Tenho bebê de 1 ano e ele é muito nervoso. Bate a cabeça, chora e grita. Agitadíssimo! Até pra dormi

16 respostas
Tenho bebê de 1 ano e ele é muito nervoso. Bate a cabeça, chora e grita. Agitadíssimo! Até pra dormir. Sinto q é muito ansioso como eu. Tem algo que eu possa fazer para amenizar isso?
Olá! Peço encarecidamente que busque uma orientação com sua Pediatra, muitas vezes, os pais acham que há algo errado, mas nem tudo é sinal de sintoma. Pode ser apenas uma "fase”. É importantíssimo estar atenta ao filho, é preciso conter os seus atos, mas lembrar sempre que se trata de uma criança em formação. É preciso ter paciência, um bebê que ainda não sabe o que fazer com a frustração precisa aprender que não conseguirá o que quer gritando, arranhando ou mordendo. As consequências de uma boa educação demoram a aparecer e temos de repetir as regras todos os dias por muitos anos. O acompanhamento profissional colabora para que seu filho consiga lidar melhor com suas emoções, como raiva, medo, ciúme, insegurança ou ansiedade. Por isso, se você quer descobrir os sinais de que seu filho ou precisa de um psicólogo infantil. Alguns comportamentos indicam que é necessário a ajuda de um psicólogo infantil. Tristeza, apatia, perda de interesse, agressividade ou choro excessivo, podem ser sinais de que algo não vai bem com seu pequeno. Nesse sentido, para ajuda-lo é necessário buscar um acompanhamento profissional. Em casos de agitação, inquietude e falta de atenção, a terapia pode ser uma grande aliada. Afinal, a terapia infantil ajuda não só a criança, como também a família a lidar com essa situação, desejo tudo de melhor para ti e seu filho, forte abraço.

Oie,

Antes de mais nada, precisamos descartar questões físicas/biológicas.
Caso esteja tudo bem nessas partes, é possível buscar um acompanhamento psicológico para ele, no entanto sugiro que antes você possa buscar uma orientação de pais, ou até mesmo, um acompanhamento para você.
Em um acompanhamento é necessário que a gente investigue várias questões do contexto familiar de vocês e da criança, rotina, em que fase do desenvolvimento e amadurecimento ele se encontra.
Mas para tudo isso é necessário olhar com mais profundidade e cuidado.
Mãe e bebê formam um vínculo intenso, sobretudo do ponto de vista emocional. Procure orientação a esse respeito e se necessário uma terapia, pois ao lidar melhor com toda a ansiedade, isto se refletirá na relação com seu filho.
Olá! Entendo o seu sofrimento e o do seu filho também! Muitas vezes nos sentimos inseguros, sem referências, querendo de algum jeito acabar com a dor dos nossos filhos, não é mesmo? E sem saber como! É muito importante você perceber essa situação, e procurar formas de amenizá-la, como você disse.
Pode ser que essa ansiedade dele seja um reflexo da sua ansiedade, pode ser que seja um momento de adaptação, pode ser que seja algo que precise de mais atenção... Seria importante fazer uma avaliação para saber melhor como encaminhar. Eu sugiro que você converse inicialmente com o pediatra, para entender melhor como está o desenvolvimento geral do seu filho. Depois, procure um psicólogo que possa orientá-la sobre as atitudes adequadas. Não é muito comum crianças tão novas fazerem psicoterapia, mas uma avaliação adequada, com uma boa orientação para os pais pode resolver essas questões.
Além disso, acho que uma coisa importante é você perceber como essa ansiedade dele te impacta. Observar quais são suas reações diante daquilo que ele faz. Você fica ansiosa, agitada, irritada? Não estou dizendo que é fácil, mas se você conseguir oferecer para ele um ambiente mais calmo, pode ser que ajude. Enfim, não deixe de cuidar dele e de si mesma! Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica online - R$ 200
Olá! Imagino como isso deve estar lhe preocupando. Primeiramente é preciso descartar qualquer causa orgânica, buscando a orientação de um pediatra. A psique da criança está ligada à psique dos pais, portanto, as dificuldades que os pais enfrentam podem influenciar na saúde dela. Sugiro que você busque acompanhamento psicológico para lidar com a sua ansiedade e com o comportamento do seu filho. É normal que com um bebê, as atenções se voltem todas para ele e que os pais não consigam olhar um pouco para si também. Quem cuida também precisa de cuidados, para poder oferecer o seu melhor. Cuide-se! Um abraço!
Olá boa tarde! Criança nessa faixa como não podem expressar através da fala, expressão com choro ou agitação. Pelo relato, algo não vai bem, talvez esteja sentindo alguma dor, incômodo, é importante buscar ajuda de um profissional médico para avaliar a fundo a saúde de seu bebê… e também ajuda psicológica para você … administrando melhor suas emoções, trará harmonia para você e seu bebê. Abraço!
A criança, nesta fase inicial da vida, absorve tudo o que acontece em volta dela, e principalmente o estado psicológico da mãe. Se a máe estiver calma, ela ficará calma. Mas se for ansiosa como disse, ela vai sentir isso e reagir da mesma forma. Acredito que você poderia consultar um psicólogo para lidar melhor com sua maneira de ser e superar essa ansiedade. Você . sua maneira de ser, interfere fundamentalmente no comportamento do bebê.

Olá, quando você cuidar da sua ansiedade, muito provavelmente você conseguirá contornar melhor as dificuldades com o bebê. Invista em você neste momento, na sua psicoterapia. Poderá inclusive receber orientações sobre a maternidade e assim ficar mais tranquila.
Olá! Situação delicada! Sugiro que marque uma consulta com um Psicólogo para você, o profissional vai conseguir te orientar corretamente.
Olá, sinto muito por essa situação. Inicialmente é necessário que você converse com o médico pediatra e verbalize essa situação. Em um segundo momento é interessante que você procure ajuda psicológica com o intuito de compreender as suas questões relacionadas a ansiedade até para que consiga estabelecer um vínculo saudável com seu bebê. Boa sorte.
Boa tarde! Leve acriança para uma consulta como pediatra, ele te dará as informações de como lidar com essa situação,bem como os devidos encaminhamentos caso necessário para outros profissionais.
Boa tarde ... Muito importante que você trate sua ansiedade . Esta fase , geralmente até 1 ano e 06 meses , o bebê precisa sentir a confiança e segurança a sua volta . É a fase que busca receber os cuidados e proteção , de forma que é necessário a organização e calma e estabilidade no ambiente .
Olá! Costuma ser muito difícil para uma mãe perceber seu filho em sofrimento, aparentemente, sem encontrar uma saída para isso. Nesse sentido, estar amparada por bons profissionais que te orientem e acolham pode fazer muita diferença no processo do seu filho – e no seu também. É interessante que se descarte primeiramente as causas fisiológicas do desconforto que ele sente. Uma vez rejeitada essa hipótese, podemos pensar em razões afetivas para o comportamento. Por conseguinte, vale a pena entender mais profundamente a relação entre vocês, e tudo o que ela desperta em ambos, pois o vínculo mãe-bebê é estruturante, ou seja, fundamental para o desenvolvimento emocional saudável da criança. Por fim, é bacana manter em mente que é através do corpo e do choro que alguém nessa idade tão tenra consegue se comunicar e expressar o que sente. Desejo que fique bem e espero ter ajudado!
Olá! O acompanhamento e avaliação do pediatra são de suma importância para descartar hipóteses diagnósticas. No âmbito da psicologia, faz-se necessário buscar compreender o que este comportamento sinaliza: se é algo relacionado à rotina ou situações familiares; isto é, aponta para algo disfuncional (pelo menos na maioria dos casos). Uma avaliação de um profissional de saúde mental pode auxiliar a compreender e reverter o quadro, tanto pode ser algo simples como calor, sede, intolerância a algum alimento, quanto algo relacionado à dinâmica familiar. A criança (bebê) sente o desconforto, mas não consegue identificá-lo ou nomeá-lo, nem resolvê-lo e é por isso que os adultos e cuidadores são tão importantes, somos nós quem ofereceremos acolhimento e cuidado assim como a busca por solucionar o que pode estar causando tamanho desconforto. Um grande abraço!
Há uma simbiose entre a mãe o bebê, antes da busca psicológica acredito ser importante buscar orientação com o pediatra, e também observar como esta o emocional da mãe, que pode estar afetando diretamente o bebê. O uso de florais de Bach também pode ser um bom aliado para ambos.
Nesse caso, sugiro buscar ajuda profissional para o bebê e para a mamãe. Avaliar questões neurológicas e partir para criar um ambiente calmo para ele se desenvolver com menos ansiedade e estresse.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!