Tenho bracardia e meus batimentos estão entre 45 e 50 batimentos ,sera necessario uso de marcapasso

3 respostas
Tenho bracardia e meus batimentos estão entre 45 e 50 batimentos ,sera necessario uso de marcapasso ?ou pode ser tratado eficazmente com medicamentos ?
Ola! A frequência cardíaca normal varia na faixa entre 50 a 100 batimentos por minuto. Batimentos abaixo de 50 são denominados bradicardia e não necessariamente significam doença pois podem ser no ritmo normal do coração (bradicardia sinusal) sendo apenas a frequência mais baixa como em atletas, nesse caso não necessitam de tratamento, ou as vezes pelo uso de alguma medicação (como betabloqueadores). Em alguns casos podem ser arritmias (bradiarritmias), como bloqueios mais complexos que podem necessitar de marcapasso. Sempre é importante uma avaliação médica detalhada (história, exame fisico, Eletrocardiograma) e se necessário outros exames para investigação e definição do melhor tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Resumidamente, o uso do marcapasso cardíaco definitivo tem como indicação principal a bradicardia (batimentos cardíacos lentos, abaixo de 50 batimentos por minuto).

MAS é preciso uma avaliação cardiológica completa antes, pois fatores como a falta de aceleração dos batimentos, sintomas como tontura, escurecimento visual ou até desmaios, além de comprometimento da capacidade física podem estar presentes e devem se avaliados cuidadosamente.

A bradicardia também pode aparecer, em repouso, de maneira fisiológica (normal para o organismo), como por exemplo em praticamtes frequentes de atividades físicas e esportes. Nessas situações, o coração acelera normalmente seus batimentos, quando solicitado.

Somente uma avaliação clínica cuidadosa pelo cardiologista poderá fazer essa diferença e determinar se, para você, é necessário ou não o implante de marcapasso.
Complementando, praticamente não existe um tratamento medicamentoso para bradicardias. De forma que se a bradicardia gerar sintomas como cansaço, tonteira, desmaios e não tiver uma causa reversível, a opção é colocar um marca-passo definitivo

Especialistas

Anderson P. K. Saito

Anderson P. K. Saito

Cardiologista, Médico clínico geral

Cascavel

Hermes Fernandes

Hermes Fernandes

Cardiologista

João Pessoa

Demostenes Batista Veras Filho

Demostenes Batista Veras Filho

Cardiologista

Caruaru

Fernanda Sanches Aguera Grochocki

Fernanda Sanches Aguera Grochocki

Cardiologista

Curitiba

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 277 perguntas sobre Bradicardia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.