Tenho bruxismo um tratamento pscologico pode resolver meu problema ou terei de usar placa para o resto

4 respostas
Tenho bruxismo um tratamento pscologico pode resolver meu problema ou terei de usar placa para o resto de minha vida?
Bom como disseram os especialista o Bruxismo deve ser visto como uma associação de causas que levam ao aparecimento da condição (ranger os dentes).
O uso da placa serve como uma proteção quando a patologia esta instalada .
É aconselhável procurar o seu Ortodontista para que o mesmo possa avaliar se a condição não seria algum posicionamento dentário não eficiente ou mesmo alguma restauração que ficou "alta" e você nem percebe mais pois parou de incomodar.
A psicologia pode ajudar em muito a resolver os seus problemas .
Aconselho também a prática de um esporte físico para melhorar a sua qualidade de vida . A atividade física tem demonstrado ser um aliado ao tratamento do bruxismo.
Outros tratamentos possíveis são a utilização de toxina botulínica para diminuir a potência muscular.
Como pode ver existem inúmeros caminhos diferentes da placa ou que junto da placa podem melhorar a sua qualidade de vida .

Procure o seu dentista de confiança !

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O bruxismo é multifatorial. É classificado em primário (Causas desconhecidas) e secundário (causado por fatores como medicamentos, uso de drogas etc..).

Se a causa do bruxismo for fator psicológico, o psicólogo ira ajudar. Essa visão holistica do problema é importante, o Cirurgião-dentista é quem deve ser consultado e encaminhará o paciente ao psicólogo, neurologista, psiquiatra etc... quando necessário.
Como disseram os especialistas acima, o Bruxismo deve ser tratado através de um atendimento multiprofissional. O emocional é muito relevante nesses casos, como estresse, raiva, mágoa, ódio, tristeza, depressão, melancolia, assim como outros fatores. Procure sempre um dentista, um neurologista, psicólogo e se necessário, um psiquiatra.
Os estudos científicos ainda não estão totalmente conclusivos para as causas do Bruxismo. Sabe-se que o fator emocional está envolvido, mas não somente ele. Muitas vezes está ligada a apneia do sono. A placa miorrelaxante é um aparelho que o ajudará a não desgastar seus dentes, bem como proteger suas articulações da mandíbula com o crânio (ATMs). Mesmo com o tratamento psicológico, o mais provável é que tenha que usar a placa, pois o tratamento psicológico é mais resolutivo para o apertamento dentário (parafunção semelhante ao bruxismo, só que acontece durante o dia).

Especialistas

Jean Raphael Hora

Jean Raphael Hora

Dentista

Aracaju

Rodrigo Salum

Rodrigo Salum

Dentista

Belo Horizonte

Sérgio Murilo Coelho

Sérgio Murilo Coelho

Dentista

Florianópolis

Maria Eduarda Simões Louro Santos

Maria Eduarda Simões Louro Santos

Dentista

Rio de Janeiro

Lilian Duran Lopes

Lilian Duran Lopes

Dentista

São José do Rio Preto

Lorena Molinos

Lorena Molinos

Dentista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Bruxismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.