Tenho ansiedade e tomo 75mg de Zoloft há 1 ano. Quero engravidar novamente mas sem tomar remédio. Li

2 respostas
Tenho ansiedade e tomo 75mg de Zoloft há 1 ano. Quero engravidar novamente mas sem tomar remédio. Li que pode ter influência com bebê com autismo. Isso procede? Minha médica me aconselhou a tentar engravidar e assim que eu conseguir parar de tomar o medicamento. Isso procede?
Não há comprovação de que o Zoloft* (sertralina) esteja relacionada a uma maior incidência de autismo na criança. Entretanto, há outros efeitos negativos que, potencialmente, o uso deste tipo de medicação pode ter, sobretudo no primeiro trimestre (malformações) e no último (sedação, irritabilidade, alterações respiratórias). Assim, sua médica está correta em dizer que engravidar sem o remédio é mais seguro, de modo geral. Há algumas outras medicações que podem ter um perfil de segurança mais favorável, para uso durante a gravidez. Mas, por enquanto, realmente a recomendação é, sempre que possível, não usar. Entretanto, há casos em que o psiquiatra pode achar que a pessoa não pode parar o tratamento e, nestes casos, a decisão é entre engravidar tomando a medicação ou não engravidar (até porque, há transtornos cuja probabilidade é maior em descendentes de portadores e a pessoa pode optar por não querer aumentar estes riscos em seus filhos). Quando se opta por engravidar em uso de medicação, deve-se decidir isto junto com seus médicos ter acompanhamento obstétrico, psiquiátrico e neonatológico (com pediatra, após o nascimento) contínuo. É uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado, pois tem implicações sérias tanto para a paciente quanto para sua descendência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Zoloft não causa malformações, abortos, autismo, nem qualquer outra condição neuropsiquiátrica no bebê. É o medicamento mais seguro para uso da gravidez e amamentação. A possibilidade de suspender o tratamento antes da gravidez depende da sua estabilidade clínica e de há quanto tempo você está estável. Se acontecer piora do quadro, o medicamento provavelmente será reintroduzido e você poderá usá-lo durante toda a gravidez sem problema algum. Por outro lado, é importante esclarecer que 75% das mulheres que estavam em tratamento apresentam recaídas quando o tratamento é abruptamente suspenso na gravidez. Muitas recomendações de suspensão se baseiam nos medos das mulheres e inseguranças de profissionais sem experiência clínico no manejo de gestantes em tratamento psiquiátrico. Suas dúvidas precisam ser amplamente esclarecidas e sem alarmismos. Um psiquiatra com foco em perinatalidade poderá te orientar em todos os detalhes. Me coloco à disposição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Zoloft
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.