Tenho ansiedade generalizada e depressão. O médico receitou bromazepam 6mg e amitryl 25. Tomo já faz

2 respostas
Tenho ansiedade generalizada e depressão. O médico receitou bromazepam 6mg e amitryl 25. Tomo já fazem 7 dias, porém sinto meus batimentos bastante acelerados, mas quando eu deito de imediato meu coração desacelera. É normal? Pode ser efeito colateral?
Primeiramente, nenhuma das duas medicações é de primeira linha no tratamento do transtorno de ansiedade generalizada. O bromazepam pode ser usado no início, porém seu uso prolongado é contraindicado. O Amitryl* (amitriptilina), apesar de poder ajudar, certamente, hoje em dia, não é primeira opção. Assim, a não ser que já tenha feito, sem sucesso, tratamentos de primeira linha, se seu diagnóstico é depressão e transtorno de ansiedade generalizada, possivelmente o tratamento deve ser revisto. Mas, mesmo em tratamentos academicamente corretos, é comum que as pessoas ainda tenham sintomas, após apenas sete dias de uso. Em relação ao "coração acelerado", muitas vezes as pessoas têm esta queixa e o coração não está realmente acelerado, apenas elas sentem palpitações no peito e as interpretam como aceleração. Isto poderia ser sintoma de ansiedade, mas pode ter muitas outras causas. Em alguns casos, por mecanismos diretos e indiretos, a amitriptilina pode causar uma aceleração dos batimentos cardíacos. Um dos mecanismos indiretos de aumento da frequência cardíaca é que a amitriptilina pode causar hipotensão postural - ou seja, quando a pessoa sai da posição deitada ou sentada para a de pé, a pressão arterial cai e o coração reage aumentando a frequência das contrações. À distância, só com base em suas informações, entretanto, não há como saber a causa do que sente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A classe de medicamento da amitriptilina pode causar alterações cardíacas (aumentar frequencia, alterar condução..) porém costuma acontecer com doses mais altas. O que me parece, seu tratamento pode não ser o ideal para as queixas que traz neste momento, fica difícil entender o que é sintoma ou efeito colateral sem melhor conhecer seu caso.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.