Tenho cálculo renal e começei a tomar carbonato de lítio por conta de depressao. O lítio aumenta a f
3
respostas
Tenho cálculo renal e começei a tomar carbonato de lítio por conta de depressao. O lítio aumenta a formação de cálculo renal?
O lítio não costuma aumentar a formação de cálculos renais. Em doses tóxicas e, em alguns casos, mesmo em doses não toxicas, pode ser prejudicial aos rins, mas por outros mecanismos. Entretanto, trata-se de uma medicação muito útil no tratamento do transtorno bipolar e em casos de transtorno esquizo-afetivo e mesmo de depressões resistentes. Assim, o mais importante é a indicação correta, por um médico experiente e o uso correto, com exames periódicos da função renal (e tireoide e eletrocardiogramas também costumam ser indicados). Nestes casos, os benefícios costumam superar os riscos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio não aumenta o risco de calculose renal ("pedra nos rins"). Por outro lado, a metabolização do lítio se dá pelos rins então vai depender do bom funcionamento desses órgãos. Seu médico deve solicitar ureia e creatinina a cada 06 meses ou menos.
Pode ser quadro com comorbidades e você deve procurar uma outra opinião, no meu entendimento, porém, aqui, sem conhecer e conversar pessoalmente pouco podemos opinar.Sugiro uma avaliação mais minuciosa. Procure ajuda psicológica também pq só a medicação não cura. O que nos deixa doentes é a nossa mente e nossos pensamentos e comportamentos, sentimento de culpa, medos e fobias. Bjs
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Ola , tomo aripiprazol para transtorno bipolar , posso ingerir cerveja sem álcool ?
- O que acontece se uma pessoa não trata o transtorno bipolar?
- Quem tem o transtorno afetivo bipolar pode ter demência?
- Qual é o papel da família no diagnóstico e na adesão ao tratamento no Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) afeta amigos e família de uma pessoa com bipolaridade?
- É verdade que uma pessoa para ser diagnosticada com o Transtorno Afetivo (TAB), ela tem que passar por um período de mania ou hipomania?
- Tenho um amigo com transtorno de bipolaridade, sempre nos demos muito bem, mas nessas últimas semana, ele tem agido de forma agressiva e tem me feito várias ofensas, até me bloqueou nas redes sociais sem eu ter feito nada, o que faço? Estou muito mal e aborrecido.
- Em que idade o transtorno afetivo bipolar (TAB) se manifesta?
- Como o transtorno afetivo bipolar (TAB) pode afetar a vida do paciente nas diferentes fases da vida?
- Quais são as diferenças do Transtorno Afetivo Bipolar do tipo I e II?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.