Tenho cálculo renal e começei a tomar carbonato de lítio por conta de depressao. O lítio aumenta a f

3 respostas
Tenho cálculo renal e começei a tomar carbonato de lítio por conta de depressao. O lítio aumenta a formação de cálculo renal?
O lítio não costuma aumentar a formação de cálculos renais. Em doses tóxicas e, em alguns casos, mesmo em doses não toxicas, pode ser prejudicial aos rins, mas por outros mecanismos. Entretanto, trata-se de uma medicação muito útil no tratamento do transtorno bipolar e em casos de transtorno esquizo-afetivo e mesmo de depressões resistentes. Assim, o mais importante é a indicação correta, por um médico experiente e o uso correto, com exames periódicos da função renal (e tireoide e eletrocardiogramas também costumam ser indicados). Nestes casos, os benefícios costumam superar os riscos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O lítio não aumenta o risco de calculose renal ("pedra nos rins"). Por outro lado, a metabolização do lítio se dá pelos rins então vai depender do bom funcionamento desses órgãos. Seu médico deve solicitar ureia e creatinina a cada 06 meses ou menos.
Pode ser quadro com comorbidades e você deve procurar uma outra opinião, no meu entendimento, porém, aqui, sem conhecer e conversar pessoalmente pouco podemos opinar.Sugiro uma avaliação mais minuciosa. Procure ajuda psicológica também pq só a medicação não cura. O que nos deixa doentes é a nossa mente e nossos pensamentos e comportamentos, sentimento de culpa, medos e fobias. Bjs

Especialistas

Rúben Hugo R. de Sousa

Rúben Hugo R. de Sousa

Psicólogo

Fortaleza

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.