Tenho artrite reumatoide há quase quinze anos e com o passar do tempo as dores tem aumentado muito p

4 respostas
Tenho artrite reumatoide há quase quinze anos e com o passar do tempo as dores tem aumentado muito principalmente nos ombros(na escapula).O que posso fazer pra diminuir essa dor?
Boa tarde, primeiramente é necessaria uma avaliação completa para diferenciar se as suas dores, em especial a dos ombros, é decorrente da artrite reumatoide (inflamação) ou algum acometimento de partes moles (tendinites, bursites, contraturas musculares), já que o tratamento dessas condições são completamente diferentes. No primeiro caso, seria necessario um ajuste de medicação para controlar a doença. Ja no segundo, muitas vezes são necessarias terapias fisicas. O ideal seria retornar com o seu médico para uma avaliação clínica.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Depende da causa da dor. Se for artrite nos ombros, talvez tenha que rever o tratamento da artrite.
A depender do tratamento que você esteja realizando para a Artrite Reumatoide ( se em uso de medicações modificadoras do curso da doença-sintéticas ou biológicas), e também do controle da inflamação da artrite em outros grupos musculares ( a exemplo das articulações de mãos e punhos, joelhos, pés e tornozelos), é importante ter em mente e procurar um profissional para avaliação, pois a articulação do ombro comumente é local de tendinoses, bursites, osteoartrite e até mesmo lesão parcial ou total de alguns dos tendões que sustentam e estabilizam essa articulação.Muitas vezes sendo até mais de natureza mecânica do que propriamente inflamatória ( como parte da inflamação da artrite reumatoide per si).
Olá! É imprescindível identificar a etiologia das dores que vem aumentando com o tempo. Pode ser consequência da atividade inflamatória da doença (artrite reumatóide), nesse caso deve ser avaliado o arsenal terapêutico para o controle da mesma otimizando a terapia modificadora do curso da doença. Pode ser por lesão de partes moles como tendinites, bursites, etc, nesse caso terapia de reabilitação é fundamental para o fortalecimento muscular da região e melhora da dor. Pode ser oriunda de lesão degenerativa (osteoartrite) das articulações, primariamente ou secundária a artrite reumatoide, nesse caso o uso de condroprotetores e terapias como fisioterapia podem ajudar bastante e em outros casos pode ser necessário tratamento cirúrgico para o controle algico.

Especialistas

Talita Yokoy de Souza

Talita Yokoy de Souza

Internista, Reumatologista

Brasília

Rafael Hesley Araújo Costa

Rafael Hesley Araújo Costa

Reumatologista

Natal

Thiago Ferreira

Thiago Ferreira

Reumatologista

São Paulo

Angélica de Carvalho

Angélica de Carvalho

Reumatologista

São José do Rio Preto

Ana Rivia Jovino

Ana Rivia Jovino

Reumatologista

Sobral

Luiz Eduardo Valente

Luiz Eduardo Valente

Reumatologista

Bauru

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Artrite Reumatóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.