Tenho bebê de 9 meses. Ultimamente, ele tem dormido bem pouco durante a tarde. Ele sente sono, mas n

1 respostas
Tenho bebê de 9 meses. Ultimamente, ele tem dormido bem pouco durante a tarde. Ele sente sono, mas não consegue dormir, principalmente quando nós saímos. Isso é muito prejudicial no desenvolvimento dele? Quanto tempo um bebê nessa idade pode ficar sem dormir? A noite, ele não dorme direto também não. Tem noites que acorda a cada 2h para mamar. Prejudica o desenvolvimento dele também?
Primeiramente, quero que saiba que compreendo a sua preocupação. Ser mãe ou pai nos torna extremamente atentos a cada detalhe dos nossos filhos. Vamos esclarecer essas questões passo a passo.

O sono é fundamental para o desenvolvimento cerebral e físico dos bebês. No entanto, cada criança tem seu próprio ritmo. Aos 9 meses, muitos bebês estão no meio de um marco de desenvolvimento, aprendendo novas habilidades, como engatinhar ou ficar em pé, o que pode afetar temporariamente seus padrões de sono.

(1.)Sono durante o dia: Muitos bebês nessa idade tiram duas sonecas por dia, uma pela manhã e outra à tarde. No entanto, a duração e a facilidade para adormecer variam. Se vocês saem e ele sente sono mas não consegue dormir, pode ser que o ambiente ou a movimentação estejam deixando-o mais agitado. Tente encontrar um local tranquilo para ajudá-lo a relaxar ou ajuste os horários de saída para depois das sonecas.

(2.)Sono à noite: Acordar a cada 2 horas para mamar é comum para alguns bebês. Alguns ainda sentem fome nesse intervalo, enquanto outros podem despertar por hábito ou por outros fatores, como desconforto ou marcos de desenvolvimento. Vale a pena conversar com o pediatra sobre a alimentação e as necessidades do seu filho.

Ainda assim, o mais importante é observar o bem-estar geral do seu filho. Se ele estiver ativo, alerta durante seus períodos acordados e continuar atingindo seus marcos de desenvolvimento, é provável que ele esteja bem.

Porém, se você sentir que algo não está certo ou se suas preocupações aumentarem, aconselho a agendar uma consulta com o pediatra. Além disso, caso queira esclarecer dúvidas de maneira prática, uma teleconsulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma pode ser uma excelente opção.

Por fim, lembre-se: as fases vêm e vão, e em breve seu filho pode entrar em uma rotina de sono mais previsível. Confie nos seus instintos, procure apoio quando necessário e cuide também do seu próprio descanso. Vocês estão fazendo um excelente trabalho.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!