Tenho Ansiedade, tenho frequentemente pensamentos intrusivos.Com o meu psicologo, já vimos que é um

15 respostas
Tenho Ansiedade, tenho frequentemente pensamentos intrusivos.Com o meu psicologo, já vimos que é um sintoma da ansiedade.E hoje tive um pensamento de duvida/medo de ser vigiado, mas pela minha família, mas para o meu bem, em uma forma de controle deles, seria algo da ansiedade mesmo?ou outra coisa?
A ansiedade pode ser fator desencadeante para os sintomas descritos.
A abordagem multidiscilpinar, por psicológo e médico, seria o ideal, já que o tratamento medicamentoso, em conjunto com a psicoterapia, traria grandes ganhos na qualidade de vida.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode ser ansiedade sim. No Transtorno de Ansiedade Generalizada por exemplo temos muitos pensamentos ruminativos, ou seja, pensamentos que não saem da cabeça da pessoa, de conteúdo negativo e que geram desconforto. Normalmente as pessoas com TAG tem preocupações com muitos aspectos da vida de maneira geral. Siga fazendo terapia e tratamento medicamentoso e você certamente melhorará desses sintomas!
Sim a ansiedade precipita e contribui para problemas psicológicos diversos como os que você relata e só
com a continuação do tratamento terapêutico poderão
ser afastados.
Sim, esse medo se encaixa bem no tipo de sintoma ansioso. Que bom que você já está em tratamento psicológico. Converse com o seu psicólogo e veja se é necessário que você procure um médico para complementar o tratamento com medicação.
Pelo que entendi vc está em terapia e isso é ótimo. Buscar o autoconhecimento é fundamental para nosso desenvolvimento. Confie no seu tratamento e tudo dará certo. Esses pensamentos fazem parte desse processo. Sucesso!
Olá! Bem, seria interessante que voce procurasse um psiquiatra para dar um diagnostico mais preciso e que analise a possibilidade de um psicofármaco para diminuir esta ansiedade e te dar mais qualidade de vida. Fique bem!
Pode ser muita coisa. Não vale a pena ficar dando nome ou rotulando.
Sentir-se vigiado, mesmo que para o bem, é um sinal importante. Deve ser discutido com seu psicólogo(a).
O fato de estar aqui com interesse em entender melhor o que sente já é um grande passo.
Não hesite em procurar auxílio também com psiquiatra.
Boa sorte!
Olá! busque tratamento com Psicoterapia Cognitivo Comportamental e hipnoterapia. Paz e Bem!
Você já está se cuidando e percebe que a sua família também está te acompanhando com atenção. Aguardar até a hora do atendimento psicológico, já é um bom trabalho para você. Fazer perguntas no Doctoralia também é bom porque você recebe várias respostas. Leve-as para o seu psicólogo e converse sobre suas dúvidas.
Nosso estado emocional, muitas vezes nos pregas surpresas. Não fique com dúvidas, continue com o tratamento e converse sempre com sua família.
O diálogo é sempre a melhor condição para que qualquer decisão possa ser tomada com segurança.
Os nossos pensamentos nos levam a estados emocionais diferenciados, tanto para nos acalmar quanto para nos deixar hipervigilantes e autocentrados, gerando comportamentos diversos. Eles refletem as nossas crenças e valores. Daí, a importância de estarmos atentos a eles. Esses pensamentos intrusivos a que você se refere são chamados, em Terapia Cognitiva, de Pensamentos Automáticos Negativos (PANs). Eles são repentinos, recorrentes e disfuncionais, na maioria das vezes, e incomodam bastante. Quando esses pensamentos catastróficos chegarem, sugiro desafiá-los quanto à sua utilidade e validade. Se levarem a preocupações produtivas, façamos algo a respeito. Se levarem a preocupações improdutivas, tente buscar uma interpretação diferente para a questão que lhe atormenta. Quanto ao diagnóstico, é importante que saiba que a ansiedade é o substrato que alimenta muitos transtornos. Nesse caso, sugiro uma avaliação psicológica, que poderá ser realizada por um psicólogo especializado. Um abraço
A ansiedade é um processo emocional associado a um determinado medo que é um processo cognitivo. Na terapia o Psicólogo poderá te ajudar a organizar as suas experiências de forma a eliminar esses pensamentos intrusivos a que se refere. Estou à disposição! Um abraço!
Os sintomas de ansiedades surgem de forma antecipada e intrusivo conforme o que descreveu. Sugiro que converse com seu psicólogo afim de ilucidir sua dúvida sem se rotular.
Olá. Você discute suas dúvidas com seu psicólogo atual? Acho que como você se encontra em tratamento, é melhor você conversar abertamente sobre qualquer impasse que você tenha com ele, inclusive da relação de vocês, se você achar que é o caso.
Vc está em tratamento e é natural que novas percepções surjam como desdobramento do próprio processo terapêutico. Continue trabalhando para elaborar suas questões e com isso conquistar mais tranquilidade e qualidade em sua vida. Mas como já dizia Dr Freud, às vezes um charuto é, apenas, um charuto. Devemos tomar cuidado para não colocar tudo na conta da ansiedade. Saber-se querida e cuidada não é, necessariamente, algo ruim, certo?

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.