Tenho casos de glaucoma na família, sei que é hereditário, faço uso de fluoxetina 60 mg ao dia,recei

4 respostas
Tenho casos de glaucoma na família, sei que é hereditário, faço uso de fluoxetina 60 mg ao dia,receitado pelo meu psiquiatra, sofro de depressão há anos...recentemente fui ao oftalmologista e a minha pressão intraocular deu alta! Queria saber se é um efeito colateral do medicamento...li na bula, que quem tem histórico de glaucoma na família devem evitar o uso ..Isso procede?
Existem evidências de que medicações da classe da fluoxetina podem aumentar a pressão intra-ocular. Mesmo assim, nem sempre que há um aumento, ele pode ser atribuído à medicação. Entretanto, discuta a situação com seu oftalmologista. Pode ser que ele consiga tratar o problema (se for necessário tratamento do aumento de pressão) sem que você tenha de interromper o uso da fluoxetina.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A relação entre psicofarmacos ,efeitos adversos e glaucoma é muito antiga e não se restringe aos antidepressivos como a Fluoxetina. A decisão é muito difícil muitas vezes,quando não ,é ignorada. Ela fica mais fácil quando os casos ficam mais dramáticos na intensidade ou quando a causa da disfunção é associada ao uso sem quaisquer outros confundidores.O inverso também é verdadeiro quando falamos de efeitos adversos psíquicos causados pelos corticoides por exemplo. A individualização da decisão é preferível somando todos os prós e contras. A conversa com o especialista pode ajudar em muito sua decisão.
Boa tarde!
Considero importante que converse com seu psiquiatra, certamente ele responderá suas dúvidas.
Fique bem!

Isso procede, em parte. A fluoxetina interfere muito pouco sobre a pressão ocular, diferentemente de outra modalidade de antidepressivos - os antigos tricíclicos. Se sua medicação está funcionando bem você não deve parar. Isso apenas exige maior vigilância sobre a pressão ocular. Você e seus médicos - tanto o psiquiatra quanto o oftalmologista - devem ficar mais "antenados" com esse sintoma, sem pânico, porque a situação é facilmente administrável. Só isso.

Especialistas

Fernanda Karine Walber

Fernanda Karine Walber

Oftalmologista

Palhoça

Tiago Soares

Tiago Soares

Oftalmologista

São Paulo

Gabriella Marranghello Mingione

Gabriella Marranghello Mingione

Oftalmologista

São Paulo

Guilherme Ribeiro Marques

Guilherme Ribeiro Marques

Oftalmologista

Goiânia

João Paulo Cavalcante Roriz Teixeira

João Paulo Cavalcante Roriz Teixeira

Oftalmologista

Anápolis

Hevellyn Silva Caetano

Hevellyn Silva Caetano

Oftalmologista

Anápolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 727 perguntas sobre Glaucoma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.