, a sua visão não deve ser tão prejudicada a ponto de não passar no concurso. Existe nos concursos a visão mínima aceita. Você deve procurar um especialista para ter um laudo completo para ver se sua visão está compatível com o concurso.

Acredito que o maior problema não seja a doença em si, mas a visão que fica prejudicada.

Existem 2 procedimentos cirúrgicos para melhorar a visão autorizados pela Associação Médica Brasileira:

- Implante de Anel Intraestromal

- Transplante de córnea

Sugiro procurar um especialista em ceratocone para avaliar a possibilidade do implante de anel.

Boa semana
Entendo sua preocupação com o ceratocone e os requisitos para o concurso de Bombeiro Militar. O ceratocone é uma condição em que a córnea, normalmente em forma de cúpula, se torna mais fina e em forma de cone, afetando a visão de várias maneiras, dependendo da gravidade.

O diagnóstico de ceratocone é geralmente feito através de exames específicos, como a topografia corneana, que mapeia a superfície da córnea e detecta alterações na sua curvatura. Portanto, se você tem ceratocone, especialmente em estágio I, esses exames irão detectá-lo.

O impacto do ceratocone na visão é o mais relevante para os requisitos do concurso. Em muitos casos de ceratocone leve, a visão pode ser corrigida suficientemente com óculos ou lentes de contato rígidas, permitindo que você atinja a acuidade visual necessária.

Existem procedimentos médicos que podem melhorar a visão em pacientes com ceratocone. O implante de anel intraestromal envolve a inserção de anéis plásticos na córnea para aplainar sua forma cônica e melhorar a visão. Pode ser uma opção para estágios leves a moderados de ceratocone. O crosslinking de colágeno corneano utiliza luz ultravioleta e riboflavina (vitamina B2) para fortalecer a córnea e impedir a progressão do ceratocone. Embora não reverta a condição, pode estabilizá-la. Em casos mais avançados, onde outros tratamentos não são eficazes, um transplante de córnea pode ser necessário. No entanto, isso é geralmente reservado para casos mais graves de ceratocone.

Sugiro que você procure um especialista em ceratocone para discutir suas opções. O médico pode realizar uma avaliação completa e fornecer um laudo detalhado sobre sua condição e a visão resultante. Este laudo pode ser útil para entender se a sua visão está dentro dos parâmetros exigidos para o concurso.

Enquanto o ceratocone pode ser detectado nos exames, existem tratamentos que podem melhorar significativamente a sua visão. Consultar um oftalmologista especializado é o melhor passo para determinar o tratamento adequado e maximizar suas chances de atender aos requisitos visuais do concurso.