Tenho ansiedade generalizada e todos os médicos me indicam antidepressivos, mas eles fazem eu suar demais,

4 respostas
Tenho ansiedade generalizada e todos os médicos me indicam antidepressivos, mas eles fazem eu suar demais, e isso me impede de fazer seu uso. Os benzodiazepínicos também fazem suar em excesso, ou são mais brandos ?
Os medicamentos antidepressivos, pricincipalmente os da classse dos ISRS (sertralina, fluoxetina, escitalopran e outros) são a primeira escolha para tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. No entanto, no início do tratamento, pode ser que haja uma piora dos sintomas ansiosos - como o suor excessivo. Os medicamentos bezodiazepínicos não apresentam essa piora inicial, porém outros efeitos colaterais de longo prazo, como piora da memória e concentração podem ocorrer. A avaliação de custos e benefícios do uso das medicações sempre devem ser tomados em conjunto entre médico e paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, acredito que o ideal seja você retornar a consulta com seu psiquiatra, expor a ele o que está acontecendo, para que ele avalie se há a necessidade de ajuste, troca ou mesmo tempo para adaptação do medicamento em questão.
Antidepressivos costumam precisar de um tempo de, pelo menos 15 dias para que os efeitos benéficos sejam observados, inicialmente é comum aparecimento de efeitos indesejáveis.
Se o seu psiquiatra optou pelo uso de antidepressivo e não pelos benzodiazepínicos para seu tratamento, há uma razão específica que deve ser esclarecida com ele. Mas, é muito importante retornar a ele e ir informando como se sente com a medicação para que ele avalie o que fazer.
Esse tipo de medicamento não deve ser interrompido e nem alterado sem o conhecimento do médico, pois podem causar efeitos "rebote" negativos.
Além disso, acredito que um acompanhamento psicoterapêutico associado é fundamental para melhores resultados.
Em relação a medicação cada organismo irá reagir de forma deferente, porém ela só não vai diminuir sua ansiedade. Faz necessário psicoterapia ,Devido que as emoções que estão disfuncionada, ou seja estão embaralhadas necessitando de reorganização. Sendo ambas Irão proporcionar uma eficácia em seu tratamento.
Considero indicado para o TAG os ansiloíticos e uma Psicoterapia lastreada em um referencial psicanalítico.

Especialistas

Cristiane Barros

Cristiane Barros

Psicanalista

Cláudio

Jonadab Silva

Jonadab Silva

Médico clínico geral

Niterói

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

João Vítor Galo Esteves

João Vítor Galo Esteves

Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Ana Paula Cantarani

Ana Paula Cantarani

Psicanalista

Ribeirão Preto

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.