Tenho "apagões" de memória. Depois de alguns traumas no início da adolescência, comecei a esquecer

9 respostas
Tenho "apagões" de memória. Depois de alguns traumas no início da adolescência, comecei a esquecer facilmente coisas q acontecem comigo, boas ou ruins e momentos. Tenho quase 20 e isso se tornou um problema. Me tornei muito aérea e ñ me concentro bem. Ja me perguntaram se me medicava. É normal?
Cara Paciente,

É necessário olhar com cuidado para esse problema. É provável que haja questões traumáticas envolvidas nesses esquecimentos. Para isso, uma psicoterapia com um profissional capacitado seria bastante útil.
Além disso, é necessário observar se há sintomas ansiosos (muitas vezes, mesmo intensos, nós sozinhos não conseguimos percebê-los). Caso haja, o tratamento medicamentoso com um psiquiatra pode ser super bem vindo e agregar valor no seu processo de geração de qualidade de vida.

Espero ter lhe ajudado!

Se isso se repete de uma forma constante em sua vida lhe causando prejuízos não é normal. Recomendo primeiramente a busca por um profissional da psicanálise para poder escutar esses traumas e juntos, poder dar um destino menos nocivo para que você possa então retomar um pouco da concentração disso que lhe vem a todo momento e que refuta em falar sobre.
Paralelamente, caso seja necessário, um acompanhamento medicamentoso junto a um(a) psiquiatra poderá contribuir para uma leve melhora no seu quadro. Mas lembre-se que a medicação combate somente os efeitos e não a causa.
Olá, imagino que não se lembrar do que aconteceu recentemente deve gerar desconforto para você e se isso acontece com uma frequência alta, não é normal. Penso que seria interessante consultar um neurologista e fazer alguns exames para verificar se há algum fator orgânico contribuindo para o surgimento dos sintomas. Caso haja, precisa ser tratado. Caso não, só reforça a hipótese de uma origem emocional. Sendo assim, a psicoterapia é altamente recomendável para que você possa elaborar os traumas que você citou. Experiências traumáticas têm o potencial de provocar uma desorganização no funcionamento saudável do psiquismo humano. A terapia EMDR é voltada para a resolução de traumas e a reorganização do funcionamento psíquico. Sugiro experimentar.
O ideal é que você procure inicialmente um psicólogo para tratar das questões envolvidas nesse evento traumático que você já sabe que desencadeou esses apagões. De qualquer forma, sobre ser normal ou não, digamos que seja uma resposta comum a muitas pessoas que experimentaram um trauma importante em algum momento da vida, mas não é legal viver com esses sintomas para sempre, pois eles veem causando prejuízo e incomodo inclusive para suas relações sociais. Com terapia e algum auxilio medicamentoso, caso necessário, esses sintomas devem desaparecer. Especialmente para alguém jovem como você, aos 20 anos, não deveria considerar uma boa opção viver com tais dificuldades por muitos anos ainda, o ideal é sempre estar o melhor que podemos estar!
Estes sintomas estão lhe causando desconforto e prejuízo na sua vida cotidiana isto não é considerado normal e deve-se procurar um tratamento adequado. Pelo que você descreve isto deve -se a eventos traumáticos que devem ser tratados primeiramente com psicoterapia a necessidade de uma avaliação psiquiátrica deverá ser decidida de acordo com a evolução do tratamento podendo ser ou não necessária se estiver associado a outros tipos de transtorno mentais . Abraços Dr; Marcos Piovan
Entendo que há questões emocionais envolvidas, mas sugiro que primeiramente procure um neurologista para verificar se há algum outro problema físico que desenvolveu juntamente com este trauma. Questões da sua saúde física não podem ser deixadas de lado. Caso você já tenha passado por uma avaliação neurológica e está tudo certinho então realmente procure um psicólogo para aprofundar estas questões emocionais e tratá-las!
Todos nós esquecemos diariamente de coisas que nos acontecem, e ninguém tem a concentração perfeita.

Antes de tudo é necessário avaliar se a intensidade de seus supostos "apagões" de memória e problemas de concentração é realmente grave ou se estás apenas excessivamente preocupado(a) ou ansioso(a).

Sugiro procurar primeiro um psicólogo, pois ele poderá reconhecer se você precisará ou não de uma avaliação médica complementar.

Att.
Aconselho que vá a um psicólogo, faça uma avaliação psicológica, e entenda se há algum fundo físico da sua questão. Se isso for detectado, será indicado a ida num psiquiatra.

Caso contrário, é importante notar que nosso psiquismo funciona de forma singular, mas sempre de forma a tentar nos proteger de entrar em contato com emoções e sentimentos que sejam difíceis de sustentar.

Identificar essas questões, e procurar novas maneiras de ressignificar as histórias vividas, são dois dos primeiros e mais importantes passos dessa caminhada.

Procure a ajuda de um Psicólogo, especialmente da área Cognitivo-Comportamental, que estará focado primeiramente em diminuir seus sintomas e te dar mais qualidade de vida, e assim então poder compreender e dar novos significados a sua vida.

Espero ter ajudado :)
Bom dia! De forma generalista e resumida, é importante saber que a memória humana é seletiva e subjetiva (os momentos podem ser compartilhados porém, cada pessoa lembrará de uma forma diferente), ou seja, algumas coisas são lembradas facilmente (consciente), outras não (inconsciente) e ademais, simplesmente deletadas pois, não são necessariamente importantes para o indivíduo em questão. Desta forma , em seu meio de convivência é possível que se depare com situações em que pessoas lhe digam que algo ocorreu e você não se recorde, ou não recorde com os mesmos detalhes.
Você refere possíveis situações que nomeia de "traumas"; o que sugere a possibilidade de que se recorde (memória subjetiva) de fatos ocorridos e que não lhes foram agradáveis.
Sugiro que inicie com análise pessoal individual ; é possível que se beneficie do processo. Como toda profissão, cada profissional tenderá a sugerir que uma linha de Psicoterapia é melhor que a outra; como profissional, Psicóloga e especialista em Psicoterapia Psicanalítica, revelo que minha experiência de atendimento, me fez entender que cada dupla é uma dupla; escolha uma Psicóloga (o) a qual sinta confiança, acolhimento e respeito; independente da linha de segmento da Profissional, seja Psicanalista, Comportamental, etc... (importante que esteja devidamente registrada pelo CRP).
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.