Tenho ansiedade generalizada e minha pressão arterial faz picos muito altos. Já fiz pico de 210x110

5 respostas
Tenho ansiedade generalizada e minha pressão arterial faz picos muito altos. Já fiz pico de 210x110 msm tomando medicamento antihipertensivo. A ansiedade pode fazer picos de pressão tão altos assim. Não bebo nenhum tipo de bebida alcoólica e nem fumo.
Sim. Tenho casos de pacientes em meu consultório, inclusive, que após constatação de pressão elevada, introduziu-se medicamento anti hipertensivo e isso provocou desmaio devido a queda severa da pressão arterial. A pressão doença deve ser tratada. A pressão reativa não. Então o objetivo nessa sua situação é descobrir se a ansiedade é causa do aumento da pressão arterial ou se na verdade você tem uma doença hipertensiva com necessidade de uso crônico de anti hipertensivos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
O estresse e ansiedade podem contribuir na elevação da pressão sim mas precisamos avaliar com mais calma. É importante realizar um exame chamado MAPA que ajudará a identificar se sua pressão eleva - se eventualmente ou não.
Se elevar eventualmente é necessário tratar a ansiedade pois seu organismo não pode ficar submetido à esses valores de pressão.
Se elevar em grande parte do exame é necessário ajuste da medicação da pressão.
Um grande abraço.
Prezada (o),
o tratamento da hipertensão arterial é um tratamento multifatorial que inclui a mudança dos hábitos de vida, controle alimentar, tratamento da ansiedade, combate ao sedentarismo e tratamento medicamentoso.
Sugiro procurar um Cardiologista
Olá, a ansiedade e o estresse é um fator importante que contribui significativamente para a elevação da pressão. Mas precisaríamos checar se essa é a única causa de elevação da sua pressão ou se existe uma hipertensão não diagnosticada e que está sendo agravada pelo estresse. Para isso precisaríamos fazer sua avaliação clínica com sua história pessoal e familiar e exame físico, e complementar sua avaliação através de um MAPA que monitoriza sua pressão durante 24h. Só assim é possível lhe orientar quanto ao melhor tratamento e acompanhamento a ser seguido. Coloco-me a disposição. Um abraço.
Geralmente níveis tão altos de pressão são por hipertensão descontrolada, que pode ser piorada pela ansiedade (só ansiedade dificilmente eleva os níveis assim sem ter hipertensão em descontrole como base). Você precisa do acompanhamento do psiquiatra e do cardiologista.

Especialistas

Larissa Gonzaga

Larissa Gonzaga

Nutricionista

Juiz de Fora

Sheila Joéle

Sheila Joéle

Nutricionista

Belo Horizonte

Renata Souza

Renata Souza

Nutricionista

Sobral

Cláudia Meneguzzo

Cláudia Meneguzzo

Nutricionista

Antônio Prado

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1344 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.