Tenho casos de glaucoma na família, sei que é hereditário, faço uso de fluoxetina 60 mg ao dia,recei

4 respostas
Tenho casos de glaucoma na família, sei que é hereditário, faço uso de fluoxetina 60 mg ao dia,receitado pelo meu psiquiatra, sofro de depressão há anos...recentemente fui ao oftalmologista e a minha pressão intraocular deu alta! Queria saber se é um efeito colateral do medicamento...li na bula, que quem tem histórico de glaucoma na família devem evitar o uso ..Isso procede?
Existem evidências de que medicações da classe da fluoxetina podem aumentar a pressão intra-ocular. Mesmo assim, nem sempre que há um aumento, ele pode ser atribuído à medicação. Entretanto, discuta a situação com seu oftalmologista. Pode ser que ele consiga tratar o problema (se for necessário tratamento do aumento de pressão) sem que você tenha de interromper o uso da fluoxetina.

A relação entre psicofarmacos ,efeitos adversos e glaucoma é muito antiga e não se restringe aos antidepressivos como a Fluoxetina. A decisão é muito difícil muitas vezes,quando não ,é ignorada. Ela fica mais fácil quando os casos ficam mais dramáticos na intensidade ou quando a causa da disfunção é associada ao uso sem quaisquer outros confundidores.O inverso também é verdadeiro quando falamos de efeitos adversos psíquicos causados pelos corticoides por exemplo. A individualização da decisão é preferível somando todos os prós e contras. A conversa com o especialista pode ajudar em muito sua decisão.
Boa tarde!
Considero importante que converse com seu psiquiatra, certamente ele responderá suas dúvidas.
Fique bem!

Isso procede, em parte. A fluoxetina interfere muito pouco sobre a pressão ocular, diferentemente de outra modalidade de antidepressivos - os antigos tricíclicos. Se sua medicação está funcionando bem você não deve parar. Isso apenas exige maior vigilância sobre a pressão ocular. Você e seus médicos - tanto o psiquiatra quanto o oftalmologista - devem ficar mais "antenados" com esse sintoma, sem pânico, porque a situação é facilmente administrável. Só isso.